fbpx
Skip to content
Gestão Financeira Quem somos Blog Login Cadastre-se
CATEGORIAS
Alimentação (4) Antecipação (24) Atendimento (26) Atendimento ao cliente (4) Bares e restaurantes (4) Black Friday (5) Cartão de Crédito (4) Comércio (6) Contabilidade (3) Controle de estoque (5) Controle de vendas (5) Controle financeiro (10) Crise (3) Datas Comemorativas (5) Delivery (9) Divulgação (18) e-commerce (4) empreendedorismo (6) Empréstimo (4) Fidelização (9) Finanças (3) Fluxo de caixa (11) Gestão (5) Gestão Financeira (35) Impostos (3) Maquininha de cartão (4) Maquininhas de cartão (9) Marketing (3) Marketplace (4) mei (6) Meios de pagamento (22) Micro Empreendedor (4) Negócios (3) Open Banking (6) Parceria (3) PIX (9) Planejamento (10) Promoção (12) Redes Sociais (5) Redução de custos (6) Registradoras (4) Ticket médio (4) Vendas (81) Vendas online (6) WhatsApp (3)

Conheça a jornada de compra do seu cliente e melhore o processo das suas vendas

TAGS: Bares e restaurantes, Clientes, Gestão Financeira, Vendas

Saber como o cliente chega até o seu produto ou serviço é fundamental para melhorar esse processo e aumentar as suas vendas. E sabendo que, atualmente os consumidores são mais bem informados e exigentes com as suas compras, é importante entender como funciona essa jornada e as suas etapas até o momento de decisão.

Aprenda o que é a jornada de compra e use isso a seu favor.

 

O que é a jornada de compra?

Jornada de compra é a trajetória que o consumidor passa até chegar em você e efetuar a aquisição do que o seu negócio oferece. Antes de mergulhar nas próximas etapas, tenha paciência e saiba qual é o seu público. Isso vai ajudar a identificar cada estágio e a elaborar ações de venda de acordo com cada persona. 

1 – Descoberta 

Nessa primeira fase o cliente não te conhece e não percebeu que tem um problema que você pode resolver. Aqui é preciso chamar a atenção e despertar o interesse dele de forma não invasiva.

Use as suas redes sociais para divulgar fotos e conteúdos relacionados ao que você faz, não “jogue” o seu produto ou serviço como solução para algo que ele não sabe o que é. Desperte o interesse do consumidor. Por exemplo, para um restaurante local, mostrar os pratos do cardápio é uma forma interessante de estimular a fome e a vontade de quem está do outro lado da tela do computador ou celular.

2 – Reconhecimento do problema

Após a etapa da descoberta, temos o momento em que o cliente reconhece que tem um problema. Seguindo o modelo do restaurante, seria o momento em que ele percebe que ficou com vontade de comer o prato que viu em seu perfil, vamos considerar uma feijoada para seguir o exemplo.

Nesse momento ele poderá tomar duas atitudes: comprar a feijoada no seu restaurante ou pesquisar outras opções. Por isso, aqui é importante responder eventuais dúvidas que o seu futuro cliente poderá ter. Demonstrar atenção ajudará muito no poder de decisão.

3 – Consideração

A descoberta foi feita, o problema já foi encontrado e as pesquisas iniciaram com o objetivo de solucionar isso. Nesse momento será feita uma análise e comparação das opções disponíveis, no caso do exemplo que estamos usando, o cliente pesquisará sobre feijoada em outros restaurantes, quais são os ingredientes, preço do prato, frete etc.

Você servirá de guia nesse caminho, mostrando porque a sua opção é melhor que a dos seus concorrentes. Esse é um dos momentos mais importantes de todo o processo, por isso, tenha na ponta da língua os detalhes e preços do seu produto. Essa atitude traz confiança para o seu cliente.

Utilizar um senso de urgência também é interessante, pois reduz o tempo de pesquisa que o cliente terá. Ofereça descontos e promoções na primeira compra e fale que é por tempo limitado, por exemplo. 

4 – Decisão de compra e pós-venda

Enfim, o momento mais aguardado. O seu cliente analisou e tomou a decisão. Agora transmita segurança e mostre disponibilidade para resolver futuros problemas e vontades que ele poderá ter. E faça um pós-venda eficiente, pensando no exemplo do restaurante, após a compra da feijoada, encaminhe outros pratos do cardápio durante a semana, sempre colocando preços e a composição.

Essa aproximação com o cliente será o próximo passo para torná-lo fidelizado.

 

O Raio-X pode te ajudar nisso! Com a plataforma você consegue entender o perfil de compra dos seus clientes e saber em qual estágio da jornada ele está. Filtre os dias e horários para descobrir como é o movimento do seu negócio e use isso a seu favor. Acesse o site ou baixe agora na Google Play ou Apple Store. 

Artigo escrito por Itália Merenna

Publicado em 29/04/2021

Artigos relacionados


Gestão de entregas: melhore o delivery do seu restaurante

A gestão de delivery se tornou essencial para qualquer negócio no ramo alimentício. O serviço vai muito além da entrega da comida

Continue lendo

Tags: Alimentação (4) Antecipação (24) Atendimento (26) Atendimento ao cliente (4) Bares e restaurantes (4) Black Friday (5) Cartão de Crédito (4) Comércio (6) Contabilidade (3) Controle de estoque (5) Controle de vendas (5) Controle financeiro (10) Crise (3) Datas Comemorativas (5) Delivery (9) Divulgação (18) e-commerce (4) empreendedorismo (6) Empréstimo (4) Fidelização (9) Finanças (3) Fluxo de caixa (11) Gestão (5) Gestão Financeira (35) Impostos (3) Maquininha de cartão (4) Maquininhas de cartão (9) Marketing (3) Marketplace (4) mei (6) Meios de pagamento (22) Micro Empreendedor (4) Negócios (3) Open Banking (6) Parceria (3) PIX (9) Planejamento (10) Promoção (12) Redes Sociais (5) Redução de custos (6) Registradoras (4) Ticket médio (4) Vendas (81) Vendas online (6) WhatsApp (3)

6 dicas! Como reduzir os custos em restaurantes e bares sem perder a qualidade?

Reduzir custos mantendo a qualidade dos produtos e serviços é uma preocupação constante de lojistas e gestores de bares e restaurantes. De

Continue lendo

Tags: Alimentação (4) Antecipação (24) Atendimento (26) Atendimento ao cliente (4) Bares e restaurantes (4) Black Friday (5) Cartão de Crédito (4) Comércio (6) Contabilidade (3) Controle de estoque (5) Controle de vendas (5) Controle financeiro (10) Crise (3) Datas Comemorativas (5) Delivery (9) Divulgação (18) e-commerce (4) empreendedorismo (6) Empréstimo (4) Fidelização (9) Finanças (3) Fluxo de caixa (11) Gestão (5) Gestão Financeira (35) Impostos (3) Maquininha de cartão (4) Maquininhas de cartão (9) Marketing (3) Marketplace (4) mei (6) Meios de pagamento (22) Micro Empreendedor (4) Negócios (3) Open Banking (6) Parceria (3) PIX (9) Planejamento (10) Promoção (12) Redes Sociais (5) Redução de custos (6) Registradoras (4) Ticket médio (4) Vendas (81) Vendas online (6) WhatsApp (3)

Bares e restaurantes: Como precificar de forma eficiente?

Desde o início de 2022, acompanhamos a alta da inflação que gerou o aumento de muitos produtos básicos e também dos combustíveis. Essa

Continue lendo

Tags: Alimentação (4) Antecipação (24) Atendimento (26) Atendimento ao cliente (4) Bares e restaurantes (4) Black Friday (5) Cartão de Crédito (4) Comércio (6) Contabilidade (3) Controle de estoque (5) Controle de vendas (5) Controle financeiro (10) Crise (3) Datas Comemorativas (5) Delivery (9) Divulgação (18) e-commerce (4) empreendedorismo (6) Empréstimo (4) Fidelização (9) Finanças (3) Fluxo de caixa (11) Gestão (5) Gestão Financeira (35) Impostos (3) Maquininha de cartão (4) Maquininhas de cartão (9) Marketing (3) Marketplace (4) mei (6) Meios de pagamento (22) Micro Empreendedor (4) Negócios (3) Open Banking (6) Parceria (3) PIX (9) Planejamento (10) Promoção (12) Redes Sociais (5) Redução de custos (6) Registradoras (4) Ticket médio (4) Vendas (81) Vendas online (6) WhatsApp (3)

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O controle

da sua

nas


empresa

suas mãos

Raio-X

Raio-X

  • Início
  • Gestão Financeira
  • Quem somos
  • Blog

Av. Dra. Ruth Cardoso 7221 - 7º andar
Pinheiros - São Paulo/SP
CEP 05425-902 Brasil

Precisa entrar em contato com a gente?
Mande um e-mail para contato@raiox.com.br

Política de Cookies e Privacidade
Portal de Privacidade

raiox.com.br pertence a STNE PARTICIPACOES S.A., inscrita no CNPJ: 35.767.420/0001-82, com sede na Av. Dra. Ruth Cardoso 7221 - 7º andar - Pinheiros - São Paulo/SP - CEP 05425-902 Brasil.
Cielo, Stone, Getnet, Rede, Safrapay, Pagseguro, Alelo, Ticket, Sodexo, VC, Coopercard, Bin, Sicredi, Sipag, Banrisul, Senff, Google Play, App Store e todas as outras marcas comerciais e marcas comerciais registradas são de propriedade de seus respectivos proprietários.

Aviso de Cookies e Privacidade
Este site utiliza cookies para personalizar sua experiência. Ao continuar navegando neste site, você está de acordo com o uso de cookies.
Acesse nosso Aviso de Privacidade e Cookies