Uma empresa é formada por diferentes setores que possuem funções bem definidas. Esses departamentos resultam em custos relacionados às atividades do cotidiano que precisam ser bem conhecidos no negócio.
Nesse contexto, entender o que é centro de custo ajuda a reconhecer com mais eficiência as despesas da empresa. Inclusive, ele pode ser adotado em todos os negócios, independentemente do tamanho ou do segmento de atuação.
Para isso, é preciso conhecer quais são os tipos existentes e o que você deve fazer para implementá-lo na gestão de sua loja.
O que é centro de custo?
O centro de custo é um método de gestão que separa a empresa em projetos e setores — cada um deles com orçamento próprio. Entretanto, há outras maneiras de fazer essa divisão, como entre matriz e filiais.
Desse modo, agrupam-se as receitas e despesas conforme o departamento a que elas pertencem. Fazer o controle financeiro usando esse método permite realizar análises pontuais e conhecer com mais profundidade as diferentes áreas do negócio e o quanto elas representam nos custos totais da empresa.
Tipos de centro de custo
Agora que você já sabe o que é um centro de custo, tenha em mente que ele pode ser de dois tipos — produtivo (ou direto) e não produtivo (indireto). O primeiro costuma ser utilizado nos departamentos que geram ganhos de forma mais direta para a empresa.
Portanto, trata-se de áreas que interferem diretamente na sua margem de lucro. Um bom exemplo são os setores de vendas e marketing, por elas impactarem a entrada de recursos no negócio.
Já o centro de custo não produtivo, também conhecido como administrativo, não tem influência direta na geração de lucros. Nesse caso, há como usá-lo para os departamentos administrativo e financeiro.
Vale ressaltar que, ao adotar o centro de custo, muitos negócios percebem que os resultados de áreas administrativas costumam ser negativos. Entenda que a situação é comum e nem sempre deve ser preocupante, já que eles tendem a não trazer receita para a empresa — apesar de contar com profissionais essenciais para o alcance dos seus objetivos.
Quais são os centros de custo mais comuns nas empresas?
Para que você tenha uma visão mais clara sobre o método de gestão financeira por centro de custo, veja alguns exemplos de seu uso:
- recursos humanos: o centro de custo no RH tem a função de gerenciar e otimizar despesas geradas por folha de pagamento, recrutamento, benefícios, entre outros itens;
- marketing: o setor é responsável pelas despesas relacionadas às campanhas publicitárias e ações para a promoção da marca;
- vendas: o departamento possui despesas inerentes a ele, como comissões, despesas com os vendedores etc.;
- produção: a área gera custos com mão de obra, manutenção de maquinário, materiais, entre outros.
Esses e outros departamentos podem ser analisados separadamente, já que, com a medida, você tem uma visão mais detalhada sobre as respectivas despesas. Como resultado, se um deles estiver ultrapassando o orçamento, por exemplo, a empresa consegue identificar o motivo com mais facilidade e fazer os ajustes necessários.
Quais são os benefícios do centro de custo?
O principal benefício da aplicação da gestão por centro de custo na empresa é a possibilidade de redução de despesas de forma estratégica. Afinal, a divisão das receitas e gastos entre os setores ajuda a entender de que maneira o dinheiro está sendo usado.
Com a medida, você determinará se a gestão financeira atual é, de fato, eficaz ou se ela precisa ser reestruturada. Caso o gerenciamento não seja satisfatório, existe a possibilidade de implementar mudanças — como reduzir as despesas ou fazer investimentos mais direcionados e pontuais nos setores.
Outra alteração viável é a otimização do processo produtivo, devido ao modo como as receitas e despesas são listadas a partir do centro de custo. A razão é que, se você faz uma lista dos custos e ganhos do seu negócio, fica mais fácil entender quais são as particularidades dos setores ou projetos.
Então o método permite fazer uma melhor distribuição dos recursos entre os setores. Ao otimizar a gestão financeira, é possível encontrar oportunidades para investir na empresa, podendo ser na sua expansão, no marketing, em treinamentos etc.
Como montar um centro de custo?
Como você viu, montar um centro de custo proporciona diversas vantagens, trazendo mais clareza sobre o modo como cada um dos setores pode impactar as finanças da empresa. O passo seguinte é saber como implementar a ferramenta no seu negócio.
Entenda a estrutura organizacional da empresa
O primeiro passo para montar o centro de custo é compreender como é a estrutura organizacional da sua empresa. Ter esse entendimento ajuda a identificar quais são os departamentos existentes com chance de serem transformados em centros de custo.
Considere as áreas de maior gasto
Sabendo quais são as áreas que formam a estrutura organizacional, você consegue identificar quais delas geram mais gastos. Elas são as primeiras candidatas a se tornarem centros de custos significativos.
Pense em projetos específicos
Para o caso das empresas que estão envolvidas em projetos específicos, cada um deles pode ser categorizado como um centro de custo. Afinal, os projetos também precisam de uma análise detalhada em relação às suas despesas.
Considere os objetivos do negócio
Todos os centros de custo devem estar alinhados aos objetivos estratégicos do negócio. Assim, certifique-se de compreender de que maneira cada um deles contribui para alcançar as metas da empresa.
Avalie a contabilidade
A estrutura contábil do negócio precisa ser considerada durante o processo de implementação do centro de custo. Com a questão em mente, elabore um plano de contas para que a estratégia possa estar alinhada às boas práticas estabelecidas pela contabilidade da empresa.
Neste conteúdo, você entendeu que cada setor de uma empresa gera gastos e eventuais retornos relacionados. Dividi-los seguindo a abordagem de centro de custo pode trazer mudanças positivas no modo como o capital corporativo é usado e otimizar as diferentes áreas do negócio.
Você gostou deste post e quer aprender mais? Confira como fazer um controle financeiro empresarial com eficiência e melhore a gestão da sua empresa!
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