fbpx

Você sabia que uma das principais mudanças para a Páscoa de 2021 é o planejamento do consumidor para a compra de chocolates, incluindo ovos de Páscoa? Um estudo mostrou que, antes da pandemia do coronavírus, as pessoas compravam chocolate nessa época do ano por 2 motivos: para presentear ou por impulso. 

Em 2021, a tendência é que as empresas vendam mais chocolate pela internet e que as pessoas comprem menos ovos de Páscoa. Agora você vai entender o motivo de tudo isso e o que você pode fazer para aumentar as vendas do seu negócio. 

 

Por que a Páscoa de 2021 vai ser diferente?

No ano de 2020, as famílias que tiveram acesso ao auxílio emergencial consumiram 8% mais chocolate do que os lares que não receberam esse suporte financeiro. Por causa disso, 77% das vendas pela internet na semana do feriado de Páscoa foi na categoria de ovos de Páscoa.

Se no ano passado o consumo desse produto era comum em todo tipo de casa, em 2021 os ovos de Páscoa continuarão sendo muito consumidos nas famílias com crianças, porém, esse número vai ser muito menor em lares sem crianças. 

Essa é a previsão porque a renda do brasileiro diminuiu durante a pandemia e, por isso, produtos e marcas mais baratos foram os mais comprados. 

Para você ter ideia, 68% dos entrevistados de uma pesquisa não vão comprar ovo de Páscoa por causa do preço. Por outro lado, 79% deles têm a intenção de comprar chocolate nessa data. Ou seja, a maior parte dos brasileiros vai adquirir esse tipo de doce, mesmo que não no formato de ovo dessa época. 

Os principais motivos que mais fazem os consumidores comprarem ovos de Páscoa são:

Como aumentar as vendas na Páscoa de 2021?

 

1 – Conheça o seu cliente

Com base nas informações que mostramos no começo, você pode ter conseguido entender como os hábitos dos consumidores mudaram de um ano para cá. O primeiro passo para vender mais é esse: conhecer o seu cliente. 

Raio-X vem ajudando a padaria Flor de Mogi a entender em quais dias e horários o estabelecimento tem mais movimento. No vídeo abaixo, você pode ver como a Camila usa o aplicativo para ajudar na parte comercial e de marketing do negócio, sendo a única ferramenta utilizada para a gestão financeira.  

Além disso, o Raio-X ajudou Camila a alterar a escala de trabalho dos funcionários, otimizando ainda mais o atendimento. Confira o depoimento completo da Camila Molina da Padaria Flor de Mogi:

 

Entrevista Camila Molina sobre o Raio-X

 

2 – Faça promoções exclusivas 

Depois de entender em quais dias e horários seu cliente mais compra na sua loja, selecione quais produtos vão entrar nas promoções e quando elas devem acabar.  

Faça enquetes nas redes sociais para entender quais tipos de produtos seus clientes vão querer comprar mais esse ano. 

Sabendo quais produtos têm mais saída ou não, será fácil entender como negociar preços e prazos de pagamentos com seus fornecedores sem prejudicar seu fluxo de caixa. 

Como as compras pela internet estão crescendofaça uma oferta com frete grátis se o cliente comprar um valor mínimo de R$ 250, por exemplo. Esse valor precisa ser feito com base no seu lucro e não pode afetar o estoque da empresa. Por isso, tenha muita atenção. 

Ofereça “combos-família” para os clientes que têm crianças em casa. Lembre-se de que esse ele com certeza vão comprar produtos típicos da época, principalmente ovos de Páscoa. Uma promoção mais focada chama a atenção das pessoas certas de forma mais rápida e eficaz.  

Ofereça também cupons para alguma data específica. É muito comum que alguns produtos fiquem parados no estoque. Por isso, depois que seu cliente fizer uma compra, diga a ele para aguardar até uma certa data que você determinarPrecisa ser aquele dia que costuma ter menos vendas no seu negócio. Se tiver dúvidas sobre o dia com menos movimento, baixe agora o Raio-X e descubra! 

 

3 – Aposte nos produtos caseiros

Os produtos caseiros vão ser a principal escolha de 33% dos consumidores porque são personalizáveis e com preços mais acessíveis. No ano passado, 600 mil novas famílias compraram ovos caseiros. 

Como o consumidor pode deixar de comprar ovos de Páscoa esse ano, os produtos caseiros podem ganhar espaço em suas vendas. 

Lembra da dica para fazer enquetes em suas redes sociais sobre o que o cliente vai querer comprar do seu negócio? Então, aproveite e pergunte também sobre as opções caseiras. 

Coloque opções nas enquetes sobre ovos de colher recheados, pães de mel, bombons, cones trufados, bolo de pote especial de Páscoa, trufas com recheios de receitas especiais etc. 

Além do custo-benefício, as pessoas preferem esse tipo de produto para ajudar micro e pequenolojistas. 

Então, aproveite essa tendência de compra e divulgue seus produtos artesanais caseiros, pois tem muita gente com água na boca e vontade de ajudar o comércio local. 

 

DICA BÔNUS: Monte kits personalizados

Lembra dos “combo-família” focados nas pessoas que podem gastar um pouco mais nos produtos da Páscoa? Então, lembre-se que outros  clientes também vão comprar chocolate com um orçamento muito mais curto 

Crie kits com vários sabores de barras de chocolate pensando naquele consumidor que quer variar um pouco o consumo do doce, mas que não tem tanto dinheiro pra gastar. 

Quando o cliente fizer um pedido, pergunte se vai ser para presente e envie fotos de embalagens exclusivas que ele pode escolher. 

Ofereça brindes que vão fazer seu cliente lembrar do seu negócio durante todo o ano. Por exemplo, coloque junto com o pedido uma colher personalizada com o nome da sua marca para ele usar na hora de comer o ovo de colher. Crie um kit com brinquedos dentro de ovos de Páscoa para quem tem filhos, sobrinhos ou netos. Enfim, use a criatividade para se aproximar mais ainda do seu cliente.  

 

MAIS UMA DICA BÔNUS: Divulgue. Divulgue. Divulgue.

Grave a produção dos produtos caseiros, além do processo de embalagem e o momento da entrega do produto para seus clientes. Aproveite esses momentos e crie conteúdo para as redes sociais. 

Dessa forma, você mantém seu cliente informado sobre o que você vende. Além de mostrar o cuidado que tem tomado para entregar uma ótima experiência de compra respeitando as regras de higienização. 

Divulgue fotos nos stories e no feed das redes sociais e publique depoimentos de clientes.  

Aproveite a Páscoa para aumentar suas vendas! 

Conte com o Raio-X para ajudar com a saúde financeira do seu negócio na Páscoa e durante todo o ano!

 

Feliz Páscoa! 

Artigos relacionados


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O controle

do seu

nas


negócio

suas mãos