Com o objetivo de facilitar a vida de muitos lojistas brasileiros, o ano de 2021 trouxe diversas mudanças para o mercado de recebíveis. Tornando essa área mais transparente, competitiva e aberta para negociações mais saudáveis.
Uma das principais mudanças é a chegada das Registradoras, que promete tornar mais transparente e aberta a negociação de recebíveis para as pessoas que tem costume de antecipar com as instituições financeiras.
Outra mudança é o open banking, com o objetivo de transformar a sua relação com as instituições financeiras. Te dando mais liberdade para escolher onde deixar o seu dinheiro.
Tanto as Registradoras como o Open Banking são sistemas criados pelo Banco Central (BACEN). Saiba agora, de um jeito simples, o que são essas mudanças e como se beneficiar delas.
Registradoras
As Registradoras chegaram em junho de 2021 com a promessa de revolucionar a vida de quem tem o costume de antecipar os seus recebíveis.
O trabalho das Registradoras traz mais oportunidades de negociação para o lojista, dando a oportunidade de antecipar com outras instituições financeiras, independente da maquininha por onde você fez a venda. Sendo possível comparar e escolher as melhores taxas e prazos.
Resumidamente, as Registradoras funcionam como uma espécie de cartório, “marcando” os seus recebíveis conforme são antecipados. São empresas autorizadas pelo Banco Central (BACEN) que, com a sua autorização, recebem diariamente e disponibilizam as agendas de recebimentos futuros para as instituições financeiras que desejam negociar com você.
Para isso, você tem que autorizar que as instituições financeiras possam consultar a sua agenda de recebíveis na Registradora.
Com a chegada das Registradoras, o Banco Central acredita que o mercado ficará mais transparente, dinâmico e competitivo para os bancos e instituições financeiras.
Quer saber mais sobre as Registradoras? Clique aqui
Open Banking
O Open Banking é um sistema financeiro que ajuda a compartilhar informações bancárias de clientes e lojistas para as instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central. Aqui, diferente das Registradoras, é o consumidor que tem controle dos dados que fornecerá para as empresas que desejar, sem precisar de sites de bancos ou aplicativos. É uma forma de trazer mais flexibilidade e transparência na vida financeira de todos.
Esse modelo traz maior autonomia e liberdade do consumidor com os seus dados financeiros, além da segurança da instituição sobre as informações que você compartilha. Outra vantagem é a transparência no acesso a ofertas personalizadas, de acordo com o que você precisa.
A execução do Open Banking ocorrerá em 4 fases:
1ª fase (01/02/21): Concluída ✔️ Aqui as informações sobre os canais de atendimento, produtos e serviços das instituições financeiras são compartilhadas entre si, ainda sem o envolvimento dos clientes.
2ª fase (15/07/21): Concluída ✔️ Os clientes podem começar a permitir que as suas informações (cadastro, conta bancária e crédito) sejam compartilhadas com as instituições financeiras.
3ª fase (30/08/21): Concluída ✔️ Aqui já será possível compartilhar serviços de transações e propostas de crédito.
4ª fase (15/12/21): Concluída ✔️ Nessa última parte, será possível compartilhar informações sobre investimentos, seguros, contas-salário entre outros serviços.
Quer saber mais sobre o que é o Open Banking, então clique aqui.
A missão do Raio-X é tornar mais simples a compreensão de termos do mercado financeiro e também a sua rotina de negócios, fazendo com que você tenha informações suficientes para lidar de igual para igual com as empresas que contratou. Acompanhe o nosso Instagram e Facebook para receber mais dicas.
E que tal otimizar o seu tempo de trabalho? Pare de contar filipetas e preencher planilhas, cadastre seus meios de pagamento no Raio-X. Acompanhe detalhes das suas vendas em cartão e descubra se não estão te cobrando indevidamente por esse serviço. Tudo isso e muito mais de graça. Acesse o Raio-X no link https://raiox.com.br/ ou baixe pela Google Play ou App Store.