Ficar por dentro das principais datas comemorativas pode ajudar o seu negócio a vender mais e são oportunidades de ter um volume alto de vendas durante o ano, sem prejudicar o fluxo de caixa.
Antes de colocar as ações em prática é importante conhecer o seu público e pensar em promoções exclusivas. Confira a seleção de datas comemorativas que o Raio-X separou e organize o seu ano para realizar campanhas de divulgação de acordo com cada período.
17 de Abril – Páscoa: Data importante para quem trabalha no setor alimentício, mas que pode ser aproveitada por outros setores fazendo cestas de produtos possuindo chocolates, pães e vinhos. Crie kits personalizados e aumente as suas vendas.
28 de Abril – Dia do Frete Grátis: Faça os cálculos das condições necessárias para oferecer frete grátis sem prejudicar o seu caixa. Divulgar “Vendas acima de X valor, entrega grátis” é uma ótima pedida para aumentar o volume de vendas.
8 de Maio – Dia das Mães: Que tal criar cestas com produtos selecionados para o seu cliente presentear a mãe ou a avó? Em conjunto, ofereça cartões personalizados possuindo mensagens carinhosas.
12 de Junho – Dia dos Namorados: Essa data costuma ser aguardada e bem movimentada pelos casais apaixonados. É o momento ideal para oferecer promoções “Leve 2 e Pague 1”, decorar a sua loja e divulgar fotos de produtos utilizando filtros com a temática do Dia dos Namorados.
30 de Julho – Dia do amigo: Aproveite a data para oferecer descontos para os clientes que indicarem a sua loja para amigos e familiares.
14 de Agosto – Dia dos Pais: Aqui você pode utilizar a mesma estratégia do Dia das Mães. Monte kits com vinhos, cervejas, petiscos para os seus clientes presentear os pais e avôs.
15 de Setembro – Dia do Cliente: Fortaleça a relação com os seus clientes mais fiéis e faça ações para atrair novos. Que tal oferecer descontos exclusivos para as pessoas que visitarem o seu negócio mais de uma vez nessa semana do Dia do Ciente? Ou um cartão em que, quando completar 10 compras, ele tem direito de escolher um brinde?
25 de Novembro – Black Friday: A Black Friday é mais popular entre os comércios maiores e em outros países, mas você pode aproveitar a data para liberar o estoque com aqueles produtos que estão parados a um tempo oferecendo descontos progressivos e convencendo o seu cliente a adiantar os presentes de Natal.
25 de Dezembro – Natal: Esse é o período que o cliente aproveita o 13º salário para comprar presentes para toda família e a divulgação precisa acontecer com antecedência. Prepare o seu negócio dois meses antes para divulgar, receber e atender essas pessoas. Também é um ótimo momento para conseguir novos clientes fiéis.
Datas para se aproveitar de acordo com cada área
Agora, as empresas que trabalham em uma área específica podem pesquisar e aproveitar outras datas comemorativas. Por exemplo, um sebo de livros pode realizar uma promoção de venda “Leve 2 e Pague 1” no Dia Mundial do Livro (23 de Abril). Ou uma pizzaria dar descontos no Dia Mundial da Pizza (10 de Julho).
A mesma estratégia pode funcionar no período da Páscoa e Dia das Crianças (12 de Outubro) para docerias e outros negócios especializados na produção de chocolates e bolos em geral.
Pesquise e aproveite essas datas para gerar mais lucro para o seu negócio.
Acompanhe as vendas dessas datas e compare o desempenho de acordo com os dias e horários que desejar. Descubra o melhor horário para vender e quando o seu movimento é menor para organizar uma folga. Veja todas essas informações no Raio-X.
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