Entre as diversas funcionalidades do WhatsApp Business, o cardápio digital é uma das mais relevantes para empresas do setor de alimentação. Com o recurso, é possível adicionar fotos e descrições dos itens à venda, permitindo que os clientes vejam as opções e façam seu pedido online. Um dos motivos para usar esse canal profissionalmente é a preferência do público. Segundo uma pesquisa divulgada em 2023, o WhatsApp é a escolha de 8 em cada 10 pessoas como método de comunicação com as marcas na internet. Por isso, vale a pena saber como aproveitar essa ferramenta.
Como funciona o cardápio no WhatsApp?
Ao utilizar o WhatsApp Business, você pode criar um cardápio digital para exibir e compartilhar seus produtos e serviços com os clientes. O “menu” será apresentado no perfil comercial da sua empresa, facilitando o acesso às informações que o negócio deseja transmitir. Vale ressaltar que você não encontrará a opção de “cardápio” propriamente no aplicativo. Na realidade, trata-se da funcionalidade “catálogo”, que permite a adição de itens do seu restaurante, lanchonete ou outra opção da área de alimentação. No catálogo, você pode adicionar campos como:
- nome do item;
- imagens (até 10)
- preço;
- descrição;
- link e
- código do item.
Apenas o nome e a imagem são de preenchimento obrigatório. A inserção do preço é recomendada pelo WhatsApp, enquanto as demais informações são opcionais para o cadastro do prato no cardápio digital. E o melhor é que você pode incluir até 500 produtos!
Quais os benefícios do catálogo do WhatsApp para o setor de alimentação?
Depois de entender como funciona o cardápio digital no app, é interessante conhecer as vantagens de criar e manter ele no WhatsApp. No segmento de alimentação, a ferramenta pode ser ainda mais relevante.
Facilidade de atendimento
A funcionalidade possibilita que clientes visualizem, de modo fácil e rápido, os pratos e itens disponíveis em sua empresa. Assim, o atendimento é agilizado para a equipe e para o comprador, que terá acesso imediato ao cardápio.
Aumento do alcance das ofertas do negócio
Compartilhar seu catálogo em diferentes canais é uma estratégia eficaz para promover os itens. Então mais pessoas têm a chance de descobrir seus pratos, lanches ou bebidas, o que pode elevar as vendas.
Mais exposição e visibilidade
Como você viu, é possível exibir seus produtos de forma fácil e acessível com o recurso do WhatsApp Business. Como resultado, a ferramenta permite aumentar a exposição do negócio, atraindo mais clientes em potencial.
Interação direta com os clientes
Com o cardápio do WhatsApp Business, as pessoas podem explorar os produtos, verificar descrições, preços e até mesmo compartilhar itens com a rede de contatos. Então esse recurso do aplicativo colabora para as empresas do ramo alimentício, facilitando a comunicação e potencializando os resultados das vendas na internet.
Como fazer o seu cardápio para WhatsApp? Passo a Passo
Agora que você viu os benefícios da funcionalidade do aplicativo, é hora de saber como criar o seu.
Acesse as ferramentas comerciais do app
Abra o WhatsApp Business e, no canto superior direito do aplicativo, toque nos três pontinhos. Algumas opções aparecerão e você deverá localizar a alternativa “Ferramentas comerciais”, tocando nela.
Inicie a criação do cardápio
Na nova tela, toque em “Catálogo” e, em seguida, em “Adicionar item”. Agora, você deve inserir as informações sobre o prato, bebida ou outra opção que queira incluir. Lembre-se de que o nome e as imagens são obrigatórios.
Finalize as configurações e divulgue
Depois que todos os dados forem preenchidos, toque em salvar. O item será integrado ao catálogo. Entretanto, ele pode ser analisado pelo WhatsApp e ficar visível para os clientes somente após a aprovação. Caso haja reprovação do produto, é possível contestar a decisão clicando no produto recusado. Então você deve solicitar outra análise e informar o motivo. Outra possibilidade é identificar as causas da recusa de liberação pelo WhatsApp e fazer um novo cadastro, corrigindo os problemas
Dicas para ter sucesso com o cardápio digital para WhatsApp
Você já tem os principais conhecimentos necessários para construir o catálogo no aplicativo de mensagens. A seguir, confira sugestões práticas para que o recurso possa ajudar mais o seu negócio!
Organize e atualize regularmente seu cardápio
Para tornar a navegação mais intuitiva, agrupe os itens por categorias, como entradas, pratos principais e sobremesas. Além disso, mantenha seu cardápio sempre atualizado, adicionando e removendo as opções indisponíveis.
Utilize fotos atrativas
A inclusão de imagens de qualidade é uma maneira eficaz de estimular o desejo de compra dos clientes, despertando os diferentes sentidos. Certifique-se de que as fotografias estejam bem iluminadas e com uma apresentação atraente dos pratos.
Inclua descrições detalhadas
Nas descrições, é fundamental apresentar os itens de modo detalhado, destacando os ingredientes, sabores e características especiais de preparo. Também é essencial adotar uma linguagem que chame a atenção e promova o interesse dos clientes. A ideia é enxergar esse campo como oportunidade de convencer e até de tirar dúvidas.
Responda rapidamente às perguntas e pedidos
Durante o horário de operação, tenha pessoas disponíveis para atender os clientes de forma ágil. A rapidez nas respostas demonstra comprometimento com o serviço e ajuda a estabelecer uma relação de confiança — o que pode garantir mais pedidos realizados.
Promova seu cardápio nas redes sociais
Aproveite as mídias, grupos de interesse e sua própria lista para mostrar o seu cardápio para mais consumidores. Para tanto, a dica é compartilhar o link e convidar as pessoas a conhecerem seu catálogo no WhatsApp. Ao chegar até aqui, você conferiu que o cardápio digital no WhatsApp é um recurso importantíssimo para restaurantes, lanchonetes e outros negócios do setor de alimentação. Com ele, fica mais fácil divulgar os pratos, bebidas e outros itens à venda. Quer continuar aprendendo? Para receber mais dicas e facilitar o seu dia na empresa. Estamos no YouTube, Instagram e TikTok!