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Cardápio digital para WhatsApp: saiba como montar o seu!

TAGS: Bares, Restaurantes, Setor de alimentação, Vendas, WhatsApp Business

Entre as diversas funcionalidades do WhatsApp Business, o cardápio digital é uma das mais relevantes para empresas do setor de alimentação. Com o recurso, é possível adicionar fotos e descrições dos itens à venda, permitindo que os clientes vejam as opções e façam seu pedido online.  Um dos motivos para usar esse canal profissionalmente é a preferência do público. Segundo uma pesquisa divulgada em 2023, o WhatsApp é a escolha de 8 em cada 10 pessoas como método de comunicação com as marcas na internet. Por isso, vale a pena saber como aproveitar essa ferramenta.

Como funciona o cardápio no WhatsApp?

Ao utilizar o WhatsApp Business, você pode criar um cardápio digital para exibir e compartilhar seus produtos e serviços com os clientes. O “menu” será apresentado no perfil comercial da sua empresa, facilitando o acesso às informações que o negócio deseja transmitir.  Vale ressaltar que você não encontrará a opção de “cardápio” propriamente no aplicativo. Na realidade, trata-se da funcionalidade “catálogo”, que permite a adição de itens do seu restaurante, lanchonete ou outra opção da área de alimentação.   No catálogo, você pode adicionar campos como: 

  • nome do item; 
  • imagens (até 10) 
  • preço; 
  • descrição; 
  • link e 
  • código do item. 

Apenas o nome e a imagem são de preenchimento obrigatório. A inserção do preço é recomendada pelo WhatsApp, enquanto as demais informações são opcionais para o cadastro do prato no cardápio digital. E o melhor é que você pode incluir até 500 produtos!

Quais os benefícios do catálogo do WhatsApp para o setor de alimentação?

Depois de entender como funciona o cardápio digital no app, é interessante conhecer as vantagens de criar e manter ele no WhatsApp. No segmento de alimentação, a ferramenta pode ser ainda mais relevante. 

Facilidade de atendimento 

A funcionalidade possibilita que clientes visualizem, de modo fácil e rápido, os pratos e itens disponíveis em sua empresa. Assim, o atendimento é agilizado para a equipe e para o comprador, que terá acesso imediato ao cardápio. 

Aumento do alcance das ofertas do negócio 

Compartilhar seu catálogo em diferentes canais é uma estratégia eficaz para promover os itens. Então mais pessoas têm a chance de descobrir seus pratos, lanches ou bebidas, o que pode elevar as vendas. 

Mais exposição e visibilidade 

Como você viu, é possível exibir seus produtos de forma fácil e acessível com o recurso do WhatsApp Business. Como resultado, a ferramenta permite aumentar a exposição do negócio, atraindo mais clientes em potencial. 

Interação direta com os clientes 

Com o cardápio do WhatsApp Business, as pessoas podem explorar os produtos, verificar descrições, preços e até mesmo compartilhar itens com a rede de contatos.  Então esse recurso do aplicativo colabora para as empresas do ramo alimentício, facilitando a comunicação e potencializando os resultados das vendas na internet.

Como fazer o seu cardápio para WhatsApp? Passo a Passo

Agora que você viu os benefícios da funcionalidade do aplicativo, é hora de saber como criar o seu.  

Acesse as ferramentas comerciais do app 

Abra o WhatsApp Business e, no canto superior direito do aplicativo, toque nos três pontinhos. Algumas opções aparecerão e você deverá localizar a alternativa “Ferramentas comerciais”, tocando nela. 

Inicie a criação do cardápio 

Na nova tela, toque em “Catálogo” e, em seguida, em “Adicionar item”. Agora, você deve inserir as informações sobre o prato, bebida ou outra opção que queira incluir. Lembre-se de que o nome e as imagens são obrigatórios. 

Finalize as configurações e divulgue 

Depois que todos os dados forem preenchidos, toque em salvar. O item será integrado ao catálogo. Entretanto, ele pode ser analisado pelo WhatsApp e ficar visível para os clientes somente após a aprovação.  Caso haja reprovação do produto, é possível contestar a decisão clicando no produto recusado. Então você deve solicitar outra análise e informar o motivo.  Outra possibilidade é identificar as causas da recusa de liberação pelo WhatsApp e fazer um novo cadastro, corrigindo os problemas

Dicas para ter sucesso com o cardápio digital para WhatsApp

Você já tem os principais conhecimentos necessários para construir o catálogo no aplicativo de mensagens. A seguir, confira sugestões práticas para que o recurso possa ajudar mais o seu negócio! 

Organize e atualize regularmente seu cardápio 

Para tornar a navegação mais intuitiva, agrupe os itens por categorias, como entradas, pratos principais e sobremesas. Além disso, mantenha seu cardápio sempre atualizado, adicionando e removendo as opções indisponíveis. 

Utilize fotos atrativas 

A inclusão de imagens de qualidade é uma maneira eficaz de estimular o desejo de compra dos clientes, despertando os diferentes sentidos. Certifique-se de que as fotografias estejam bem iluminadas e com uma apresentação atraente dos pratos. 

Inclua descrições detalhadas 

Nas descrições, é fundamental apresentar os itens de modo detalhado, destacando os ingredientes, sabores e características especiais de preparo. Também é essencial adotar uma linguagem que chame a atenção e promova o interesse dos clientes. A ideia é enxergar esse campo como oportunidade de convencer e até de tirar dúvidas. 

Responda rapidamente às perguntas e pedidos 

Durante o horário de operação, tenha pessoas disponíveis para atender os clientes de forma ágil. A rapidez nas respostas demonstra comprometimento com o serviço e ajuda a estabelecer uma relação de confiança — o que pode garantir mais pedidos realizados. 

Promova seu cardápio nas redes sociais 

Aproveite as mídias, grupos de interesse e sua própria lista para mostrar o seu cardápio para mais consumidores. Para tanto, a dica é compartilhar o link e convidar as pessoas a conhecerem seu catálogo no WhatsApp.   Ao chegar até aqui, você conferiu que o cardápio digital no WhatsApp é um recurso importantíssimo para restaurantes, lanchonetes e outros negócios do setor de alimentação. Com ele, fica mais fácil divulgar os pratos, bebidas e outros itens à venda.   Quer continuar aprendendo? Para receber mais dicas e facilitar o seu dia na empresa. Estamos no YouTube, Instagram e TikTok!

Artigo escrito por Itália Merenna

Publicado em 13/07/2023

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