Saber como reduzir os custos do comércio é essencial para o sucesso de qualquer negócio. Afinal, quanto mais enxutos forem os gastos, maior pode ser a disponibilidade de recursos para investir em melhorias que permitam o crescimento da empresa.
Porém, nem sempre é fácil descobrir o que eliminar no orçamento para obter a economia desejada, sem afetar o nível de excelência do serviço ou produto. Por isso, é fundamental conhecer algumas maneiras de diminuir as despesas mantendo a qualidade oferecida ao público.
Neste artigo, você entenderá 5 dicas para reduzir os custos do seu comércio. Confira!
Quais são os custos para abrir e manter um comércio aberto?
Primeiro, é importante saber que todo comércio tem custos, seja para abrir as portas ou manter seu funcionamento. Porém, os valores dependem de diversos aspectos, como o tipo de comércio (varejo ou atacado).
Além disso, é preciso considerar a atividade econômica do seu comércio (eletrônico, alimentos, vestuário e outros serviços). Ainda, é essencial pensar no formato da loja (comércio físico ou online) e o porte do negócio para saber quanto custa abrir ou manter uma empresa.
Ao abrir um negócio para empreender no Brasil, você terá os seguintes custos iniciais:
Despesas fiscais
Essas são as taxas para abertura de empresa, que variam conforme cada estado. Elas correspondem a despesas na Junta Comercial, aquisição de certificado digital, obtenção de alvarás e licenças para funcionamento, Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF), Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais (DARE), entre outros.
Registro de marca
Para garantir o direito de uso de uma marca, é necessário efetuar o seu registro. Isso envolve uma taxa de consulta e outra de registro que podem ser consultadas diretamente no site do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Investimentos pré-operacionais
Outros custos a serem considerados para iniciar seu negócio são os investimentos pré-operacionais. Eles são os gastos para a montagem de uma empresa — como instalações, estoques, veículos, móveis, equipamentos, sistemas operacionais e computadores.
Capital social
O capital social é o valor que os sócios disponibilizam na abertura de uma empresa. Esse montante garante o funcionamento dela até gerar lucro o suficiente para se sustentar. Logo, ele é essencial para a sobrevivência de um negócio nos primeiros meses ou anos de existência.
Custos gerais para a operação
Além dos gastos iniciais, há os custos para manter uma empresa em funcionamento. A otimização dessas despesas é essencial para o sucesso do negócio. Ao reduzi-los, você terá capital disponível para se manter competitivo no mercado e investir no crescimento da sua loja.
Os custos para manter um comércio operando são:
Despesas fixas
Os custos fixos são aqueles que apresentam nenhuma ou pouca variação ao longo do tempo. Assim, caso o comércio tenha uma diminuição na produção ou nas vendas, eles não sofrem um impacto significativo. Esse é o caso do salário dos funcionários e aluguel de máquinas.
Despesas variáveis
Por outro lado, os custos variáveis oscilam conforme a quantidade de produtos fabricados ou vendidos. É o caso, por exemplo, de horas extras pagas aos trabalhadores, matéria-prima, comissão de vendas, logística e entrega.
Quais as 5 dicas para reduzir os custos do comércio?
Você viu que há diferentes tipos de custos empresariais e diminuí-los pode trazer diversos benefícios para o seu comércio. Por isso, as estratégias de contenção de gastos são essenciais para qualquer negócio.
Confira 5 dicas para ajudar a reduzir os custos na sua empresa!
1 – Reavalie o regime tributário
No Brasil, uma parte significativa do orçamento de uma empresa é direcionada para o pagamento de tributos. Porém, é possível reduzir a carga tributária sem precisar desrespeitar a lei. Para isso, é preciso escolher a modalidade de tributação adequada e fazer um planejamento tributário.
Outra maneira de evitar custos excessivos com impostos é o pagamento de tributos no dia correto. Dessa forma, é possível evitar multas e juros em decorrência do atraso na quitação do débito. Além disso, vale aproveitar créditos e benefícios fiscais que permitem reduzir os impostos de forma legal.
2 – Analise a folha de pagamento
Outro tipo de custo para manter um comércio é a folha de pagamento. Por essa razão, vale a pena buscar reduzir os gastos relacionados ao salário dos colaboradores. Para atingir esse objetivo, uma dica é fazer o controle das horas extras feitas pelos funcionários.
Assim, você pode determinar quando os trabalhadores precisam ir além do expediente, evitando horas extras desnecessárias. Desse modo, é possível reduzir os custos. Além disso, é interessante a criação de um banco de horas, que ajuda a diminuir esse tipo de gasto.
3 – Renegocie os contratos vigentes
Outra dica sobre como reduzir os custos na sua empresa é renegociar os contratos vigentes com fornecedores e instituições financeiras. Nesse sentido, tente obter taxas de juros mais favoráveis para diminuir os valores a serem pagos.
Além disso, você pode conseguir condições de pagamento mais vantajosas para o seu negócio, como descontos à vista. Também existe a possibilidade de alterar a data do vencimento das parcelas, por exemplo. Com isso, é possível melhorar o giro de capital da empresa, além de reduzir os custos.
4 – Reduza o “turnover”
O turnover, ou rotatividade de pessoal, representa custos para a empresa. Afinal, a contratação e a demissão de funcionários envolvem gastos que podem impactar significativamente o orçamento do seu comércio.
Por exemplo, há custos com seleção e treinamentos de novos colaboradores, além das despesas com rescisões contratuais. Logo, é essencial buscar as causas do turnover para evitar esse movimento e reter os talentos, diminuindo as despesas.
5 – Tenha um controle de estoque eficiente
Outro ponto importante para a redução dos custos do seu comércio é o gerenciamento eficiente do estoque. Essa prática pode eliminar o excesso de mercadorias estocadas, evitando perdas financeiras devido ao descarte de produtos danificados ou com prazo de validade vencido.
Comprar a quantidade ideal de insumos também ajuda a evitar gastos elevados de manutenção e armazenamento, permitindo que haja uma redução de custos no seu negócio. Por isso, é essencial fazer o controle de estoque adequado na empresa.
6 – Conte com um bom sistema de gestão
Implementar as dicas que você viu até aqui pode fazer grande diferença nos custos do seu empreendimento no final de cada mês. Contudo, elas não serão suficientes se você não contar com um sistema de gestão eficiente para o micro e pequeno empreendedor, como o Hiper.
Com esse sistema de gestão, você tem acesso às melhores soluções para o seu comércio, como o controle de estoque, acompanhamento em tempo real de custos e faturamento e emissão de documentos fiscais. Com essas informações é possível ampliar a qualidade da gestão financeira, reduzir gastos e impulsionar seus resultados.
Agora você já sabe quais são as 6 dicas para reduzir os custos do seu comércio. Portanto, não deixe de colocá-las em prática. Assim, é possível aumentar a lucratividade do seu negócio e ter mais dinheiro para investir no desenvolvimento da empresa.
Se quiser receber mais dicas para o negócio, acompanhe-nos nas redes sociais. Estamos no Instagram, YouTube e Facebook!