No Brasil, o Dia dos Namorados é comemorado no dia 12 de junho. Em 2022, essa data foi responsável por movimentar quase R$ 2,5 bilhões no comércio varejista, de acordo com dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). 

Se você deseja alavancar as vendas e aumentar o faturamento da sua empresa no período, é essencial conhecer dicas para organizar promoções para o Dia dos Namorados. O ideal é ter um planejamento estratégico para se destacar da concorrência e oferecer uma boa experiência aos clientes. 

 

Quais são as técnicas de venda para faturar mais no Dia dos Namorados?

Se você quiser aproveitar melhor o potencial que o Dia dos Namorados pode trazer para o seu negócio, é importante se preparar e definir um planejamento. Além disso, é necessário usar algumas estratégias de vendas para otimizar o retorno obtido na data. 

Confira algumas técnicas de vendas que devem ser consideradas: 

  • pense em decorações especiais; 
  • seja criativo e honesto; 
  • pense em possíveis objeções e contorne-as; 
  • explore as vantagens do seu serviço ou produto; 
  • ajude o cliente a entender o que ele precisa; 
  • conheça o consumidor e entenda as suas necessidades; 
  • ofereça um atendimento de qualidade; 
  • relacione ofertas com a data. 

Como fazer promoções para o Dia dos Namorados?

Até aqui, você já sabe quais são as melhores técnicas de venda para aumentar o faturamento nessa data. Agora chegou o momento de conhecer dicas para criar promoções para o Dia dos Namorados em seu negócio. 

Ofereça descontos exclusivos para namorados 

A primeira dica para fazer uma boa promoção para a data é oferecer descontos exclusivos para namorados que visitarem a sua loja. Nesse caso, lembre-se de publicar a campanha nas redes sociais para os consumidores conhecerem o benefício. 

Se o seu negócio tem um cadastro de clientes, com dados básicos como data de nascimento, nome e número de telefone, envie uma mensagem. Nesse momento, aproveite para oferecer um brinde ou cupom de desconto, caso seja viável. 

Isso faz com que o consumidor se sinta valorizado e interessado em visitar a sua loja para comprar o presente para o Dia dos Namorados. A dica também é válida para restaurantes, que podem oferecer 15% de desconto para o casal ter um jantar especial, por exemplo. 

Ofereça cashback para casais 

O cashback é um termo em inglês que significa “dinheiro de volta”. Ele atua como um programa de recompensa, em que o cliente realiza uma compra e recebe de volta uma porcentagem do valor gasto.  

Aplicar essa medida no Dia dos Namorados pode fazer com que o consumidor volte mais vezes, mesmo após a data. Logo, crie campanhas que chamam a atenção dos casais. 

Veja alguns exemplos: 

  • ao adquirir um par de sandálias, você recebe 5% de cashback para comprar conosco em outras datas; 
  • comemore o Dia dos Namorados com a gente e ganhe R$ 15,00 de cashback para usar nas próximas compras; 
  • traga o seu amor para jantar em nosso restaurante e ganhe 5% de cashback para voltar. 

Dê brindes românticos para compras de alto valor 

Por ser uma data comemorativa, é comum que o ticket médio seja maior na época, já que é possível incentivar os clientes a gastarem um pouco mais. Nesse caso, uma boa dica é oferecer brindes românticos para compras de alto valor. 

Para que a estratégia tenha sucesso, o ideal é que eles sejam úteis para o consumidor, como produtos que podem ser usados no dia a dia. Outra opção é relacionar o brinde com a identidade da sua empresa para melhorar a estratégia.  

Por exemplo, se você tem uma perfumaria, é possível oferecer como presente uma amostra grátis de um perfume. Além de ser bastante útil, o item lembrará o consumidor da sua loja. Para tanto, faça promoções como: compre um presente acima de R$ 350,00 para o seu namorado e ganhe uma amostra grátis.  

Ofereça combos 

Outra maneira de chamar a atenção dos consumidores é oferecendo combos. A ideia é que, na compra de algum produto, a pessoa leve dois ou até um item complementar. Por exemplo, na compra de um cosmético, leve outro igual pela metade do valor.  

Para que essa estratégia funcione de maneira correta é importante preparar o estoque com antecedência para evitar a falta de algum produto. Caso contrário, o seu negócio poderá perder clientes interessados na compra e ainda afetar a reputação, já que eles sairão insatisfeitos da cidade. 

Use as redes sociais 

As redes sociais são ferramentas importantes para interagir com os clientes e criar ações de engajamento. Então, para desenvolver uma boa promoção para o Dia dos Namorados, faça anúncios promocionais com conteúdos que gerem valor ao público. 

Você pode criar enquetes nos stories do Instagram e publicar algumas ideias de presentes que podem ser adquiridas em sua loja. Também há a chance de compartilhar dicas de como comemorar a data, entre outras ações. 

Disponibilize diferentes meios de pagamento 

Para proporcionar uma excelente experiência aos clientes e atender às necessidades do público, é fundamental preparar o negócio quanto aos meios de pagamentos. Nesse caso, você pode disponibilizar diversas soluções, já que essa ação chama a atenção das pessoas. 

Vale oferecer possibilidades como boleto, dinheiro, Pix, crédito e débito. E não se esqueça de que muitos consumidores também preferem dividir o valor dos itens no Dia dos Namorados, principalmente no caso da compra de algum presente com um preço mais elevado. 

Portanto, considere disponibilizar o pagamento em diferentes números de parcelas, atendendo a essa necessidade. Isso pode ajudar o público a tomar as decisões de compra positivas. 

  

Como você viu, existem diversas maneiras de preparar promoções para o Dia dos Namorados com criatividade. Com as dicas apresentadas, é possível aumentar as vendas do seu negócio e conquistar novos consumidores, o que pode ajudá-lo a ter uma empresa mais competitiva no mercado. 

  

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