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O Dia das Mães é comemorado no segundo domingo de maio de cada ano. De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), essa é considerada a segunda data comemorativa mais importante para o comércio, perdendo apenas para o Natal. 

Logo, para o lojista que deseja aumentar as vendas do negócio e faturar mais, é essencial saber como preparar a loja para a promoção do Dia das Mães. O ideal é ter um planejamento de qualidade para se destacar da concorrência ao proporcionar uma experiência positiva para os clientes. 

 

Por que o Dia das Mães é uma boa oportunidade para alavancar seu negócio?

As empresas costumam se preparar com bastante antecedência para o Dia das Mães, em especial aquelas com produtos voltados para o público feminino. Contudo, se você nunca elaborou ações para essa data, vale desenvolver uma estratégia de vendas para aumentar os lucros da sua loja. 

Segundo dados da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) divulgados pela revista Exame, as vendas no Dia das Mães aumentaram 28,6% em 2022 em comparação com o ano de 2021. Assim, a data é uma excelente oportunidade para os lojistas ampliarem os seus resultados. 

Na prática, qualquer tipo de segmento pode aproveitar o Dia das Mães para realizar uma promoção nesse período. Porém, algumas categorias de produtos que mais vendem são: 

  • livros; 
  • perfumes; 
  • roupas; 
  • produtos de beleza; 
  • artigos esportivos; 
  • eletrônicos; 
  • eletrodomésticos. 

Qual é a importância de ter um planejamento para fazer promoções?

Ter um bom planejamento na hora de realizar as promoções para o Dia das Mães é essencial para atrair novos clientes, se destacar dos concorrentes e ter sucesso com as vendas. Na prática, é preciso se preparar para ter maior demanda nessa data comemorativa — em lojas físicas e virtuais. 

Por causa disso, é fundamental elaborar o estoque conforme a projeção de vendas. Ainda, é preciso definir os preços que serão praticados, considerando possíveis descontos e outras condições especiais.  

Ainda, ao realizar esse planejamento, você poderá saber quais produtos serão anunciados e como será feita a campanha de marketing, preparando a empresa para essa data. 

Como preparar o seu negócio para a promoção do Dia das Mães? 

Agora que você já sabe qual a importância do planejamento para fazer promoções, chegou a hora de conhecer algumas dicas de vendas para aumentar os lucros da sua empresa no Dia das Mães.  

Faça uma previsão de vendas 

Se você quer aprender como vender mais no Dia das Mães, saiba que o primeiro passo consiste em fazer uma previsão de vendas. O objetivo é projetar os resultados esperados para essa data. 

A etapa é fundamental para tomar decisões relevantes para o seu planejamento, como a reposição do estoque. Nesse processo, verifique as informações prévias da empresa, considerando dados de anos anteriores, a fim de embasar as projeções. 

Também é possível fazer o fluxo de caixa, criar relatórios gerenciais de vendas e verificar os extratos bancários dos meses anteriores. Com isso, é possível ter uma ideia de como será o desempenho do seu negócio nesse período. 

Essa ferramenta ajuda a traçar objetivos financeiros que podem aumentar as vendas. Ao final, estabeleça algumas metas que se alinhem com a capacidade de gerar resultados da sua empresa.  

Faça campanhas criativas 

Uma maneira de se destacar da concorrência é realizar campanhas criativas que tenham relação com a sua marca. Para tanto, você deve conhecer o seu público, direcionando a abordagem para as necessidades dos clientes. 

É importante ressaltar que, geralmente, quem adquire um presente no Dia das Mães não são pessoas que desejam presenteá-las. Assim, vale a pena fazer campanhas que foquem na diversidade, lembrando que existem mães com diferentes hábitos, ocupações e idades. 

Ofereça descontos em valores progressivos 

O desconto progressivo é uma técnica que ajuda a estimular a compra de diferentes produtos na sua empresa. O método recompensa os antigos e novos clientes, fazendo com que eles passem a conhecer os diversos itens que você oferece em sua loja. 

Nessa situação, defina todas as regras para os clientes de modo claro. Com isso, é possível evitar que ocorram desentendimentos por falta de informações sobre o funcionamento da promoção e o do desconto em cada faixa de compra.  

Prepare os meios de pagamento 

Para oferecer uma boa experiência aos clientes e atender as necessidades do público, você também deve preparar o seu negócio em relação aos meios de pagamento. 

De modo geral, disponibilizar opções variadas é bastante benéfico, pois isso chama a atenção das pessoas e cria alternativas para elas. Logo, considere oferecer possibilidades como Pix, crédito, débito, dinheiro ou boleto. 

Lembre-se de que muitas pessoas também preferem dividir o valor das compras nesta data, principalmente para acomodar presentes de preços mais elevados. Por isso, vale a pena disponibilizar o pagamento em um número de parcelas que atenda a essa necessidade. 

Use as redes sociais a seu favor 

As redes sociais são excelentes ferramentas para interagir com os clientes e realizar ações de engajamento. Então desenvolva ações para o Dia das Mães, utilizando anúncios promocionais com conteúdos de valor para o público. 

Você pode, por exemplo, realizar enquetes nos Stories do Instagram, compartilhar dicas de como comemorar a data, publicar algumas opções de presentes que podem ser adquiridos em seu estabelecimento, entre outros. 

Ofereça brindes 

Presentear o seu público é uma boa maneira de destacar a sua empresa no mercado. Logo, você pode oferecer brindes especiais para quem cumprir determinadas condições ao comprar em sua loja. 

Nesse caso, é essencial que eles sejam úteis para o cliente — como produtos que podem ser usados no dia a dia. Outra ideia é relacionar o brinde com a identidade do seu negócio para melhorar a estratégia. 

Por exemplo, se você vende cosméticos, uma dica pode ser oferecer como presente uma amostra grátis de algum produto. Além de ser útil, o item lembrará o cliente da sua loja. Essa é considerada uma estratégia de marketing, que beneficia a empresa e os consumidores. 

  

Neste conteúdo, você aprendeu como preparar o seu negócio para a promoção de Dias das Mães. Com essas dicas, há chances de aumentar as vendas e conquistar novos clientes, o que pode ajudá-lo a ter um negócio mais competitivo no mercado. 

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