fbpx

Se você tem costume de antecipar, saiba como a taxa Selic afeta esse serviço

Antecipar recebíveis programados pro futuro tornou-se uma necessidade para os lojistas que precisam de dinheiro fácil, rápido e sem burocracias. Mas, com a taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia) em alta, solicitar esse serviço pode acabar saindo mais caro do que o imaginado.

Mas o que é essa tal taxa Selic e como isso pode afetar tanto o serviço de antecipação de recebíveis? Vamos tirar essas dúvidas, mostrar a importância desse indicador e como o mercado de crédito é atingido por esse sistema.

 

O que é a taxa Selic?

Resumidamente, a Selic é a taxa básica da economia brasileira. A partir dela todas as outras taxas de juros são definidas e seu objetivo é controlar a inflaçãoestimulando ou não a economia. Ela corresponde aos juros dos títulos públicos que o governo oferece. E dessa forma, define quais serão os juros para serviços como antecipações, empréstimos, financiamentos e retornos de investimentos realizados.

O setor responsável por definir a Taxa Selic é o Comitê de Política Monetária do Banco Central, o Copom.

 

Como a taxa Selic afeta o dia a dia?

A rotina do mercado financeiro é diretamente influenciada pela variação da taxa Selic e através dela que as empresas, que utilizam títulos públicos federais como garantia de pagamento, conseguem definir cobranças para serviços oferecidos como antecipações, empréstimos, financiamentos e retornos de investimentos realizados, por exemplo. 

E com a mudança da taxa Selic, o custo dos serviços financeiros oferecidos pelas empresas acaba sendo impactado de forma direta, ficando mais difícil negociar preços menores ao entrar em contato com essas instituições. Isso serve tanto para  Pessoa Jurídica e Física.

 

Qual a relação entre a Taxa Selic e a antecipação de recebíveis?

Por ser a taxa básica da nossa economia, a Selic define a base de custo para todos os serviços financeiros prestados pelas empresas, a antecipação é uma delas. E atualmente, com o aumento da inflação, o valor de compra dos títulos públicos federais também cresce. Dessa forma, as taxas para antecipar recebíveis sofre um aumento.

 

Antecipe no lugar certo e evite dores de cabeça

Na hora de antecipar, não pense apenas nas taxas menores, mas todas as condições oferecidas. Selecione o lugar que seja transparente com as informações de descontos entre outras negociações.

 

Agora que você entendeu o que é a taxa Selic e como ela está ligada a oferta de créditos do mercado financeiro, compare as vantagens e desvantagens da antecipação comparada a empréstimos, clicando aqui.

 

Baixe o aplicativo do Raio-X grátis pela Google Play ou App Store

E se você quer receber mais dicas para facilitar o seu dia, siga o Raio-X no Instagram e no Facebook

Faça parte desse time 💙

Artigos relacionados


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O controle

do seu

nas


negócio

suas mãos