Ao longo dos anos, diversas inovações surgiram para facilitar a vida dos empreendedores, especialmente quando se trata de agilizar compras pela internet. Uma dessas soluções é o link para pagamento, um facilitador na rotina de quem tem um negócio.
Essa alternativa atende principalmente prestadores de serviços e lojistas que não têm um e-commerce e vendem por WhatsApp, telefone ou redes sociais. Assim, o link para pagamento é uma ferramenta que torna o processo de venda online mais simples e ágil.
Neste conteúdo, você entenderá o conceito de link para pagamento e saberá quais são as vantagens dessa solução.
O que é link para pagamento?
O link para pagamento consiste em um endereço eletrônico em que estão registradas as informações de uma cobrança de valor. Desse modo, é possível realizar uma transação via boleto, cartão de crédito ou Pix ao acessá-lo.
Isso significa que, mesmo que o lojista não tenha uma maquininha de cartão, aplicativo ou site, ele consegue receber os valores devidos pelos clientes por meio de diferentes métodos de pagamentos eletrônicos.
Como esse link funciona?
De modo geral, o processo passa pela realização da transação sem a necessidade de levar um cartão até a máquina, por exemplo.
A ideia dispensa um gateway ou um canal de vendas estabelecido na web. Esses links são endereços eletrônicos (URLs) que apresentam todas as informações de cobrança, como:
- data;
- valor;
- meio de pagamento usado;
- produtos vendidos.
O link é gerado com poucos cliques e pode ser enviado via SMS, WhatsApp, e-mail ou redes sociais, sendo possível personalizar sua disponibilidade.
Com essa solução, o cliente não precisa logar no site da empresa ou entrar em um sistema para seguir com a quitação do valor acordado. Após receber o link, ele só precisa dar continuidade ao processo, acessando a página direcionada.
Um ponto relevante é que, independentemente do canal por onde a URL seja enviada, você pode configurar a forma de pagamento desejada. Em uma venda no cartão, o lojista consegue definir questões como número de parcelas e taxas, se for o caso.
Dessa maneira, ao finalizar a compra, o consumidor pode receber os seus produtos a distância, enquanto o vendedor terá acesso ao saldo dentro do prazo contratado. Após o processo ser finalizado e aprovado, o valor cai na conta cadastrada no link, conforme as condições acordadas.
Quais são as vantagens de utilizar um link para pagamento?
O link para pagamento pode ser uma opção prática, que dispensa o uso de cartão ou o envio de dados financeiros em aplicativos e sites.
Maior controle do fluxo de pagamentos
O link para pagamento é uma estratégia atrativa para acompanhar de perto todas as vendas realizadas. Isso porque uma notificação aparece cada vez que uma compra é feita. Ainda, é possível acessar informações mais detalhadas, como o histórico de transação e o valor total.
Esse processo faz com que você tenha uma gestão financeira mais organizada. Assim, há como compreender melhor o fluxo de caixa e outros aspectos importantes para o funcionamento da empresa.
Ideal para promoções relâmpago
O link para pagamento também é uma ferramenta adequada para fazer ofertas relâmpago e realizar a venda de produtos encalhados no estoque. O principal motivo é que existe a chance de determinar quando a URL deve expirar.
Como parte da estratégia, você pode criar promoções específicas e enviar para seus clientes pelos meios de contato cadastrados. Já para evitar a compra de itens indisponíveis, as configurações do link permitem determinar um número máximo de uso.
Estratégia para recuperar carrinhos abandonados
Não é incomum que os clientes entrem no site, incluam produtos no carrinho, mas não finalizem as compras. Nesse cenário, incluindo o link de pagamento à estratégia de remarketing, a loja tem chances de recuperar essas vendas ao encaminhar mensagens aos consumidores.
Por exemplo, a loja pode encaminhar uma mensagem para o e-mail cadastrado no site, com um link que envie para a página de checkout.
Como utilizar o link para pagamento no seu negócio?
Você já viu que o link para pagamento apresenta diversas vantagens para o empreendedor. Porém, para aproveitá-las, é essencial saber como utilizar a ferramenta na sua empresa de modo a obter os resultados esperados.
Primeiro, o lojista deve gerar o link de pagamento por meio do aplicativo parceiro ou site do banco que disponibiliza a função. Depois, é necessário preencher as informações solicitadas sobre a cobrança — que podem variar em cada plataforma.
Mas não é preciso se preocupar: as páginas trazem instruções sobre cada item que deve ser preenchido. O mais comum é que as plataformas solicitem o valor total a ser pago, a forma de pagamento e a descrição do envio, se for o caso.
É nesse momento que você pode personalizar questões como duração do link, quantidade disponível, foto e descrição do produto ou regras sobre o frete. Ainda, existem operadoras que permitem incluir os dados do cliente, como e-mail de recebimento ou CPF.
Após preencher todos os dados, confira as informações e finalize a criação do link. Com ele em mãos, basta encaminhar aos clientes desejados, conforme os canais de contato da sua empresa e a estratégia de vendas específica.
Por fim, além de implementar essa modalidade de pagamento, vale a pena contar com uma plataforma para controlar melhor as taxas pagas e gerar informações relevantes sobre as vendas.
Com essa centralização, ficará mais fácil analisar resultados e tomar decisões que ajudem seu negócio a ter um melhor desempenho.
Conclusão
O link para pagamento é uma opção prática e segura para quem deseja vender pela internet — mesmo sem site ou maquininha. Então considere utilizar essa solução na sua empresa para ter mais credibilidade e a possibilidade de criar ofertas e aumentar as vendas.
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