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Com as mudanças no mercado e nos hábitos de consumo é comum que os clientes queiram ter acesso a diversos meios de pagamento. Por isso, oferecer múltiplas alternativas é essencial para não perder vendas e garantir uma boa experiência.  

Ao mesmo tempo, é preciso ter atenção ao gerenciamento simultâneo. Afinal, fazer uma gestão adequada, nesse sentido, pode fortalecer a saúde financeira do seu negócio. 

Quer entender como gerenciar diversos meios de pagamento ao mesmo tempo? Então continue a leitura e saiba como isso é possível! 

 

O que são meios de pagamento?

Para entender o que são os meios de pagamento é interessante entender a história por trás deles. Isso remete a períodos muito antigos, quando a aquisição de bens era feita via troca de mercadorias, atividade conhecida como escambo. 

Nesse caso, era necessário que uma pessoa tivesse interesse em trocar um produto pelo item oferecido pela outra. Por exemplo, o criador de ovelhas trocava os animais com um agricultor para obter trigo. 

Ao longo do tempo, esse tipo de comercialização deixou de ser viável, então surgiram os meios de pagamento. Naquela época, eram usados couro, peixe seco, sal grosso, entre outras iguarias, até que as primeiras moedas de metal surgiram em 700 a.C. 

Diante dessa evolução da sociedade e da necessidade de formas de pagamento mais práticas, surgiram as notas de papel. Mais tarde, também foram desenvolvidas modalidades que utilizam a tecnologia, como cartões de crédito e débito, transferências bancárias etc. 

Dessa maneira, os meios de pagamento podem ser definidos como os métodos utilizados para efetuar transações comerciais de bens, produtos ou serviços. 

 

Quais são os principais meios de pagamento e como funcionam?

Após esclarecer o que são os meios de pagamento, vale a pena entender quais são as principais alternativas e como elas funcionam. Assim, você pode compreender melhor como gerenciá-las em seu negócio. 

Dinheiro em espécie 

Esse é o nome dado às notas e moedas. Embora existam outros meios de pagamento, o dinheiro em espécie ainda é muito utilizado, principalmente, porque as transações não envolvem custos adicionais. Por esse motivo, é comum que o lojista ofereça desconto aos clientes que pagam em dinheiro. 

Cartões de débito ou crédito 

Os cartões de débito são como um cheque eletrônico. Assim, eles são uma forma mais prática de realizar pagamentos, do ponto de vista do cliente. Afinal, com o seu uso não é necessário sacar e nem andar com dinheiro em espécie. 

Já o cartão de crédito ainda permite que o consumidor pague a compra somente no fechamento da fatura e oferece a possibilidade de parcelamento do valor. Por isso, ele costuma facilitar a realização de compras pelo cliente.  

Pix 

Embora seja um meio recente de pagamento, o Pix já é muito popular. Em especial, por suas vantagens ao consumidor e ao lojista. Com ele, é possível transferir valores da conta bancária em poucos segundos, sem custo e utilizando dados mais simples, como número de celular ou e-mail. 

Boleto bancário 

Os boletos podem ser utilizados para pagamento à vista ou parcelado. Contudo, eles exigem um cuidado maior por parte do lojista ao analisar o crédito, pois o risco de inadimplência é mais alto. Uma forma de evitar problemas é liberar o produto ou serviço ao cliente após a quitação do documento. 

 

Como gerenciar vários meios de pagamento ao mesmo tempo?

Como você viu, existem diversos meios de pagamento. Então pode ser difícil gerenciar todos ao mesmo tempo, sem contar com ajuda. Felizmente, você pode utilizar a tecnologia a seu favor para gerir a parte financeira do seu negócio. 

Nesse caso, vale recorrer a um sistema especializado. Com essa solução, você pode automatizar tarefas mais complexas, como aquelas relacionadas às diversas formas de recebimento. 

É possível, por exemplo, fazer a conciliação financeira, que é a conferência dos dados quanto às informações das operadoras de cartão. Desse modo, é possível verificar se há inconsistências no seu registro interno, por exemplo. 

Além dessa funcionalidade, uma plataforma de gestão financeira conta com outros recursos que também trazem vantagens. No geral, ao adotar o programa, você evita as falhas humanas e torna as atividades mais eficientes. Consequentemente, é possível ter mais tempo para gerenciar o seu negócio e fazê-lo crescer. 

 

O que é uma integradora de pagamentos?

Até aqui, você aprendeu como gerenciar vários meios de pagamento simultaneamente. Agora, é relevante conhecer o conceito de integradora de pagamentos. Essas são empresas especializadas na mediação entre os bancos e operadoras de cartões com os estabelecimentos. 

Assim, as negociações de taxas e porcentagens cobradas pelas instituições financeiras são realizadas pelas integradoras. Além disso, essas empresas resolvem questões de fraude e segurança dos dados utilizados nas transações. 

Cada integradora pode apresentar vantagens, funcionalidades e taxas de serviço diferentes. Por isso, é importante que você escolha aquela que melhor se encaixa nas necessidades do seu negócio para conseguir o melhor custo-benefício.  

 

Como o Raio-X pode ajudá-lo a gerenciar os meios de pagamento?

Agora você sabe que a tecnologia pode ajudar no gerenciamento dos meios de pagamento — e o Raio-X pode ser útil nesse sentido. Essa é uma plataforma que auxilia a gestão de recebíveis, podendo ser acessada pela web ou aplicativo no celular. 

Com o Raio-X você: 

✔️ Tem uma agenda de recebimento, o que facilita o planejamento do fluxo de caixa; 

✔️ Verifica se as taxas das operações e antecipações realizadas correspondem ao contrato; 

✔️ Sabe os aluguéis de maquininhas ativas; 

✔️ Confere os cancelamentos, chargebacks e estornos; 

✔️ Entende como cada venda foi realizada nos cartões — débito, crédito, parcelado, à vista e bandeira; 

✔️ Recebe informações sobre o movimento de visitas e perfil de compra de clientes; 

✔️ E pode aproveitar outros recursos.

Além disso, o Raio-X oferece dados importantes para a gestão do seu negócio. Com ele, é possível saber em quais dias e horários que o seu estabelecimento mais vendeu, por exemplo. Também há como verificar quais clientes fizeram compras recorrentes, o ticket médio e as formas de pagamento mais utilizadas.

Com essas informações, você pode descobrir gargalos e pontos fortes nas vendas do seu estabelecimento. Assim, surge a oportunidade de elaborar planos de ação para melhorar o seu negócio.

Agora você descobriu como é possível gerenciar diversos meios de pagamento com mais praticidade e eficiência. Agora, vale a pena aplicar as dicas no seu negócio para ter uma rotina de trabalho mais tranquila e eficiente!

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