Pagar os fornecedores, funcionários e parceiros comerciais, por exemplo, é uma das principais obrigações do seu negócio. Por isso, se a sua empresa realiza vendas digitais, é fundamental saber o que é o split de pagamentos.
Esse processo financeiro surgiu da necessidade criada pela consolidação das vendas pela internet. Conforme a demanda por essas relações comerciais aumentou, novos serviços e ferramentas surgiram para dar suporte à complexidade dessas transações.
O que é split de pagamentos?
Em português, o termo “split” pode ser compreendido como divisão. Portanto, o split de pagamentos é uma ferramenta usada para repartir os recebíveis de maneira automática entre os participantes envolvidos em uma transação financeira.
A solução surgiu em 2018 visando evitar um problema regulatório dos modelos de negócio que envolvem diversos recebedores nos processos de pagamento de produtos ou serviços.
Nesse sentido, uma circular emitida em 2016 pelo Banco Central (Bacen) estabeleceu condições exigindo que os vendedores em marketplaces se homologassem como intermediadores para atuar no fluxo financeiro e realizar os repasses de valores.
Como o processo era complexo, a tecnologia foi desenvolvida como uma alternativa para eliminar burocracias e demais procedimentos regulatórios. Assim, o split se torna o intermediador dos pagamentos, administrando os recebíveis e fazendo a divisão de maneira automática entre seus donos.
Por esse motivo, o processo é indicado especialmente para as plataformas mediadas por uma empresa, na qual diversos vendedores se cadastram e vendem seus produtos. Mas ele também pode ser usado em outros modelos de negócio que precisam fazer o repasse de recebíveis.
Além da facilidade que a solução apresenta, sua utilização deve estar adequada às regras do Banco Central (Bacen). Isso é necessário para evitar eventuais irregularidades e sanções que poderiam prejudicar a operação.
Como esse serviço funciona?
Para entender o funcionamento do split de pagamentos, vale conferir um exemplo. Imagine um marketplace em que o cliente pode inserir no seu carrinho de compras produtos comercializados pelos vendedores A, B e C.
Nesse caso, seria bastante complexo pagar cada comerciante individualmente, calcular o frete e descontar o percentual correspondente à plataforma para chegar ao valor final da cobrança. Aqui, o split de pagamentos surge para resolver essa questão.
Como todos os lojistas do exemplo estão na mesma plataforma, o comprador paga um valor único. No entanto, as quantias são divididas entre quem vendeu, incluindo o frete.
Isso facilita o processo de conciliação financeira do marketplace. Afinal, se cada uma das transações fossem lançadas manualmente, o fluxo se tornaria mais lento e suscetível a erros e complicações.
Quais são os benefícios do split de pagamentos?
Após saber o que é e como funciona o split de pagamentos, é importante entender quais são as vantagens que essa solução pode trazer para o seu negócio. Dessa forma, fica mais fácil analisar se vale a pena utilizá-la.
✔️ Conciliação financeira facilitada
Com o split de pagamentos, todos os recebíveis são registrados de acordo com as regras vigentes do Banco Central. Portanto, a conciliação financeira para o marketplace é facilitada, pois todos os registros, inclusive de vendedores e clientes, estarão reunidos em um único lugar.
✔️ Diminuição de erros
Automatizar processos que envolvem diversos detalhes é uma forma de evitar erros nos repasses dos recursos. Após definir as regras de divisão, como a porcentagem que será destinada a cada envolvido nas transações, a tecnologia realiza todas as etapas necessárias para que os valores sejam repassados aos seus respectivos donos, sem falhas.
✔️ Segurança operacional
Outro benefício da tecnologia é que o marketplace não precisa gerir todo o montante recebido pelas vendas dentro da sua plataforma. Como a divisão é feita automaticamente, cada lojista receberá apenas o que, de fato, é seu.
Dessa maneira, a gestão financeira e as questões contábeis são simplificadas. A consequência benéfica é o aumento da segurança operacional e simplificação do processo de prestação de contas.
✔️ Aumento da conversão
A ferramenta melhora a experiência de compra dos clientes. Quando o consumidor acessa um site com diferentes vendedores, ele consegue fechar o pedido completo em um só carrinho, fazendo apenas um pagamento.
Se essa plataforma não utilizar a solução, o comprador precisará fazer as aquisições separadas com cada um dos lojistas. Como esse processo é mais longo e demorado, é bastante comum o cliente desistir do pedido.
✔️ Mais transparência
A tecnologia de split inclui um suporte que permite a você ter controle das vendas realizadas, independentemente da plataforma na qual elas foram efetuadas. Além disso, há mais transparência no processo de divisão dos valores entre os vendedores.
✔️ Elevação do ticket médio
Ao utilizar os marketplaces, o consumidor não precisa acessar diversos sites. Nessas plataformas, ele consegue adquirir itens de diferentes vendedores em um lugar, o que tende a aumentar a lucratividade dos lojistas.
Como aplicar a solução no seu negócio?
Agora que você conferiu os benefícios do split de pagamentos, vale saber que o recurso é bastante simples de ser implementado. O primeiro ponto de destaque é manter todos os dados atualizados. O cuidado serve tanto para vendedores quanto fornecedores, franquias e outros envolvidos.
Desse modo, todos conseguem receber os valores previamente definidos sem dificuldades. Inclusive, as taxas de split estabelecidas podem ser em porcentagem ou fixas.
Também é fundamental que a utilização do split de pagamentos esteja em conformidade com a regulamentação do Bacen, como você viu. Isso porque a utilização da tecnologia elimina um fluxo financeiro da gestão do negócio, então ela deve ser adequada para não gerar erros.
Ainda, cabe ressaltar que o uso da ferramenta é indicado para qualquer tipo de empresa, desde que a gestão das finanças envolva mais de um recebedor. Ou seja, o modelo da empresa é o que vale, independentemente do nicho, segmento ou porte.
Como você viu, o split de pagamentos pode ser uma estratégia valiosa para otimizar a distribuição de receitas em negócios online. Com essa solução, há ganhos em agilidade e organização, resultando em maiores níveis de satisfação para todos os envolvidos nas transações comerciais.
Você pensa em utilizar essa ferramenta no seu negócio? Compartilhe este artigo com seus amigos e peça a opinião deles! Para continuar atualizado, siga nossos perfis no YouTube, Instagram e TikTok!
Je voulais vous dire de m’aider à cette application pour bien l’installer merci je suis Moussa
Visite o site https://raiox.com.br/
Merci