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No último ano, tornou-se uma obrigatoriedade oferecer produtos e serviços de forma digital. Segundo pesquisa da Mastercard, o comércio eletrônico contou com um crescimento de 70% em 2020 no Brasil, isso por conta das medidas de distanciamento social e as restrições do comércio físico em meio à pandemia.

Sabendo que boa parte do seu público está presente na internet, é preciso adaptar-se ainda mais e aproveitar as plataformas disponíveis para divulgar produtos e serviços. Já comentamos as vantagens de criar uma loja no Instagram e como utilizar o WhatsApp Business para vender mais, agora saiba o que é um marketplace e use essa ferramenta a seu favor.

 

O que é um marketplace?

Podemos comparar os marketplaces como vitrines dentro de um shopping center virtual, onde o site disponibiliza o espaço para a divulgação da sua “lojinha”. Esse tipo de negócio surgiu no Brasil em 2012, sendo a Americanas e o Ponto Frio pioneiros desse modelo. Atualmente, as marcas mais conhecidas são a Americanas, Shoptime, Walmart, Mercado Livre e OLX.

Do lado do cliente é mais vantajoso comprar em marketplaces, uma vez que essas plataformas reúnem diversas marcas e lojas em um só site ou aplicativo, facilitando a procura e comparação de produtos e preços.

Mas, por ser uma “vitrine” dentro de um “grande shopping”, você precisa negociar uma comissão com o dono do lugar. Nesse caso, o marketplace fica com uma porcentagem do valor de cada venda feita pela plataforma.

 

Quais as vantagens de anunciar nesses lugares?

A concorrência nos marketplaces é grande, mas possui diversas vantagens. Por isso, avalie os lucros de se anunciar nesse tipo de plataforma.

A principal vantagem dos marketplaces é a visibilidade. O que elimina a necessidade de investir muito tempo e dinheiro em divulgação, uma vez que o “shopping” fica encarregado de mostrar o seu produto, de acordo com a pesquisa do visitante do site.

Outra vantagem é o sistema utilizado. Está tudo pronto, só precisa anunciar e atender bem os seus clientes😊. Em muitos casos, meios de pagamento, cobranças, cálculo de frete e as etiquetas dos Correios ficam sob a responsabilidade da plataforma, fazendo com que você se preocupe apenas com a venda.

E pela sua loja estar associada a uma grande marca (Magazine Luiza, Americanas, Ponto frio etc), ajuda na credibilidade e aumenta as chances de compra de novos clientes através dessas plataformas. Mas não vacile! Evite atrasos nas entregas e atenda sempre com qualidade. Pois as avaliações que surgirão no pós-venda podem definir futuras compras na sua página online.

 

Algumas dicas para sair na frente da concorrência

Nos marketplaces, o cliente costuma procurar direto pelo que deseja, deixando de olhar outros produtos que a loja oferece. Pensando nisso, é preciso destacar-se da concorrência. Ao efetuar uma venda, peça uma avaliaçãoisso ajuda muito no poder de decisão dos futuros clientes e também a fidelizar os que já conhecem a sua loja online.

Outra dica é selecionar bem os nomes dos produtos que você anunciará, pois isso facilita o caminho do cliente até a sua loja, desde o início em sites de pesquisa até a finalização da compra. Pense nas palavras mais utilizadas por alguém que irá procurar pelo que você está vendendo.

 

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