Não importa o porte da empresa, a busca pelo sucesso exige elaborar um planejamento, colocá-lo em prática e analisar o que pode ser melhorado. Para isso, os gestores costumam definir objetivos e alinham uma equipe para cumpri-los.
Para otimizar esse processo, vale recorrer a diferentes métodos, como a metodologia OKR. Ela funciona de maneira simples, porém é conhecida por ser adotada por grandes negócios, como o Google. Então vale a pena saber como aplicá-la para otimizar a gestão empresarial.
O que é a metodologia OKR?
OKR é uma sigla em inglês que significa Objectives and Key Results. Em tradução livre, ela representa objetivos e resultados-chave. Em 1970, esse modelo de gestão foi criado pelo ex-CEO da Intel, Andrew Grove.
A metodologia visa estabelecer o foco e as prioridades de um negócio para trabalhá-los de forma flexível. Assim, a questão central é elaborar uma gestão de desempenho estruturada e organizada, para que todo o processo seja simplificado.
Isso permite à empresa se adaptar às mudanças de mercado e crescer, apesar de fatores externos. Como você leu, um dos exemplos mais emblemáticos é a utilização do método pelo Google. A companhia adotou a prática em suas rotinas trimestrais em 1999. Na época, havia 40 colaboradores e, mesmo esse número tendo aumentado drasticamente nos anos seguintes, a empresa continuou usando o OKR em seus processos.
Como utilizar a metodologia OKR em pequenas empresas?
Se você é um micro ou pequeno empreendedor, saiba que é possível utilizar a metodologia OKR em qualquer porte de empresa. Para entender melhor como o OKR pode ajudar o desenvolvimento do seu negócio, é importante saber como é o funcionamento do método.
Estruturar objetivos e metas
Como você viu, o “O” da sigla representa os objetivos projetados e as letras “KR” se relacionam aos resultados-chave que representam a conquista do que foi planejado. Por isso, é necessário começar criando metas que orientarão as ações que devem ser executadas.
Para defini-las, é preciso ser detalhista porque elas precisam ter caráter qualitativo. Portanto, é essencial que os objetivos sejam específicos e que os colaboradores os compreendam. Além disso, eles têm que ser desafiadores, pois assim a equipe se sentirá motivada a inovar.
No caso dos “KRs”, eles devem se desenvolver como grandes ações para a empresa. Para isso, seu caráter é quantitativo. Nesse cenário, é preciso medir o que foi alcançado e essa característica mensurável auxilia o desenvolvimento de projetos.
Definir períodos
Para realizar os objetivos e metas, é essencial estipular períodos de cumprimento. Então os OKRs são traçados de acordo com a periodicidade mais produtiva para suas necessidades. Logo, é preciso analisar a equipe e decidir por planos trimestrais, de forma tática, ou anuais, de maneira estratégica.
Aplicar o método
A aplicação da metodologia acontece após a definição de objetivos e mensuração de resultados. Sabendo qual é o período de adoção da estratégia, a empresa deve decidir se ela será implementada individualmente (para cada colaborador), em uma equipe ou em todo o negócio.
Quais são as características dessa metodologia?
Além de entender o funcionamento geral da metodologia, é preciso saber quais são as características mais comuns dessa solução.
Comunicação eficiente
Para utilizar o método corretamente, a comunicação se torna fundamental para que todos os profissionais se alinhem com a estratégia. Para tanto, vale recorrer aos feedbacks e realizar reuniões periódicas.
Com essas práticas, os colaboradores conseguem analisar se o trabalho está seguindo o plano de ação, além de ter oportunidades de melhorar o próprio desempenho.
Gestão colaborativa
No seu negócio, é importante que a gestão seja transparente, o que significa que os objetivos devem ser compartilhados entre as equipes. Dessa forma, o gestor consegue dar orientações mais claras, enquanto os próprios colaboradores podem ajudar uns aos outros no processo.
Ciclos dinâmicos
Com um objetivo determinado, os ciclos de trabalho conseguem ser dinâmicos e o gestor pode acompanhá-los do início ao fim. Por exemplo, mesmo o plano semestral pode ter um acompanhamento semanal para os profissionais organizarem e alinharem suas atividades. A medida ajuda a evitar gargalos e antecipar eventuais problemas.
Trabalho com prioridades
Os OKRs permitem que o trabalho seja focado nas necessidades reais da empresa. Ao criar objetivos, é possível se organizar para promover resultados em um determinado período, sem que haja distrações. Isso otimiza o serviço, amplia a produtividade e ajuda a promover resultados positivos.
Quais são as vantagens da metodologia OKR na gestão empresarial?
Agora que você sabe como o OKR se caracteriza, é mais fácil compreender quais são as vantagens dessa metodologia. Alguns dos principais pontos positivos são:
- correção ágil de erros, pois há o acompanhamento do progresso dos objetivos;
- aumento de comunicação e transparência entre os setores da empresa;
- decisões tomadas com base em dados obtidos pela utilização da metodologia;
- ampliação do engajamento de funcionários, pois as metas e objetivos são bem estruturados e simples;
- reconhecimento de talentos em determinadas áreas.
Como utilizar o método na prática?
Após compreender a teoria sobre a metodologia OKR, vale a pena saber como utilizá-lo. Imagine que o planejamento da sua empresa seja trimestral e você tenha o objetivo de dobrar seu faturamento. Nesse caso, o método serviria para estruturar o caminho para alcançar esse resultado.
Para isso, a gestão pode definir ações como:
- experimentar novos pontos de venda;
- contratar mais vendedores;
- dedicar-se à venda de um produto específico;
- investir em estratégias de marketing;
- fazer parcerias com outras empresas.
Após decidir qual é o caminho ideal a ser seguido, será possível colocar o plano em ação, medindo e acompanhando os resultados. Nesse momento, é preciso ter atenção às características da metodologia e fazer eventuais ajustes nos processos para viabilizar a aplicação do OKR sem erros.
Com as informações deste artigo, você pode tomar decisões mais efetivas no seu negócio. Portanto, aproveite que você já sabe o que é e como funciona a metodologia OKR para definir estratégias a partir dela e melhorar sua gestão.
Se você gostou do conteúdo, aproveite e descubra como organizar os processos financeiros da empresa! Estamos também no Instagram, YouTube e TikTok!