Você sabe o que é o open finance? Considerado uma evolução do open banking no Brasil, ele cria soluções para os usuários do sistema financeiro nacional. Assim, o sistema traz vantagens para consumidores, empresas e todo o mercado financeiro.
Como o open finance pode impactar diretamente o dia a dia das organizações, é fundamental que gestores e lojistas entendam sobre o assunto. Dessa maneira, é possível aproveitar melhor os benefícios desse sistema.
Para entender o que é e quais as vantagens do open finance, continue acompanhando este post. Vamos lá?
O que é open finance?
O open finance surgiu após a última fase de implementação do open banking realizada pelo Banco Central. O termo significa “finanças abertas”. Assim, ele consiste na abertura do sistema financeiro para o compartilhamento de dados entre instituições financeiras mediante autorização dos seus clientes.
Dessa maneira, bancos, corretoras, fundos de Previdência Privada, seguradoras, empresas de câmbio e outras instituições podem enviar e receber informações dos usuários. Com isso, há ampliação na oferta de produtos e serviços personalizados para além do sistema bancário.
Vale destacar que os conceitos de open banking e open finance são semelhantes. A diferença entre eles é que o primeiro atua somente nas instituições bancárias, enquanto o segundo abrange as demais entidades financeiras do país.
Para que ele serve?
Na prática, esse sistema entende que o proprietário de seus dados financeiros é o próprio cliente e não as instituições com as quais ele tem relacionamento.
Desse modo, o usuário ganha autonomia para escolher compartilhar suas informações com outras instituições financeiras, como dados pessoais e histórico financeiro. A partir desse compartilhamento, as entidades podem oferecer produtos e serviços personalizados.
Isso porque elas terão acesso ao comportamento do consumidor, podendo analisar o seu histórico de maneira mais aprofundada. Por exemplo, imagine um usuário que durante anos utilizou os serviços de apenas um banco e que deseja obter crédito em outra instituição. Antes do open finance, por mais que essa pessoa tivesse um histórico financeiro positivo com o banco habitual, o outro não tinha acesso a esses dados. Dessa maneira, a entidade não teria como saber se esse cliente é um bom pagador, tendo que oferecer condições mais genéricas no contrato.
Já com o open finance, o usuário pode autorizar o compartilhamento do seu histórico no banco com a financeira. Por sua vez, a nova instituição pode analisar o comportamento do consumidor e oferecer melhores condições, como juros mais baixos e serviços personalizados, por exemplo.
Como funciona o compartilhamento de dados no open finance?
Uma das maiores preocupações dos usuários em relação ao open finance é o compartilhamento de seus dados. Há pessoas que temem pelo vazamento de suas informações bancárias e utilização indevida, por exemplo.
No entanto, para que uma instituição seja autorizada pelo Banco Central a compartilhar os dados de seus clientes e receber essas informações, elas devem ter capacidade tecnológica que permitem essa distribuição de dados de forma segura.
Além disso, o tráfego de informações está protegido por duas leis: a Lei do Sigilo Bancário e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Outro ponto de destaque é que a autorização para o compartilhamento de dados é válida por, no máximo, 12 meses.
Assim, mesmo que o cliente tenha autorizado o tráfego de suas informações, as instituições não têm autorização vitalícia. Fora isso, os consumidores podem revogar o consentimento a qualquer momento, mesmo antes do término do prazo.
Quais as vantagens do open finance?
Após saber o que é e como funciona o open finance é importante entender as vantagens desse sistema. Na prática, além da autonomia sobre os próprios dados, o usuário ganha com o aumento da concorrência promovido por essa operação.
Afinal, com o cliente tendo maior poder de escolha sobre os produtos e serviços que deseja adquirir, as instituições precisam oferecer melhores condições para conquistar os consumidores. Desse modo, os usuários podem encontrar produtos e serviços que mais se adéquam às suas necessidades.
Além disso, com o incentivo à concorrência, o atendimento e o relacionamento entre entidade e cliente tende a melhorar. Isso porque, se o usuário não estiver satisfeito, ele pode facilmente abrir conta em outro banco apenas compartilhando seus dados.
Ou seja, os consumidores não ficam mais reféns das instituições por conta dos benefícios que ganharam ao ter um bom relacionamento. Com isso, há ampliação do acesso aos serviços financeiros, até mesmo para pessoas que não possuem conta em um banco tradicional.
Dessa forma, o sistema financeiro do país tende a melhorar sua qualidade, além de oferecer novas soluções aos seus usuários. Vale lembrar que esses benefícios se estendem às pessoas jurídicas. Assim, empresas também podem obter vantagens com o open finance.
Além das conveniências que você acabou de conhecer, as empresas que aderem ao open finance ganham mais produtividade. O motivo é que não será necessário enviar seus dados às instituições que fornecem produtos e serviços de seu interesse, basta autorizar o compartilhamento de suas informações.
Por que é importante entender sobre o open finance?
Sabendo as vantagens do open finance, você deve saber a importância de conhecer esse sistema. Primeiramente, como o compartilhamento de dados só é possível com a autorização do cliente, não entender o procedimento pode dificultar o acesso aos benefícios dele.
Afinal, é preciso saber como autorizar o compartilhamento de suas informações com segurança. Sem essa compreensão, você pode perder oportunidades de ter melhores condições para contas empresariais, modalidades de crédito, operações de câmbio, entre outros produtos e serviços.
Em contrapartida, ao entender o funcionamento do open finance, você se sente mais seguro em compartilhar os dados da empresa para encontrar as melhores soluções para o negócio.
Neste post, você aprendeu o que é open finance e quais as vantagens desse sistema. Agora, você pode considerar a troca de informações da empresa ao utilizar o sistema financeiro, a fim de aproveitar os benefícios desse processo.
Para ficar bem informado sobre finanças e empreendedorismo, siga as nossas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram e YouTube!