fbpx

Muitos lojistas utilizam a opção de antecipar recebíveis para não precisar recorrer a empréstimos e créditos oferecidos pelos bancos. Com raras exceções, atualmente só é possível solicitar esse serviço para a empresa de maquininha de cartão ativa no estabelecimento, sendo mais difícil a negociação e deixando a pessoa responsável presa as taxas e prazos fornecidos daquele único lugar. Mas, a partir do ano que vem, esse modelo terá um novo formato e abrirá oportunidades mais atrativas para quem tem o costume de antecipar recebíveis.  

Está programado para fevereiro de 2021 o início da operação das Registradoras, empresas autorizadas pelo Banco Central (BACEN) a receber e exibir as suas informações de recebíveis de cartão, para quem quiser negociar e comprar, de acordo com as taxas praticadas no mercado. Quem enviará esses dados serão as empresas de maquininhas de cartão. Os interessados pelos recebíveis são chamados de Credenciadoras que podem ser as maquininhas entre outras instituições financeiras. 

A definição das Registradoras e como elas vão funcionar surgiram de duas normas publicadas em 2019, uma do Banco Central (BACEN) e outra do Conselho Monetário Nacional (CMN) sobre a antecipação de recebíveis de cartões. Para saber mais, clique nResolução nº 4.734/2019 e nCircular Bacen nº 3.952/2019. 

 

Como as Registradoras podem me ajudar? 

Com a chegada das Registradoras, o principal ganho é a transparência e poder de escolha do lojista em relação aos seus recebíveis de cartão de crédito. Como o mercado estará mais competitivo, ele poderá escolher pelos descontos menoresconseguirá fechar o caixa do mês de forma saudável e ainda pode utilizar esses valores de outras formas em seu negócio. 

É esperado, pelo Banco Central, um mercado financeiro mais aberto e dinâmico, onde o micro e pequeno empreendedor possa ter mais opções mais poder de negociação com as Credenciadoras. Podendo escolher o que é melhor para o seu negócio. 

 

Como será a minha rotina de antecipação? 

Como citamos agora pouco, atualmente o lojista está preso as empresas de maquininha de cartão que usa. Com o trabalho das Registradoras, os recebíveis de cartão de crédito poderão ser negociados com outras empresas que estiverem interessadas em pagar por ele e, o dono desse valor final, terá o poder de decidir pela menor taxa oferecida e o melhor serviço prestado, recebendo através da Credenciadora de sua escolha. 

Para fazer parte desse novo modelo, você terá que autorizar a consulta a sua agenda de recebíveis na Registradorpara as outras empresas de maquininha de cartão ou outras instituições financeiras (Credenciadoras). 

Essa mudança será apenas para os lojistas que realizam a antecipação de recebíveis no crédito e parcelado. As vendas realizadas em voucher não serão afetadas com esse novo modelo do Banco Central. 

 

Nada mudará para quem usa o Raio-X na conferência de descontos das vendas em cartão. Porém, as empresas de maquininhas precisarão estar preparadas para essa mudança e adequar-se as normas do Banco Central e do Conselho Monetário Nacional. Continue acompanhando o nosso blog e as redes sociais para receber mais novidades sobre a Registradora, além de outras dicas para auxiliar a rotina do micro e pequeno lojista brasileiro. Acesse clicando nas plataformas que desejar: 

 

Blog               Instagram               Facebook               YouTube 

Artigos relacionados


4 thoughts on “Registradora: saiba o que mudará para quem antecipa recebíveis

  1. Ótimo trabalho!
    Após perder muito tempo na internet encontrei esse blog
    que tinha o que tanto procurava.
    Parabéns pelo texto e conteúdo, temos que ter mais
    artigos deste tipo na internet.
    Gostei muito.
    Meu muito obrigado!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O controle

do seu

nas


negócio

suas mãos