A migração ao digital é a integração de novas tecnologias e ferramentas que podem ser implementadas em todas as áreas de um negócio, mudando de maneira integral a forma como você opera e agrega valor aos seus clientes.
É também uma mudança cultural que exige que as organizações possam desafiar continuamente o estado atual de uma empresa, se sintam livres para experimentar e compreendam que o fracasso, e a volta por cima, pode ser mais eficaz do que se imagina.
Por que adotar a migração digital?
A maioria das empresas adota a migração digital por um motivo, dentre vários os existentes.
A razão mais provável, na verdade, é porque tudo se trata de uma questão de sobrevivência, frente a um mercado em constante evolução e muito dinâmico.
À medida que os mercados mudam, os hábitos dos consumidores também se adaptam à nova realidade. E as empresas devem se ajustar e inovar, para que assim possam permanecer em constante relevância.
Sendo assim, as empresas devem adotar a mudança e a agilidade como principais responsáveis pelo mundo dos negócios, além do atendimento à demanda que o mercado exige continuamente.
Muitas empresas passaram a perceber essas mudanças a partir da chegada do e-commerce (comércio digital), a expansão dos marketplaces e, principalmente, as redes sociais.
Outra parte essencial que exige que as empresas adotem a migração digital está no uso da IA (Inteligência Artificial) em diferentes processos produtivos, se expandindo fora dos limites das linhas de produção no setor industrial.
As empresas que empregam a inteligência artificial, dentro de processos de migração digital, veem vários benefícios que auxiliam no objetivo de uma transformação evolutiva frente à tecnologia disponível.
Elas percebem que há maior eficiência operacional por parte das equipes de trabalho, os relacionamentos com os clientes se mostram mais fortalecidos e melhora a tomada de decisão, pois está amparada por dados e análises de mercado.
A inteligência artificial e o aprendizado de máquina, dentro do processo de migração digital, são ferramentas integrais que melhoram os processos de negócios, garantindo que toda mudança implementada ocorra dentro das possibilidades e do crescimento de uma empresa.
Ecossistema digital através das redes sociais
Os processos de uma empresa que vende livros, por exemplo, ou qualquer outro produto, e que entende as percepções favoráveis que a migração digital oferece se apresenta frente a um ecossistema envolvente.
Isso porque encontra os mais variados modelos de ferramentas da internet e, principalmente, quanto ao uso de cloud computing, ou computação na nuvem.
Assim como um e-commerce ou marketplace, as redes sociais se mostram em uma evolução constante, empregando mudanças significativas para as empresas.
Entre as redes sociais de maior destaque, vale ressaltar a facilidade de acesso a:
- Instagram;
- LinkedIn;
- Facebook;
- Youtube;
- Twitter.
Essa mudança se percebe em pequenas, médias e grandes empresas, e todas elas sentem que é preciso acompanhar toda a evolução para, assim, lidar melhor com o tempo e com os recursos que possuem.
Para melhor compreensão, seguem dicas para criar e otimizar as estratégias a partir da migração digital de uma empresa.
Escolha as plataformas certas
Escolha uma plataforma que melhor se adapte às necessidades e público do seu negócio.
A maioria das empresas não usa apenas uma, mas não há necessidade de estar presente em todas as redes sociais, fazendo tudo ao mesmo tempo, afinal, para divulgar filtros a vácuo para o setor industrial, por exemplo, precisa de um método, como qualquer outro produto ou bem de consumo específico.
É preciso ter uma visão geral de cada uma dessas plataformas, entender o que está em alta entre o público-alvo, e investir tempo e até algum capital, para poder ampliar o campo de atuação.
Há ferramentas na internet que fornecem muitas informações sobre quais plataformas de redes sociais podem ser adequadas para o seu modelo de negócio, e como melhor aproveitar as postagens, curtidas e compartilhamentos.
Preencha todos os espaços
É preciso se certificar sobre todas as informações que estão presentes em cada perfil escolhido. Todos os links anexados aos perfis de cada rede social devem levar a uma página de destino clara e objetiva.
As informações presentes em cada plataforma e, por consequência, nas páginas de destino, precisam ser as mesmas em todos os aspectos.
Preencha todos os espaços possíveis, sempre mantendo a organização e clareza sobre as informações que quer passar para o público, sem deixar margem de dúvida, e considerando os canais em que realmente é efetivo esse contato com o público.
Defina seu público-alvo
Essa aqui se alinha com a primeira dica apresentada e ajudará a identificar quais as plataformas que melhor atendem às suas necessidades.
Determine as principais informações do seu público-alvo, como:
- Faixa etária;
- Gênero;
- Interesses;
- Ocupação;
- Renda.
Isso permite a construção de uma persona, que serve como guia para entender quais os desafios que os seus clientes enfrentam, e para quais problemas estão tentando encontrar soluções.
Ao segmentar o público, é possível encontrar aqueles que refletem o que a maioria dos clientes em potencial pensam sobre a sua empresa, e como a migração digital pode ser benéfica para o setor de marketing e vendas. A área de Inteligência do Raio-X pode te ajudar a descobrir o perfil de compra dos clientes e em qual você tem mais movimento, clique aqui para saber mais.
Desenvolva novos conteúdos de forma consistente
Conteúdo novo e de qualidade, sendo produzido de forma consistente, é uma maneira fundamental de atrair clientes em potencial para o seu e-commerce ou para o marketplace em que há uma representação da sua loja virtual.
Ao criar e postar nessas plataformas de rede social, é essencial considerar o comportamento do consumidor, gerenciamento da marca e o desenvolvimento de estratégias de marketing digital.
O conteúdo recente também aumenta o potencial de autoridade, oferece mais oportunidades de SEO, a otimização do motor de busca, para destacar palavras-chave e, mais importante, faz com que a sua empresa apareça de forma mais frequente nas páginas de resultados.
Uma das maneiras mais fáceis de fazer isso é por meio de blogs que podem ser incluídos no site e, depois, ser utilizados para conteúdo em outras plataformas.
Ensine seus leads com conteúdo educativo
Considere a criação de conteúdo educacional, como listas de verificação para download, vídeos, e-books e infográficos que abordam perguntas reais ou potenciais vindas do seu público-alvo sobre sua empresa.
É mais provável que as informações úteis sejam compartilhadas nas redes sociais, ampliando seu alcance com o mínimo esforço.
Desenvolva um sistema de publicação
Não há uma fórmula exata que possa ser aplicada nas redes sociais. Sendo assim, cabe a você criar um sistema de publicação que funcione para a sua empresa.
A consistência é crucial, portanto, programe a frequência de postagem. Envolva-se com os seguidores e siga um cronograma.
Uma vez que a migração digital esteja implementada na empresa, esse tipo de trabalho pode ser aplicado por meio de ferramentas digitais que agilizam o processo, a partir da automação de marketing.
Meça os resultados
Há muitas métricas a serem consideradas, isso ajuda a verificar o desempenho e fornece informações que podem ser utilizadas ao longo do tempo.
Observe quais tipos de postagens as pessoas respondem e interagem, e fique atento em quaisquer tendências de engajamento que você possa aplicar no seu modelo de negócios.
Aqui vale citar o número total de interações, como curtidas em postagens e compartilhamentos, o novo número de seguidores em um determinado período, ou o número de visitas ao site a partir das redes sociais.
Adapte-se e evolua sempre
Faça ajustes sempre que for necessário. As métricas ajudarão a saber o que está funcionando e o que não está, mas leva tempo para criar seguidores em qualquer plataforma.
Estabeleça seu negócio como um “líder de pensamento” e veja os resultados. Talvez seja preciso experimentar diferentes combinações de plataformas, conteúdo e mensagens para encontrar a estrutura certa para alcançar seu público específico.
Conclusão
Ao observar todas as mudanças propostas pela migração digital, não resta dúvida de que o e-commerce, o marketplace, as redes sociais e tudo mais que opera de forma virtual altera a maneira como as empresas se comunicam e comercializam para leads e clientes existentes.
Junto a tudo isso, estão os desafios de integração entre os diferentes sistemas em um fluxo de trabalho consolidado, até mesmo junto à assessoria contábil empresarial. O gerenciamento de dados e os protocolos de segurança devem estar em sintonia.
Por isso a proteção digital não se resume apenas a uma tarefa de TI (Tecnologia da Informação), mas uma iniciativa estratégica de negócios, em grande parte devido às regulamentações rígidas e consequências severas em caso de perdas de dados.
Como parte da migração digital, é importante desenvolver uma estrutura para proteger dados confidenciais, como proposta pela LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
Por fim, a migração digital é uma necessidade que garante que a empresa esteja sempre à frente do mercado em que atua, de sua concorrência e uma maneira inteligente de se manter relevante para o público consumidor.
Afinal, até mesmo o aspirador de pó evoluiu para o mini robô que realiza as tarefas de limpeza do ser humano. Assim, sua empresa também merece um upgrade de verdade.
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