O WhatsApp é um dos aplicativos mais utilizados no Brasil e se tornou popular não apenas entre as pessoas, mas também para empresas. Assim, profissionais autônomos e empreendedores podem usar o WhatsApp Business para vender mais.
Isso acontece porque o aplicativo permite uma comunicação rápida e efetiva entre empresa e potencial cliente. Além disso, muitos consumidores preferem resolver assuntos por mensagem em vez de fazer uma ligação, por exemplo.
Quer aprender mais sobre o WhatsApp Business? Confira a seguir 4 dicas para fazer vendas usando o aplicativo!
O que é e como funciona o WhatsApp Business?
A primeira informação que você precisa ter é que o WhatsApp Business é um aplicativo diferente do da ferramenta pessoal. Ele foi desenvolvido diante das necessidades do mercado em ter uma solução que entregasse funcionalidades relevantes para as empresas.
Logo, na empresa, o ideal é utilizar o aplicativo específico para negócios, não a versão comum. Afinal, o WhatsApp Business amplia suas possibilidades e tem mais funções apropriadas para profissionais e empresas.
Na prática, ele pode ser utilizado ao adquirir um novo chip e número de celular ou ao migrar o seu telefone pessoal para esse modelo. Mas atenção: não é possível ter o mesmo contato nos dois aplicativos.
De qualquer forma, é importante que você mantenha o WhatsApp Business apenas para uso da empresa. Adotando essa prática, é mais fácil separar a vida pessoal e profissional e manter a rotina organizada.
Por que usar essa ferramenta no seu negócio?
Agora você sabe o que é e como funciona o WhatsApp Business. Mas por que vale a pena utilizar esse aplicativo na sua empresa? O principal motivo é que ele pode ajudar você a vender mais, já que boa parte dos brasileiros utiliza o WhatsApp no dia a dia.
Inclusive, muitas pessoas procuram meios alternativos à ligação telefônica para entrar em contato com empresas. Então, se um negócio não tem WhatsApp, ele pode perder oportunidades de estar presente na vida dos consumidores.
Outro motivo para usar WhatsApp Business é que ele promove comunicação rápida, mas oferece flexibilidade. Afinal, você pode receber mensagens a qualquer momento e respondê-las quando for possível. Para facilitar, também há a possibilidade de configurar respostas automáticas.
Além da função de enviar mensagens, seja escrita ou em áudio, o WhatsApp permite trocar fotos, vídeos e outras mídias. Também é possível realizar pagamentos diretamente por ele e, até mesmo, utilizar o status do WhatsApp Business para publicar seus produtos e serviços.
As publicações no status podem ser vistas por quem tem o seu contato e duram apenas 24h. Com isso, vale a pena aproveitar a ferramenta para divulgar novidades sem precisar mandar mensagens diretamente para as pessoas.
4 Dicas para vender mais pelo WhatsApp Business
Agora que você sabe o que é o WhatsApp Business e por que usar essa ferramenta no seu negócio, pode conhecer 4 dicas para aumentar suas vendas com a ajuda do aplicativo.
1 – Organize a sua marca no WhatsApp
A primeira ação que você precisa adotar ao usar o WhatsApp Business é organizar a sua marca no aplicativo. Ele tem espaços para inserir o nome da sua empresa, a foto, endereço e outras informações importantes que os clientes precisam.
Deixar de cadastrar as informações da sua marca pode ser prejudicial para a estratégia. Por isso, coloque o seu nome comercial, monte uma descrição e insira dados como endereço, site e horário de atendimento.
Dessa forma, o consumidor entenderá mais sobre o seu negócio antes de entrar em contato. E se a empresa tomar a iniciativa na conversa, o potencial cliente poderá checar as informações para saber quem está procurando se conectar com ele.
2 – Tenha uma boa comunicação
Apesar das vantagens, o WhatsApp Business apresenta características que demandam alguns cuidados. Por exemplo, como ele envia mensagens por escrito, é válido aplicar as normas de ortografia e gramática para causar uma boa impressão.
Além disso, apesar de não ser uma comunicação instantânea como a ligação telefônica, não é interessante deixar as pessoas muito tempo sem resposta. Uma dica é utilizar a ferramenta de mensagens automáticas do próprio WhatsApp Business.
Você pode cadastrar mensagens de boas-vindas e indicar que a pessoa logo será atendida, por exemplo. Já em um período de congestionamento nas mensagens, a automação pode sinalizar ao cliente que o atendimento está um pouco mais demorado.
Outra dica é sempre cadastrar o horário de funcionamento no perfil do seu negócio. Assim, as pessoas saberão quando você não puder responder — sem que a falta de resposta soe como falta de interesse ou de organização da empresa.
Por fim, lembre-se de ser objetivo ao se comunicar no WhatsApp Business. Fazer áudios muito longos ou mensagens com muitos detalhes, por exemplo, pode não ser prático para o consumidor. Então procure falar de maneira assertiva e direta.
3 – Tenha uma estratégia de vendas
Para vender mais no WhatsApp Business, você precisa pensar em qual será a sua estratégia. Ou seja, quais técnicas devem ser aplicadas para apresentar seus produtos e serviços. Uma dica é sempre terminar suas mensagens com uma pergunta, para incentivar a resposta da pessoa.
Além disso, você pode fazer uso de gatilhos mentais para estimular as vendas. Falar que a condição de preço informada é temporária, por exemplo, ativa o senso de urgência. Já oferecer bônus ou descontos utiliza a reciprocidade.
4 – Utilize as ferramentas do WhatsApp a seu favor
A última dica é utilizar as ferramentas adicionais do WhatsApp Business em sua estratégia. Por exemplo, o catálogo de produtos reúne fotos e informações sobre o que você vende. Com isso, o consumidor pode checar os dados antes de entrar em contato e fazer uma compra.
Mais uma ferramenta útil do WhatsApp Business é a divisão de mensagens e contatos por etiquetas. Isso pode ajudar você a se organizar, sabendo o que os clientes estão comprando e em que etapa do funil de vendas cada um está, por exemplo.
Já as listas de transmissão permitem segmentar os contatos para direcionar mensagens sobre preços, promoções e outras informações relevantes sobre a empresa. Assim, é possível garantir que os envios sejam feitos apenas para os clientes que demonstram interesse em cada tópico.
Agora você descobriu como usar o WhatsApp Business na sua empresa. Como foi possível aprender, ele traz muitos benefícios para quem deseja realizar vendas e ter mais clientes utilizando a tecnologia. Então aproveite essa solução para otimizar os resultados do seu negócio.
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