O atraso nos recebimentos prejudica o caixa das empresas — especialmente, aquelas que estão com as finanças justas ou com falta de recursos. Então é fundamental entender como cobrar clientes que não estão em dia com o seu pagamento, a fim de trazer mais equilíbrio para as contas.
O assunto pode ser delicado para o seu público, mas é possível executar a tarefa de modo cordial, seguindo as regras e mantendo uma boa relação com os compradores. Inclusive, uma gestão de cobrança dos recebíveis eficaz é essencial para reverter a situação e garantir que os créditos oferecidos no mercado entrem para o caixa do seu negócio.
Cobrança de clientes inadimplentes: pontos de atenção
O momento da cobrança costuma gerar dúvidas e até insegurança por parte da empresa, mas essa é uma etapa natural. Para essa operação ser tranquila e bem-sucedida, é fundamental buscar uma abordagem profissional e respeitosa ao cobrar os compradores com recebíveis em aberto.
Além disso, a sua empresa deve observar as determinações do Código de Defesa do Consumidor (CDC). O conjunto de regras estabelecidas pela lei ajuda a determinar como cobrar clientes sem que haja problemas com a Justiça.
Verificação da inadimplência
Antes de prosseguir com a cobrança, confira se o pagamento está em atraso. Analise cuidadosamente os valores atualizados, assegurando-se de que estão corretos e de acordo com os termos acordados.
Inclusão de dados na cobrança
Conforme o CDC, todos os documentos de cobrança devem conter o nome, o endereço e o número de inscrição no CPF ou CNPJ do fornecedor do produto ou serviço correspondente. Portanto, certifique-se de que esses dados estejam presentes nas comunicações para cobrar o pagamento.
Comunicação profissional e respeitosa
Ao cobrar uma dívida, é necessário evitar expor o consumidor inadimplente a constrangimento ou ameaças. Por isso, tome cuidado ao elaborar as mensagens e utilize um tom adequado na negociação, com educação e profissionalismo. Mantenha uma frequência de cobrança razoável, evitando ser invasivo.
Consequências legais
O CDC prevê penalidades para práticas inadequadas na cobrança, como ameaças, coações, afirmações falsas ou qualquer procedimento vexatório ou que interfira no trabalho, descanso ou lazer do cliente. Essas infrações podem acarretar detenção de 3 meses a 1 ano e multa.
Lembre-se de manter uma abordagem educada, buscando soluções para ambas as partes envolvidas. Seguindo essas orientações, você estará agindo em conformidade com a lei e adotando uma postura ética na cobrança de clientes inadimplentes.
Boas práticas para cobrar clientes em dívida com a empresa
Como você pôde conferir, é preciso observar aspectos legais antes de enviar mensagens de cobrança para compradores em atraso. Agora, você entenderá como essa comunicação pode ser feita de maneira profissional e com resultados positivos para o caixa da empresa.
Ainda que a inadimplência seja um problema para as finanças de um negócio, é imprescindível destacar que o devedor é, antes de tudo, um cliente. Logo, a negociação pode resultar no recebimento do valor e, até mesmo, na fidelização e manutenção a longo prazo do relacionamento com ele.
Dessa maneira, faça a gestão de cobranças conforme o que está previsto no Código de Defesa do Consumidor e considerando as dicas a seguir.
Entenda o motivo do atraso
A Confederação Nacional dos Lojistas (CNDL) levantou as principais causas para a inadimplência no Brasil. Entre elas, estão a redução da renda familiar, gastos com problemas de saúde e falta de controle financeiro.
Como as motivações para o atraso do pagamento podem ser variadas, é importante identificar o que faz com que o seu cliente deixe de pagar as contas em dia. Ao entender os motivos, será mais fácil encontrar argumentos e soluções para encontrar uma forma de quitação que atenda a ambas as partes.
Defina o melhor canal para fazer contato
Você sabe qual é a melhor maneira de encontrar, conversar e negociar com o público do seu negócio? A escolha do canal de comunicação também influencia o sucesso da atividade para reverter a situação de inadimplência.
Ligações, cartas, mensagens de texto pelo WhatsApp e e-mail são algumas alternativas para entrar em contato com o inadimplente e tentar solucionar o atraso. Aqui, vale identificar o canal de preferência de cada cliente, garantindo maior alinhamento.
Crie mensagens de cobrança padronizadas e humanizadas
Ter um padrão de comunicação colabora para a eficiência da gestão de cobranças. Afinal, é preciso manter o profissionalismo durante a conversa e garantir que a negociação seja feita respeitando a legislação vigente.
Ao mesmo tempo, humanizar os argumentos é uma forma de trazer mais efetividade para a cobrança. Como você conferiu, o atraso pode ser fruto de problemas financeiros do cliente ou de questões mais urgentes para ele, então mantenha uma comunicação humanizada e flexível.
Tenha um cronograma de cobranças
Outra forma de dar mais efetividade à tarefa é a criação de um roteiro. Nessa estratégia, você poderá elaborar um cronograma com datas e atividades, como envio de mensagens, para cobrar o cliente.
Um lojista, por exemplo, pode estabelecer esta rotina:
- 24 horas após a data de vencimento: envio de primeiro e-mail;
- 7 dias após da data de vencimento: disparo do segundo e-mail;
- 10 dias após da data de vencimento: ligação, usando roteiro predeterminado;
- 30 dias após da data de vencimento: envio de carta de cobrança.
O estabelecimento do cronograma e das atividades a serem realizadas depende das políticas de cada empresa. Você pode estabelecer uma rotina para dar mais eficácia ao processo de cobrança, utilizando mensagens padronizadas.
Ofereça soluções para o cliente
Por fim, é preciso ter clareza na comunicação com o cliente inadimplente sobre as opções disponíveis para a resolução do problema. Então disponibilize a ele meios facilitados para o pagamento, com o objetivo de solucionar o atraso quanto antes.
Lembre-se de considerar as razões para a inadimplência, oferecendo condições de negociação que sejam acessíveis. Ao mesmo tempo, busque alternativas que consigam compensar os possíveis prejuízos financeiros da empresa pelo atraso nos recebíveis.
Ao seguir as orientações legais para a cobrança e as dicas deste artigo, será mais fácil diminuir a inadimplência em seu negócio. Agora que você já sabe como cobrar clientes, poderá organizar as suas finanças e sua empresa terá mais chances de ter sucesso e garantir a sua sustentabilidade.
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