Aproveitar as datas comerciais é uma das boas práticas que micro e pequenos lojistas podem explorar para aumentar suas vendas. É por isso que momentos como a Black Friday de 2023 podem trazer oportunidades atraentes.
Esse é um dos dias mais aguardados pelos consumidores ao longo do ano, especialmente por conta das promoções. Além de quem está comprando, quem vende pode extrair o melhor desse momento, ampliando as oportunidades de negócios.
Como esse é um período tão relevante, é fundamental deixar o seu negócio preparado para a Black Friday de 2023, sem que tudo fique para a última hora.
Faça um bom planejamento
O primeiro passo é fazer um bom planejamento para a Black Friday. Ele serve para maximizar as vendas, reduzir as chances de problemas e criar soluções para eventuais contratempos.
Para desenhar um planejamento, é preciso definir metas para a Black Friday 2023. Por exemplo, as empresas costumam buscar um aumento percentual nas vendas, a conquista de um número mínimo de novos clientes ou o alcance de faturamento específico.
Antecipe a divulgação online
Como a Black Friday já é uma data presente no calendário comercial brasileiro, os consumidores se programam para ela. Muitos já sabem exatamente o que pretendem comprar e o quanto esperam gastar.
Por isso, o ideal é não deixar para o último momento para iniciar as divulgações da sua loja. Quanto mais cedo elas iniciarem, maiores são as chances de alcançar clientes em potencial que planejam suas compras, fazendo-os priorizar sua marca.
Para começar o marketing, uma dica é explorar a comunicação por redes sociais. Se houver verba, o investimento em tráfego pago tende a ser interessante para aumentar a base de pessoas impactadas, de maneira segmentada.
Prepare o estoque
Durante a Black Friday, a demanda por produtos costuma ser significativamente maior do que em dias normais. Se o seu estoque não estiver abastecido, você pode perder vendas por desapontar compradores em potencial.
Além disso, a falta de itens em estoque pode levar a rupturas, fazendo com que você não consiga atender aos pedidos. Logo, aumentam as chances de insatisfação do cliente com seus serviços.
Aqui, vale destacar que preparar o estoque não significa investir em excesso. Caso haja sobra de produtos, as suas despesas com armazenamento podem aumentar após a Black Friday. Para ter um estoque adequado, é essencial ter um número que seja condizente com as expectativas de venda.
Para tanto, convém fazer projeções de vendas, considerando dados históricos de outros anos e meses anteriores. Desse modo, é possível deixar o armazenamento abastecido de forma compatível com os eventuais resultados.
Tenha atenção à logística
Assim como acontece com a preparação do estoque, a preocupação com a logística é essencial para assegurar uma boa Black Friday para seu negócio em 2023. Erros nessa área podem levar a atrasos nas entregas e, consequentemente, à insatisfação do consumidor.
Em especial no caso de lojas online, uma logística adequada oferece diversos aspectos positivos, como:
- atendimento às expectativas dos clientes;
- eficiência operacional;
- redução de custos de frete.
Nesse caso, é preciso se preparar tanto para o recebimento de produtos dos fornecedores quanto para as entregas para os consumidores. Vale a pena negociar contratos com transportadoras, considerando a demanda esperada, por exemplo.
Personalize as ofertas e precificação
Outra boa prática é personalizar as promoções para a Black Friday, pois elas são mais relevantes para os clientes. Quando elas correspondem aos interesses e histórico de compras do público, as pessoas ficam mais propensas a se envolver com a loja e adquirir as ofertas.
Ainda, lembre-se de que muitos compradores esperam promoções na Black Friday. Ou seja, é comum que as pessoas estejam mais dispostas a fazer aquisições. Entretanto, se elas virem que sua loja não oferece nada específico para a Black Friday, os consumidores podem procurar o concorrente.
Ofereça benefícios reais
Os benefícios reais da Black Friday são aqueles que realmente representam uma economia para o consumidor. Isso significa que os descontos devem ser verdadeiros e não apenas uma forma de chamar a atenção de quem compra.
Quando o público percebe que as ofertas são genuínas e que proporcionam um desconto expressivo, há a construção de um vínculo de confiança. Esse é um ativo valioso, que pode levar a vendas repetidas e à fidelização do cliente.
Além disso, oferecer condições reais demonstra a integridade de sua loja. A medida mostra que o estabelecimento não está tentando enganar ou manipular os compradores, o que pode gerar destaque em relação à concorrência.
A postura transparente também é essencial pensando no longo prazo, principalmente no aumento da base de clientes. Caso a pessoa perceba que fez um bom negócio, ela pode começar a priorizar sua empresa no futuro e até recomendá-la para amigos e familiares.
Invista na experiência do cliente
Somando-se às ofertas reais, vale a pena investir em uma experiência do consumidor que seja positiva. O público satisfeito tem maior probabilidade de retornar à sua loja para futuras compras, mesmo após o evento.
Em um ambiente altamente competitivo durante a Black Friday, a forma de tratar o cliente pode diferenciar sua marca e atrair a atenção das pessoas em meio a muitas opções. Para acertar nesse sentido, algumas boas práticas incluem:
- capriche no atendimento: esteja preparado para responder às perguntas e resolver problemas de que compra de maneira rápida e eficiente;
- ofereça transparência: forneça informações detalhadas sobre produtos e serviços para que os compradores possam tomar decisões mais informadas;
- tenha uma navegação intuitiva: para quem pretende aproveitar as oportunidades do e-commerce, o site tem que ser de fácil compreensão e navegação para o público;
- conte com um processo de compra simplificado: garanta agilidade nessas etapas e apresente diferentes opções de pagamento.
Invista em tecnologia
Por fim, investir em tecnologia é importante ao longo da Black Friday de 2023 — e no restante do ano. Ela desempenha um papel ativo na eficiência operacional, na satisfação do cliente e no sucesso geral de vendas durante o evento.
Os recursos do tipo também podem ser usados para aprimorar a experiência do consumidor em todos os pontos de contato. Sistemas de gestão de estoque e inventário podem ajudar a garantir que você tenha os produtos certos preparados para a Black Friday.
O uso da tecnologia também se estende para o investimento em marketing digital para automação de diversas rotinas. Além disso, ela oportuniza a coleta de dados para futuras análises — que você pode utilizar para ter uma Black Friday ainda melhor em 2024.
Como você aprendeu, a Black Friday de 2023 é uma data comercial relevante e que chama a atenção de muitos clientes. Por isso, se você é micro ou pequeno lojista, é fundamental usar essas dicas para estar bem-preparado e aproveitar essa janela para suas vendas.
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