Escolher os melhores meios de pagamento para o negócio nem sempre é fácil, já que é necessário entender como funciona o processo de compra e o sistema de pagamento. A partir de então, você deve encontrar uma solução que atenda às necessidades da empresa.
Além disso, a solução deve oferecer uma boa experiência aos clientes. Nesse contexto, é importante entender as diferenças entre adquirentes, subadquirentes e gateway. Ao considerar as vantagens e desvantagens de recorrer a cada uma delas, a empresa conseguirá definir as soluções necessárias.
O que são adquirentes, subadquirentes e gateway?
As adquirentes são empresas que realizam a intermediação de transações e o processo das operações financeiras via meios de pagamento como cartões de débito e crédito. Para tanto, elas se comunicam com as bandeiras e com os bancos emissores sempre que há uma compra.
As subadquirentes apresentam funções semelhantes às das adquirentes. Logo, elas fazem a intermediação de pagamentos e o processamento das transações financeiras.
Contudo, as subadquirentes se comunicam com as adquirentes, além dos bancos e bandeiras. Nesse sentido, elas realizam uma espécie de ponte entre os lojistas, por exemplo, e as empresas adquirentes.
Por outro lado, o gateway transmite as informações entre adquirentes, lojistas e emissores de cartão. O seu objetivo é processar as informações no momento em que a compra é finalizada.
Quando a venda é feita por meio de um gateway, quem faz o repasse dos recebíveis ao comerciante é a própria adquirente. Ainda, o prazo depende do que foi acordado com ela.
Como esses intermediários funcionam?
Agora que você já conhece o conceito de adquirente, subadquirente e gateway, vale a pena entender como cada um desses intermediários age.
Adquirente
As adquirentes atuam quando uma empresa realiza a venda utilizando uma maquininha de cartão. Aqui, ela fica responsável por fazer a comunicação da transação entre essa operadora, a bandeira do meio de pagamento e o banco vinculado.
A empresa operacionaliza a leitura do cartão e todos os dados necessários, comunica a bandeira que, por sua vez, verifica a regularidade e o saldo disponível. Caso todas as informações estejam corretas, a operação será autorizada.
Subadquirentes
Como você viu, as subadquirentes fazem a comunicação com os lojistas e as adquirentes, e não diretamente com o banco ou as bandeiras de cartões. Então o custo nas cobranças sobre vendas feitas por elas tende a ser um pouco mais alto.
Além disso, as subadquirentes são conhecidas como facilitadoras, já que elas intermedeiam as transações e oferecem o serviço de antifraude. Em geral, elas administram as vendas de forma direta, sendo o destino imediato do dinheiro após a conclusão das etapas.
Esse fluxo facilita o repasse dos valores líquidos — descontados da taxa de administração — ao lojista. Ou seja, elas transportam os dados da transação a adquirente e liquidam os recebíveis junto aos comerciantes.
Gateway
Já o gateway é mais utilizado nos pagamentos online, feitos em uma loja virtual. Ele é usado para processar os dados dos cartões — tanto aqueles de crédito quanto os de débito. Vale notar que ele é a própria interface apresentada ao usuário.
Assim, quando uma pessoa digita os dados do cartão em um site, ela está incluindo as informações diretamente em um gateway de pagamento. A ferramenta, por sua vez, envia esses dados para o banco do cartão.
O processo ocorre de maneira totalmente segura e criptografada, o que ajuda a evitar possíveis vazamentos ou fraudes, por exemplo. No caso da transação ser aprovada pela instituição responsável, o gateway faz o repasse dos valores para a conta do lojista.
Para a empresa que vende online, o gateway é praticamente indispensável. Porém, é preciso ter atenção com os custos, que podem tornar a busca por uma subadquirente mais interessante.
Qual é a diferença entre eles?
Embora as soluções pareçam desempenhar as mesmas funções nas operações financeiras, existem diferenças entre adquirentes, subadquirentes e gateways que devem ser destacadas. Afinal, essas distinções podem indicar qual é a alternativa mais adequada para cada perfil de negócio.
Uma diferença é que as empresas de adquirentes são licenciadas pela bandeira do cartão de débito e crédito, enquanto as subadquirentes não precisam ter essa afiliação. Por essa razão, costuma haver mais alternativas disponíveis no mercado.
Outra diferença é em relação aos custos. O valor de transação geralmente é menor para o lojista se contar apenas com as adquirentes. Afinal, é menos um intermediário no processo, o que pode ajudar a aumentar os lucros em cada operação.
Ainda, os gateways são indicados para comércios virtuais mais robustos. Isso porque as suas soluções são personalizadas e, portanto, necessitam de uma equipe de desenvolvimento para garantir que todos os recursos sejam bem aproveitados para a realidade do negócio.
Mais um detalhe que diferencia as soluções é a segurança. A adquirente não tem um sistema antifraude próprio para as transações online, por exemplo. Nesse caso, é preciso buscar alternativas independentes no mercado.
Qual é a importância de ter um intermediário financeiro?
Você já conheceu as diferenças entre adquirente, subadquirente e gateway. Mas qual é a importância de ter um intermediário financeiro? A primeira vantagem é a captação de clientes.
Ao oferecer diferentes formas de pagamento e um serviço seguro e eficiente, os consumidores serão atraídos para o seu negócio. Isso também aumenta a taxa de fidelização, já que eles terão uma boa experiência e poderão ficar mais satisfeitos, fazendo com que comprem novamente.
Além disso, com o crescimento das soluções digitais e do e-commerce, a praticidade no momento do pagamento é um ponto bastante considerado pelos clientes. Dessa maneira, oferecer um serviço que seja sem burocracias é muito importante.
Problemas no momento do pagamento ou falta de alternativas podem trazer desconfiança e desestimular às compras e aquisições de serviços. Logo, contar com essas soluções permite atender melhor às necessidades do público.
Como você viu, adquirentes, subadquirentes e gateways são fundamentais para as empresas que aceitam pagamento com cartão de crédito ou débito. Após conferir como elas funcionam, fica mais fácil selecionar a alternativa ideal para a empresa.
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