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8 dicas de como otimizar sua empresa e migrar para o digital

TAGS: Atendimento, Divulgação, Redes Sociais, Vendas

A migração ao digital é a integração de novas tecnologias e ferramentas que podem ser implementadas em todas as áreas de um negócio, mudando de maneira integral a forma como você opera e agrega valor aos seus clientes.

É também uma mudança cultural que exige que as organizações possam desafiar continuamente o estado atual de uma empresa, se sintam livres para experimentar e compreendam que o fracasso, e a volta por cima, pode ser mais eficaz do que se imagina.

 

Por que adotar a migração digital?

A maioria das empresas adota a migração digital por um motivo, dentre vários os existentes. 

A razão mais provável, na verdade, é porque tudo se trata de uma questão de sobrevivência, frente a um mercado em constante evolução e muito dinâmico.

À medida que os mercados mudam, os hábitos dos consumidores também se adaptam à nova realidade. E as empresas devem se ajustar e inovar, para que assim possam permanecer em constante relevância.

Sendo assim, as empresas devem adotar a mudança e a agilidade como principais responsáveis pelo mundo dos negócios, além do atendimento à demanda que o mercado exige continuamente.

Muitas empresas passaram a perceber essas mudanças a partir da chegada do e-commerce (comércio digital), a expansão dos marketplaces e, principalmente, as redes sociais.

Outra parte essencial que exige que as empresas adotem a migração digital está no uso da IA (Inteligência Artificial) em diferentes processos produtivos, se expandindo fora dos limites das linhas de produção no setor industrial.

As empresas que empregam a inteligência artificial, dentro de processos de migração digital, veem vários benefícios que auxiliam no objetivo de uma transformação evolutiva frente à tecnologia disponível.

Elas percebem que há maior eficiência operacional por parte das equipes de trabalho, os relacionamentos com os clientes se mostram mais fortalecidos e melhora a tomada de decisão, pois está amparada por dados e análises de mercado.

A inteligência artificial e o aprendizado de máquina, dentro do processo de migração digital, são ferramentas integrais que melhoram os processos de negócios, garantindo que toda mudança implementada ocorra dentro das possibilidades e do crescimento de uma empresa.

 

Ecossistema digital através das redes sociais

Os processos de uma empresa que vende livros, por exemplo, ou qualquer outro produto, e que entende as percepções favoráveis que a migração digital oferece se apresenta frente a um ecossistema envolvente.

Isso porque encontra os mais variados modelos de ferramentas da internet e, principalmente, quanto ao uso de cloud computing, ou computação na nuvem.

Assim como um e-commerce ou marketplace, as redes sociais se mostram em uma evolução constante, empregando mudanças significativas para as empresas.

Entre as redes sociais de maior destaque, vale ressaltar a facilidade de acesso a:

  • Instagram;
  • LinkedIn;
  • Facebook;
  • Youtube;
  • Twitter.

Essa mudança se percebe em pequenas, médias e grandes empresas, e todas elas sentem que é preciso acompanhar toda a evolução para, assim, lidar melhor com o tempo e com os recursos que possuem.

Para melhor compreensão, seguem dicas para criar e otimizar as estratégias a partir da migração digital de uma empresa.

 

Escolha as plataformas certas

Escolha uma plataforma que melhor se adapte às necessidades e público do seu negócio.

A maioria das empresas não usa apenas uma, mas não há necessidade de estar presente em todas as redes sociais, fazendo tudo ao mesmo tempo, afinal, para divulgar filtros a vácuo para o setor industrial, por exemplo, precisa de um método, como qualquer outro produto ou bem de consumo específico.

É preciso ter uma visão geral de cada uma dessas plataformas, entender o que está em alta entre o público-alvo, e investir tempo e até algum capital, para poder ampliar o campo de atuação.

Há ferramentas na internet que fornecem muitas informações sobre quais plataformas de redes sociais podem ser adequadas para o seu modelo de negócio, e como melhor aproveitar as postagens, curtidas e compartilhamentos.

 

Preencha todos os espaços

É preciso se certificar sobre todas as informações que estão presentes em cada perfil escolhido. Todos os links anexados aos perfis de cada rede social devem levar a uma página de destino clara e objetiva.

As informações presentes em cada plataforma e, por consequência, nas páginas de destino, precisam ser as mesmas em todos os aspectos.

Preencha todos os espaços possíveis, sempre mantendo a organização e clareza sobre as informações que quer passar para o público, sem deixar margem de dúvida, e considerando os canais em que realmente é efetivo esse contato com o público.

 

Defina seu público-alvo

Essa aqui se alinha com a primeira dica apresentada e ajudará a identificar quais as plataformas que melhor atendem às suas necessidades.

Determine as principais informações do seu público-alvo, como:

  • Faixa etária;
  • Gênero;
  • Interesses;
  • Ocupação;
  • Renda.

Isso permite a construção de uma persona, que serve como guia para entender quais os desafios que os seus clientes enfrentam, e para quais problemas estão tentando encontrar soluções.

Ao segmentar o público, é possível encontrar aqueles que refletem o que a maioria dos clientes em potencial pensam sobre a sua empresa, e como a migração digital pode ser benéfica para o setor de marketing e vendas. A área de Inteligência do Raio-X pode te ajudar a descobrir o perfil de compra dos clientes e em qual você tem mais movimento, clique aqui para saber mais.

 

Desenvolva novos conteúdos de forma consistente

Conteúdo novo e de qualidade, sendo produzido de forma consistente, é uma maneira fundamental de atrair clientes em potencial para o seu e-commerce ou para o marketplace em que há uma representação da sua loja virtual.

Ao criar e postar nessas plataformas de rede social, é essencial considerar o comportamento do consumidor, gerenciamento da marca e o desenvolvimento de estratégias de marketing digital.

O conteúdo recente também aumenta o potencial de autoridade, oferece mais oportunidades de SEO, a otimização do motor de busca, para destacar palavras-chave e, mais importante, faz com que a sua empresa apareça de forma mais frequente nas páginas de resultados.

Uma das maneiras mais fáceis de fazer isso é por meio de blogs que podem ser incluídos no site e, depois, ser utilizados para conteúdo em outras plataformas.

 

Ensine seus leads com conteúdo educativo

Considere a criação de conteúdo educacional, como listas de verificação para download, vídeos, e-books e infográficos que abordam perguntas reais ou potenciais vindas do seu público-alvo sobre sua empresa.

É mais provável que as informações úteis sejam compartilhadas nas redes sociais, ampliando seu alcance com o mínimo esforço.

 

Desenvolva um sistema de publicação

Não há uma fórmula exata que possa ser aplicada nas redes sociais. Sendo assim, cabe a você criar um sistema de publicação que funcione para a sua empresa.

A consistência é crucial, portanto, programe a frequência de postagem. Envolva-se com os seguidores e siga um cronograma.

Uma vez que a migração digital esteja implementada na empresa, esse tipo de trabalho pode ser aplicado por meio de ferramentas digitais que agilizam o processo, a partir da automação de marketing.

 

Meça os resultados

Há muitas métricas a serem consideradas, isso ajuda a verificar o desempenho e fornece informações que podem ser utilizadas ao longo do tempo.

Observe quais tipos de postagens as pessoas respondem e interagem, e fique atento em quaisquer tendências de engajamento que você possa aplicar no seu modelo de negócios.

Aqui vale citar o número total de interações, como curtidas em postagens e compartilhamentos, o novo número de seguidores em um determinado período, ou o número de visitas ao site a partir das redes sociais.

 

Adapte-se e evolua sempre

Faça ajustes sempre que for necessário. As métricas ajudarão a saber o que está funcionando e o que não está, mas leva tempo para criar seguidores em qualquer plataforma.

Estabeleça seu negócio como um “líder de pensamento” e veja os resultados. Talvez seja preciso experimentar diferentes combinações de plataformas, conteúdo e mensagens para encontrar a estrutura certa para alcançar seu público específico.

 

Conclusão

Ao observar todas as mudanças propostas pela migração digital, não resta dúvida de que o e-commerce, o marketplace, as redes sociais e tudo mais que opera de forma virtual altera a maneira como as empresas se comunicam e comercializam para leads e clientes existentes.

Junto a tudo isso, estão os desafios de integração entre os diferentes sistemas em um fluxo de trabalho consolidado, até mesmo junto à assessoria contábil empresarial. O gerenciamento de dados e os protocolos de segurança devem estar em sintonia.

Por isso a proteção digital não se resume apenas a uma tarefa de TI (Tecnologia da Informação), mas uma iniciativa estratégica de negócios, em grande parte devido às regulamentações rígidas e consequências severas em caso de perdas de dados.

Como parte da migração digital, é importante desenvolver uma estrutura para proteger dados confidenciais, como proposta pela LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Por fim, a migração digital é uma necessidade que garante que a empresa esteja sempre à frente do mercado em que atua, de sua concorrência e uma maneira inteligente de se manter relevante para o público consumidor.

Afinal, até mesmo o aspirador de pó evoluiu para o mini robô que realiza as tarefas de limpeza do ser humano. Assim, sua empresa também merece um upgrade de verdade.

 

Se quiser ficar por dentro das nossas atualizações, acompanhe-nos nas redes sociais. Estamos no Instagram, YouTube e Facebook!

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. 

Artigo escrito por Itália Merenna

Publicado em 31/05/2022

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