O e-commerce brasileiro cresceu em popularidade e passou a ter um faturamento 785% maior em 2022, em comparação ao período antes da pandemia. Por isso, cada vez mais empreendedores passaram a buscar meios de vender na internet.
Se você ainda tem dúvidas se deve começar a fazer vendas online no seu negócio, vale a pena analisar algumas razões para tomar essa decisão. Afinal, a internet pode impulsionar os resultados da sua empresa.
1. Aumentar o alcance de sua empresa
Um dos principais motivos para um negócio realizar vendas pela internet é a capacidade de atingir um público maior. Afinal, o alcance de uma marca que vende online é muito mais amplo do que uma loja que faz operações apenas presencialmente.
Basta pensar na questão geográfica: ao vender de forma presencial, você está limitado às pessoas do seu bairro ou cidade que podem ir ao estabelecimento. Já se você decide vender na internet, é possível ser encontrado por clientes de todo o país ou até do mundo.
Essa característica é benéfica porque a marca passa a ser conhecida por mais pessoas, o que pode ajudar a aumentar o número de clientes. Assim, há como faturar mais e ampliar a margem de lucro, estimulando o crescimento da empresa.
2. Reduzir os custos
Outra razão para utilizar a internet na hora de vender é que os custos da estratégia costumam ser mais baixos do que vender presencialmente. Ao abrir uma loja física, é comum que existam gastos significativos com aluguel ou compra de imóvel, adaptação do local para receber o público, contas de serviços básicos e manutenção, etc.
No ambiente online, diversos desses custos não existem ou, pelo menos, são menores. Essa característica tende a facilitar o gerenciamento financeiro e pode ajudar sua empresa a conquistar lucros mais expressivos.
3. Vender a qualquer hora do dia
Em uma loja física, o horário de funcionamento costuma ser limitado. Em geral, as operações se estendem até 18h ou 22h (no caso de shoppings, por exemplo). Como resultado, você não pode realizar vendas durante todo o dia. Ao vender na internet, não há essa limitação.
Afinal, o seu site fica online sem interrupções, sem precisar de funcionários ou da sua presença para funcionar. Com isso, os clientes podem comprar a qualquer momento e você só precisa iniciar a logística para envio a partir do próximo dia útil, durante o seu horário de trabalho.
4. Aproveitar a praticidade no comércio digital
Realizar vendas na internet costuma ser simples, principalmente porque os recursos a serem utilizados online estão cada vez mais intuitivos. Assim, você pode abrir uma loja virtual mesmo se não tiver conhecimentos profundos acerca da tecnologia.
Quem não deseja ter o próprio site de vendas, por exemplo, pode se cadastrar em uma plataforma de e-commerce com marketplace — um site que permite que outras empresas anunciem produtos. Aqui, basta se cadastrar, inserir fotos e informações sobre os seus produtos, informar o preço e você já pode começar a vender, de forma simples e prática.
5. Se adequar à nova realidade do mercado
Diante das mudanças da sociedade, estar online deixou de ser um diferencial e se tornou praticamente uma necessidade. Afinal, as pessoas já realizam boa parte das atividades pela internet. Diante desse cenário, quem não vende online está perdendo dinheiro.
Até mesmo quando compram um produto presencialmente é comum que os consumidores realizem pesquisas na internet sobre ele. Ao vender online, é possível fazer a sua marca ser encontrada quando essas pesquisas são feitas, alcançando os usuários onde eles estiverem.
6. Estar mais perto do cliente
Como você viu, a internet faz parte da vida das pessoas. Desse modo, fazer vendas online é uma oportunidade para se conectar mais com o seu consumidor. Além da venda realizada, existe a vantagem de poder coletar mais informações sobre o público-alvo.
Com esses dados, você pode otimizar estratégias para atrair cada vez mais interessados nos seus produtos, além de fidelizar quem já comprou de você. No geral, uma das formas de aproveitar essa vantagem é interagir com os clientes por meio das redes sociais da loja, fortalecendo o relacionamento.
Além disso, vender na internet permite simplificar o atendimento e oferecer mais possibilidades de contato. Quando o cliente é bem atendido, ele tende a realizar novas compras e ainda pode indicar sua empresa para outras pessoas.
7. Ter segurança ao vender
Muitas empresas deixam de ganhar dinheiro na internet porque acham que é arriscado realizar vendas online. Porém, essa não é a realidade, já que existem diversos recursos para garantir segurança aos lojistas e aos clientes nos sites e plataformas de e-commerce.
Em primeiro lugar, você não estará tão exposto a assaltos quando na loja física, por exemplo. Além disso, as transações financeiras acontecem de modo online, evitando que seja preciso lidar com grandes quantias físicas de dinheiro.
Além disso, seguindo orientações de segurança na internet e tendo serviços confiáveis, é possível evitar os golpes online e aproveitar os benefícios da internet com toda a proteção necessária para o seu negócio.
8. Acompanhar os resultados da sua empresa
É comum que os empreendedores tenham dificuldades de fazer um balanço das suas vendas físicas. Afinal, é preciso conhecer os KPIs (indicadores de performance), escolher quais deles utilizar e fazer os cálculos para acompanhar o desempenho.
Já se você optar por vender na internet, essa etapa poderá ser facilitada. Isso porque você poderá contar com ferramentas específicas para realizar essas tarefas. Por meio de uma plataforma online, por exemplo, é possível acompanhar os recebíveis com praticidade, sabendo qual é a situação financeira do negócio.
Você também pode aproveitar os relatórios e KPIs que as plataformas de e-commerce oferecem. Dessa forma, fica mais fácil analisar os resultados obtidos e otimizar as estratégias do negócio.
9. Ter melhores resultados com marketing
Por fim, ter uma loja online permite que você conquiste resultados mais interessantes com o marketing digital. Utilizando o site e redes sociais, por exemplo, é possível divulgar seu negócio com mais efetividade e personalização, atraindo interessados e aumentando suas vendas.
Agora você tem 9 motivos para começar a vender na internet além da sua loja física. Como essa pode ser uma forma de ampliar seus resultados, não deixe de considerar essa estratégia para alcançar os objetivos da sua empresa.
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