Muitos estabelecimentos oferecem diferentes meios de pagamento para os consumidores. Entre os mais comuns estão os cartões de débito e crédito, por conta da segurança, praticidade e versatilidade que essas opções proporcionam aos usuários.
Contudo, as tarifas, encargos e despesas podem representar um desafio para o lojista, o que pode afetar a saúde da empresa. Nesse sentido, a auditoria de taxas é uma ferramenta importante para garantir que o negócio pague apenas o que é devido, considerando os contratos firmados, e tenha melhor controle sobre os custos.
O que é auditoria de taxas?
A auditoria de taxas se refere a um processo de revisão e análise das cobranças associadas ao uso de cartões de crédito, débito e outras formas de pagamento. Essa avaliação inclui diferentes encargos que os lojistas pagam às operadoras e instituições financeiras ao realizar suas transações.
O objetivo principal é identificar eventuais erros, excessos ou irregularidades nas taxas. Esse processo garante que as empresas estejam pagando somente o que foi combinado em contrato, estando em conformidade com as regras estabelecidas pelas redes de cartões.
Imagine uma loja movimentada, em que muitos clientes fazem compras todos os dias com cartões de débito e crédito. Cada transação envolve diversos sistemas de pagamento, instituições financeiras e intermediários, além de custos de processamento, de rede e mais.
Assim, a auditoria de taxas é responsável por garantir que os lojistas sejam cobrados corretamente e conforme as regulamentações estabelecidas.
Como o processo de auditoria de taxas funciona?
Esse processo envolve diferentes etapas para analisar as cobranças associadas ao processamento de pagamentos por cartões.
Nesse sentido, há a coleta de todas as informações relacionadas às transações e taxas, como contratos com provedores de serviços de pagamento, detalhes das transações, entre outros. A partir disso, há como analisar os valores de maneira detalhada.
Cada cobrança tem que ser examinada individualmente, fazendo comparações com as regras estabelecidas pelas operadoras de cartões. O principal objetivo é verificar incidências indevidas, discrepâncias ou erros de cálculo.
Ao final da auditoria de taxas, é gerado um relatório detalhado que serve para destacar todas as descobertas do processo, incluindo eventuais erros encontrados, recomendações para melhorias e questões semelhantes.
Com a identificação de pontos de atenção, torna-se possível negociar com provedores de serviços de pagamento ou redes de cartões para recuperar as cobranças indevidas, por exemplo. Também podem surgir oportunidades de otimizar contratos, o que pode incluir a negociação de termos mais favoráveis.
Qual é a importância de acompanhar essas taxas?
Após entender como funciona a auditoria de taxas, chegou o momento de conhecer a importância de conferir a sua incidência. Afinal, eles representam parte dos custos operacionais — e a falta de monitoramento deles pode gerar gastos excessivos e perda de lucratividade.
Veja as vantagens de avaliar as tarifas dos meios de pagamento, como cartões de crédito e débito!
Controle de custos
As taxas em transações com cartão são diversas, incluindo o processamento, intercâmbio, estorno, a rede, entre outras. Acompanhar essas despesas é fundamental para o lojista saber exatamente quanto está pagando por cada venda.
A medida permite um controle melhor dos custos e viabiliza a identificação de oportunidades para reduzi-los. Essa também é uma forma de entender melhor a composição financeira do negócio, compreendendo os impactos na lucratividade, por exemplo.
Previsibilidade financeira
Ao verificar as taxas, o lojista pode estimar os custos associados ao processamento de pagamentos. Logo, essa etapa é bastante relevante para o planejamento financeiro, permitindo que o negócio aloque recursos de modo eficiente e evite surpresas no orçamento.
Ainda, o acompanhamento das despesas permite entender quanto deve ser provisionado mensalmente para cobrir os custos. Assim, fica mais fácil fazer planos a partir dos recursos obtidos com as vendas.
Identificação de erros
O monitoramento das taxas possibilita encontrar eventuais erros de cobrança. Quando elas são analisadas com mais detalhes, há a chance de conferir atividades fraudulentas ou valores indevidos, permitindo que a empresa adote medidas rápidas para corrigir o problema.
Considerando que essas porcentagens são cobradas a cada transação, os custos podem se acumular de forma considerável ao longo do tempo. Por isso, a identificação rápida de erros ou inconsistências é essencial para economizar.
Tomada de decisão estratégica
Por fim, com um entendimento maior das taxas de cartões, a empresa pode tomar decisões financeiras mais estratégicas. Dessa maneira, é possível decidir quais métodos você aceitará, como melhorar processos de pagamento e como ajustar preços para compensar esses custos.
Dependendo do caso, a auditoria de taxas pode motivar a busca por outros parceiros, como uma maquininha diferente. Como resultado, a empresa consegue cuidar da parte financeira sem deixar de oferecer facilidade para os clientes.
Como implementar a auditoria de taxas no negócio?
Realizar a auditoria de taxas na empresa pode ser uma estratégia para otimizar os custos associados ao processamento de pagamentos por cartões. Para acertar na implementação, o primeiro passo é conhecer as diferentes cobranças incidentes nas transações e compreender como elas funcionam.
Logo, é essencial entender os tipos de custos envolvidos, como eles são calculados e quais são as condições definidas em contrato. Assim, fica mais fácil identificar quaisquer irregularidades ou inconsistências.
Embora a auditoria de taxas possa ser executada por profissionais qualificados, não é preciso se restringir a essa possibilidade. Com o avanço da tecnologia, há como recorrer a uma plataforma que ajude nesse sentido, como o Raio-X. Por apenas R$59,90/mês o empreendedor tem esse serviço e muitos outros que ajudarão na rotina de trabalho. Também é possível testar por 30 dias gratuitamente.
Com essa solução, você pode integrar e conferir as informações de vendas e taxas de cartão de forma rápida e fácil. Ao emitir o relatório, a gestão consegue verificar quais foram as cobranças e se os valores correspondem à quantia acordada.
Como você viu, a auditoria de taxas é um processo que permite identificar erros ou irregularidades nas tarifas cobradas da empresa. Com uma ferramenta robusta e simples de usar, você pode verificar facilmente quais foram as cobranças e se os valores correspondem à quantia acordada.
Quer ter ajuda para simplificar o acompanhamento das taxas e outras condições? Então acesse o Raio-X e conheça as nossas funcionalidades! Gostou do conteúdo? Nos siga nas redes sociais para manter-se informado sobre todas as novidades. Estamos no Instagram, YouTube e TikTok.