fbpx

Pix Parcelado: o que é e como funciona?

O Pix se tornou um dos meios de pagamento preferidos do brasileiro, devido à rapidez com que as transações são concluídas. Diante de sua popularidade, o Banco Central anunciou uma nova funcionalidade que permite parcelar compras. Por isso, se você tem um pequeno negócio, vale a pena saber o que é o Pix parcelado.
É importante ressaltar que a novidade tem previsão para estrear no mercado financeiro somente no segundo semestre de 2022. Porém, algumas instituições financeiras já anteciparam a nova função e a disponibilizaram para os seus clientes.
Quer saber mais sobre o assunto? Conheça o Pix parcelado e prepare-se para oferecer essa nova modalidade para o seu público!

O que é o Pix?

O Pix é o nome dado a um sistema de pagamento instantâneo e gratuito oferecido pelo Banco Central. Ele foi lançado em novembro de 2020 com o objetivo de tornar as transações financeiras mais rápidas.
Assim, o Pix se apresenta como uma alternativa às formas de pagamento tradicionais, como o TED e o DOC. No caso do primeiro, a movimentação entre as contas ocorre no mesmo dia útil, se elas forem realizadas até as 17 horas.
Em relação ao DOC, o dinheiro entra na conta de destino no próximo dia útil. Porém, há casos em que ele pode levar mais tempo, especialmente se o processo for realizado após às 22 horas. Nesse cenário, o limite que o cliente pode enviar é de R$ 4.999,99.
Porém, ao contrário do TED e do DOC, o Pix possui características únicas. Primeiro, essa nova modalidade de pagamento é compensada imediatamente após a transferência de valores. Ou seja, o dinheiro sai de uma conta para outra em segundos.
Além disso, o Pix não tem horário limite de funcionamento. O sistema fica disponível 24 horas por dia — inclusive, nos finais de semanas e feriados. Isso não ocorre com o TED ou DOC, que funcionam somente em dias úteis.

O que é e como funciona o Pix parcelado?

Agora que você entendeu o que é Pix, é mais fácil compreender o conceito e o funcionamento do Pix parcelado. Ele é uma função de pagamento que permite o parcelamento das compras por meio de uma linha de crédito pessoal.
Logo, o funcionamento do Pix parcelado é similar ao do cartão de crédito. Ou seja, ele é uma forma de empréstimo pessoal no valor transferido, com prazo de pagamento, número de parcelas e limite máximo para o cliente utilizar. Além disso, há a cobrança de uma taxa de juros.
Porém, há diferenças entre essas duas modalidades de crédito. Isso porque, no Pix, as parcelas são descontadas diretamente da conta do solicitante na data de vencimento previamente combinada. Por outro lado, o valor do cartão de crédito deve ser pago mensalmente por meio de fatura.
Além disso, quando a operação é realizada via Pix, o destinatário recebe o dinheiro total da compra no dia seguinte. Enquanto isso, o valor das parcelas do cartão de crédito é repassado ao vendedor mensalmente — a menos que seja feita antecipação do valor dessas vendas.

Quais as vantagens do Pix parcelado para o micro e pequeno lojista?

Depois de conhecer o Pix parcelado, é o momento de saber quais os benefícios dessa nova funcionalidade para micro e pequenas empresas. Dessa forma, você poderá avaliar se vale a pena oferecer essa alternativa de pagamento para os seus clientes.
Confira as vantagens do Pix parcelado!

Aumento das vendas

A possibilidade de dividir o valor da compra é um atrativo para os consumidores por diversos motivos — como a possibilidade de estabelecer uma melhor organização financeira. Afinal, eles terão um prazo significativo para programarem um pagamento — reduzindo o impacto no orçamento.
Assim, você pode usar o Pix parcelado para atrair os clientes que preferem usar essa modalidade de pagamento. Portanto, o Pix pode ajudar a aumentar as suas vendas e impulsionar o seu crescimento.

Diminuição dos custos operacionais

No cartão de crédito ou boleto bancário, os custos da operação ficam a cargo do vendedor. Há a possibilidade de repassá-los ao comprador ao embuti-los no preço do próprio produto. Porém, isso pode encarecer o produto ou serviço — aumentando as chances de o consumidor desistir da compra.
No caso do Pix parcelado, os juros envolvidos na operação são de responsabilidade do tomador do empréstimo. Dessa forma, é possível haver uma diminuição dos custos operacionais. Com isso, o produto fica mais acessível e você pode acompanhar um aumento nas vendas.

Melhora do fluxo de caixa

Como vimos, no Pix parcelado, o valor total da compra é depositado na conta do vendedor no dia seguinte ao da operação financeira. Com isso, não é preciso esperar os valores da venda via cartão para ter acesso ao pagamento por um negócio concretizado.
Dessa forma, o Pix parcelado pode proporcionar uma velocidade muito maior no recebimento da venda quando comparado a outras modalidades de parcelamento. Essa característica, por sua vez, pode melhorar o fluxo de caixa da empresa, permitindo traçar estratégias de crescimento mais eficientes.

Quando vale a pena oferecer o Pix parcelado aos seus clientes?

Agora você já sabe o que é e como funciona o Pix parcelado, bem como as vantagens dessa forma de parcelamento para o seu negócio. Porém, antes de começar a utilizá-lo, é preciso entender quando vale a pena oferecer essa opção de parcelamento ao consumidor.
Essa é uma decisão particular e deve estar embasada em diversos critérios. Um deles é o seu público. Ao analisar o perfil dos seus consumidores, é possível entender se dividir o valor da compra é uma necessidade para eles.
Outro ponto importante para a tomada de decisão é a estrutura da sua empresa. Afinal, é preciso ter pessoas responsáveis por controlar os valores e conferir os recebimentos do Pix e de outras formas de pagamento.
Se você não conta com uma grande equipe para fazer a gestão financeira do seu negócio, saiba que não é preciso abrir mão de usufruir das novidades entre os meios de pagamento por esse motivo. Afinal, você pode contar com ferramentas de gestão financeira para micro e pequenas empresas e acompanhar os pagamentos de maneira simples e eficiente.

Neste artigo, você pôde entender o que é e como funciona o Pix parcelado. Como ele promete trazer diversas vantagens para as empresas, vale a pena estar atento às atualizações do Banco Central sobre o lançamento dessa funcionalidade.

Acompanhe as suas vendas via Pix no Raio-X, clique aqui para saber mais.

Se quiser ficar por dentro das nossas atualizações, acompanhe-nos nas redes sociais. Estamos no Instagram, YouTube e Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O controle

do seu

nas


negócio

suas mãos