No último ano, tornou-se uma obrigatoriedade oferecer produtos e serviços de forma digital. Segundo pesquisa da Mastercard, o comércio eletrônico contou com um crescimento de 70% em 2020 no Brasil, isso por conta das medidas de distanciamento social e as restrições do comércio físico em meio à pandemia.
Sabendo que boa parte do seu público está presente na internet, é preciso adaptar-se ainda mais e aproveitar as plataformas disponíveis para divulgar produtos e serviços. Já comentamos as vantagens de criar uma loja no Instagram e como utilizar o WhatsApp Business para vender mais, agora saiba o que é um marketplace e use essa ferramenta a seu favor.
O que é um marketplace?
Podemos comparar os marketplaces como vitrines dentro de um shopping center virtual, onde o site disponibiliza o espaço para a divulgação da sua “lojinha”. Esse tipo de negócio surgiu no Brasil em 2012, sendo a Americanas e o Ponto Frio pioneiros desse modelo. Atualmente, as marcas mais conhecidas são a Americanas, Shoptime, Walmart, Mercado Livre e OLX.
Do lado do cliente é mais vantajoso comprar em marketplaces, uma vez que essas plataformas reúnem diversas marcas e lojas em um só site ou aplicativo, facilitando a procura e comparação de produtos e preços.
Mas, por ser uma “vitrine” dentro de um “grande shopping”, você precisa negociar uma comissão com o dono do lugar. Nesse caso, o marketplace fica com uma porcentagem do valor de cada venda feita pela plataforma.
Quais as vantagens de anunciar nesses lugares?
A concorrência nos marketplaces é grande, mas possui diversas vantagens. Por isso, avalie os lucros de se anunciar nesse tipo de plataforma.
A principal vantagem dos marketplaces é a visibilidade. O que elimina a necessidade de investir muito tempo e dinheiro em divulgação, uma vez que o “shopping” fica encarregado de mostrar o seu produto, de acordo com a pesquisa do visitante do site.
Outra vantagem é o sistema utilizado. Está tudo pronto, só precisa anunciar e atender bem os seus clientes😊. Em muitos casos, meios de pagamento, cobranças, cálculo de frete e as etiquetas dos Correios ficam sob a responsabilidade da plataforma, fazendo com que você se preocupe apenas com a venda.
E pela sua loja estar associada a uma grande marca (Magazine Luiza, Americanas, Ponto frio etc), ajuda na credibilidade e aumenta as chances de compra de novos clientes através dessas plataformas. Mas não vacile! Evite atrasos nas entregas e atenda sempre com qualidade. Pois as avaliações que surgirão no pós-venda podem definir futuras compras na sua página online.
Algumas dicas para sair na frente da concorrência
Nos marketplaces, o cliente costuma procurar direto pelo que deseja, deixando de olhar outros produtos que a loja oferece. Pensando nisso, é preciso destacar-se da concorrência. Ao efetuar uma venda, peça uma avaliação, isso ajuda muito no poder de decisão dos futuros clientes e também a fidelizar os que já conhecem a sua loja online.
Outra dica é selecionar bem os nomes dos produtos que você anunciará, pois isso facilita o caminho do cliente até a sua loja, desde o início em sites de pesquisa até a finalização da compra. Pense nas palavras mais utilizadas por alguém que irá procurar pelo que você está vendendo.
E como anda o acompanhamento das suas vendas? Não deixe de verificar os descontos de seus meios de pagamento. Cadastre suas taxas no Raio-X e receba informações completas sobre o seu negócio. Acesse raiox.com.br ou baixe o aplicativo pela Google Play ou App Store.
Enviei por engano o pagamento no valor de cento e trinta reais e secenta e seis centavos p/ essa plataforma , como faço p/ reaver meu dinheiro .
Oi Anério!
O Raio-X possui uma assinatura no valor de R$59,90 que é descontado da forma registrada nas lojas de aplicativos, fora isso, não recebe pagamentos.