Estamos oficialmente no último mês do ano e as estratégias do comércio para vender mais e conquistar novos clientes não podem parar. E, junto a isso, algumas contas acabam surgindo e os colaboradores com vínculo formal aguardam o pagamento do 13º salário. Para 2021, as empresas tinham até o dia 30 de novembro para realizar o depósito do valor integral ou da primeira parcela. Já a outra parte precisa ocorrer até 20 de dezembro, com os descontos aplicados.
Todos os funcionários que possuem carteira assinada têm direito ao 13º salário, mas a regra muda de acordo com cada período trabalhado. Para quem não exerceu suas atividades nos 12 meses, o valor acaba sendo proporcional. Diferente de quem completou o calendário.
Para não ter surpresas desagradáveis, você pode utilizar um planner para organizar contas que precisa pagar, entre outros compromissos.
Como calcular o 13º salário?
O cálculo do valor do 13º salário deve ser feito com o valor do pagamento mensal bruto e, se o funcionário possuir, utilizar horas extras, comissões e adicional de trabalho noturno.
Na primeira parcela do pagamento do 13º, caso tenha trabalhado o ano inteiro, o colaborador recebe metade do salário bruto que está na carteira. Agora, se a pessoa tenha entrado depois ou trabalhou poucos meses em 2021, ela receberá de forma proporcional.
Já na segunda parcela, o valor pago do 13º possuirá os descontos da Previdência Social, Imposto de Renda e pensão alimentícia (se tiver) que são relativos ao valor total do pagamento mensal realizado.
Ou seja, a primeira parcela será metade do valor bruto e a segunda será essa outra metade, mas com os descontos do valor total aplicado.
Os benefícios abaixo não entram no cálculo do valor do 13º salário:
- Vale-Transporte;
- Vale-Alimentação;
- Vale-Refeição;
- Auxílio-Creche;
- Participação nos lucros da empresa.
Clique no link a seguir e utilize uma calculadora online personalizada para o 13º salário: Calculadora Online para 13º Salário
Como pagar a segunda parcela do 13º salário?
Se você percebeu que atualmente não tem dinheiro em caixa suficiente para realizar o pagamento do 13º salário para os seus funcionários, esse pode ser um alerta de que é necessário antecipar seus recebíveis.
Quando comparada a empréstimos bancários e outros financiamentos, essa é uma opção mais barata e menos burocrática, pois trata-se de um dinheiro que já pertence ao seu negócio, só está sendo adiantado. E com o atual aumento da taxa Selic, essa alternativa é uma ótima pedida para ser realizada agora, antes que esses descontos cresçam ainda mais.
Se o seu negócio teve um bom resultado de vendas durante a Black Friday 2021, você pode antecipar os valores dessas vendas e pagar a segunda parcela do 13º dos seus funcionários, por exemplo.
Lembrando que essa opção é para as pessoas que realizam vendas no crédito à vista e/ou parceladas.
Onde posso antecipar meus recebíveis?
Curtiu a ideia? Então saiba que, antes de antecipar, você precisa escolher o lugar que possibilitará essa tarefa, sem causar dores de cabeça e outros problemas. Pesquise por uma ferramenta que te dê liberdade para visualizar descontos e condições antes de fechar negócio. E que também ofereça um bom atendimento.
Baixe o aplicativo do Raio-X grátis pela Google Play ou App Store.
E se você quer receber mais dicas para facilitar o seu dia, siga o Raio-X no Instagram e no Facebook.
Faça parte desse time 💙