Atualmente, o passo inicial para muitos clientes pesquisarem por um produto é através do Google. Pensando nisso, com o objetivo de facilitar a tomada de decisão, o “agregador de resultados” criou o Google Shopping, ajudando a comparar preços e experiências que podem ser relevantes para o usuário. Se você já ouviu falar ou acessou ferramentas como o Zoom ou Buscapé, então não terá dificuldade para entender como é na prática.
E com a infinidade de opções que os usuários possuem ao acessar o Google, essa é uma ótima opção para se estar presente a futuros clientes que utilizam a ferramenta durante sua pesquisa, sendo um grande aliado também na tomada de decisão.
Mas o que é o Google Shopping?
O Google Shopping é uma plataforma que mostra o resultado das pesquisas que estejam relacionadas a produtos físicos. Confira no exemplo abaixo, o que está no quadro vermelho são opções que o Google exibe antes das outras respostas.
Perceba que esses anúncios possuem foto, preço e o nome da loja e aparecem antes dos outros resultados do Google. É aqui que tudo começa, pois se o usuário quiser continuar a pesquisa através dessa fila, ele “cairá” na versão Shopping da ferramenta.
Quais os benefícios dessa ferramenta para o meu negócio?
Se você possui um e-commerce ou marketplace essa é uma ótima opção para exibir seus produtos, fortalecer a presença digital do seu negócio e até gerar tráfego para o site. Segundo pesquisa divulgada em agosto de 2021 da NZN Intelligence, 50% dos entrevistados afirmam consultar as opções que o Google oferece para, posteriormente, dar uma olhada em outras ferramentas como o Buscapé e o Zoom.
Fora que, anunciando em plataformas do tipo, o cliente que aparecer será mais qualificado e terá mais chances de fechar negócio. Pois, se você possui uma loja de roupas e está oferecendo vestidos de verão, a pessoa que pesquisar usando essas palavras já sabe que você possui o que ela precisa.
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Como anunciar no Google Shopping?
Se você quer que os seus anúncios apareçam no Google Shopping através da listagem gratuita, primeiramente, crie uma conta no Google Merchant Center.
No menu de navegação, vá até a opção “Crescimento” e clique em “Gerenciar programas”. Selecione “Exiba seus produtos nas listagens de produto sem custo no Google”.
Agora, se você quer criar campanhas de anúncios pagos no Google, acesse o artigo que a Pagar.me fez sobre o tema. Clique aqui.
Quanto custa para anunciar?
O Google Shopping, no começo, funcionava apenas para as campanhas realizadas pelo Google Ads, mas desde abril de 2020, a ferramenta tirou taxas e barreiras de entradas para tornar a busca mais competitiva e dar mais chances para os pequenos lojistas. Assim, foi liberado uma espécie de “listagem gratuita” onde é possível cadastrar produtos sem cobranças.
Na prática, hoje em dia, ao entrar no Google Shopping, o usuário visualizará anúncios pagos em primeiro e orgânicos em seguida. Já na página principal de pesquisas, somente as publicidades que tiveram investimento aparecerão.
Quer dar os primeiros passos no Google Shopping? Então acesse o link ao lado que te direcionará para a plataforma: https://shopping.google.com/?nord=1
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