Com o crescimento do comércio virtual, os negócios locais começaram a enfrentar uma grande dificuldade para aumentar suas vendas. Afinal, a internet permitiu ao cliente comprar produtos e serviços para além do seu alcance geográfico.
Com isso, as pequenas lojas de bairro sentiram uma queda na receita mensal. Diante desse cenário, surgiu o desafio de saber como continuar atraindo clientes para vender mais. Felizmente, existem estratégias que podem auxiliar nesse processo.
Quer saber mais? Então confira a seguir 6 dicas para alavancar as vendas do seu comércio de bairro!
O que é um comércio local?
Inicialmente, é interessante entender o conceito de comércio local. Ele se refere ao pequeno lojista que atende um público de uma área específica. Normalmente, no bairro onde a loja está inserida.
A aproximação permite oferecer um atendimento mais focado no cliente, o que pode gerar bons resultados. Logo, diversos empreendedores investem na permanência fixa em determinadas ruas ou bairros. Por esse motivo, o estabelecimento local também é conhecido como comércio de bairro.
Entre os principais tipos de comércio para bairro é possível citar mercearias, lojas de roupas, academias, estúdios de tatuagem e salões de beleza, por exemplo. Outras possibilidades são pet shops, pizzarias, barbearias, lavanderias, bares e restaurantes, casa de eventos e docerias.
Quais os principais desafios do comércio de bairro?
Embora a proximidade com o público possa ser benéfica para o lojista, ela também é um desafio. Isso acontece porque é preciso trabalhar estratégias para mostrar ao morador que o comércio de sua região pode ser uma melhor opção do que de outras localidades.
Além disso, a alta competitividade é um obstáculo para o comércio de bairro. Afinal, haverá diversos concorrentes no local e a empresa precisa aprender como se destacar deles. Do contrário, é possível que haja dificuldades para atrair novos clientes — e ainda o risco de perder os consumidores atuais.
Outro desafio é o baixo conhecimento sobre os clientes. Nem sempre os pequenos negócios contam com uma equipe de marketing para aproveitar o maior contato com o público e criar ações eficientes. Como resultado, podem se perder oportunidades de fechar mais negócios.
A capacitação da equipe para o atendimento também pode ser um grande desafio para os comércios de bairro. Afinal, a dificuldade de acesso a investimentos reduz a oferta de treinamento para os vendedores — o que compromete a qualidade do serviço prestado e limita as vendas.
Como aumentar as vendas do seu comércio com 6 dicas?
Entendeu o que é um comércio de bairro e os desafios relacionados às vendas enfrentados por ele em seu dia a dia? Agora é o momento de saber como ultrapassar os principais obstáculos que as pequenas e médias empresas precisam superar em sua rotina.
Confira a seguir 6 dicas de como aumentar as vendas do seu comércio de bairro!
1. Disponibilize diversas formas de pagamento
Quando o consumidor não encontra no comércio local a forma de pagamento preferida, é provável que ele deixe de realizar uma compra. Por outro lado, se um negócio amplia essas opções, ele atrai novos compradores e a quantidade de desistências diminui.
Por isso, é fundamental estar atento a esse aspecto. Porém, antes de decidir, é importante saber se você tem estrutura para gerenciar múltiplos meios de pagamento. Assim, evitam-se problemas na rotina de trabalho da equipe, que podem comprometer a qualidade do serviço prestado ao cliente.
2. Crie uma rede de parceria local
A formação de redes colaborativas contribui para que as empresas consigam competir com as grandes companhias. Essa união permite, por exemplo, a compra conjunta de mercadorias. Então é possível oferecer produtos com preços mais acessíveis ao público, atraindo-o para o seu negócio.
Além disso, quando fecham parcerias, os comércios próximos podem indicar uns aos outros para os seus clientes. Essa é uma estratégia interessante para aumentar as vendas. Por isso, vale a pena considerar criar uma rede de parceria local.
3. Ofereça vantagens para os clientes do bairro
Outra maneira de estimular a compra local é a oferta de vantagens exclusivas para os clientes do bairro. Isso porque a possibilidade de ganhar um presente ao fazer compras recorrentes no seu comércio pode fazer com que o morador sinta o desejo de voltar.
Nesse sentido, uma ideia interessante é o cartão fidelidade. Ele é um programa de benefício oferecido por empresas como incentivo ao consumo mediante uma recompensa — como desconto em produtos específicos. A iniciativa é simples e fácil de ser implementada, mesmo com poucos recursos.
4. Mantenha o ambiente organizado
A desorganização em um ambiente faz com que o consumidor tenha dificuldades para encontrar um produto, desestimulando-o a comprar. Além disso, esse cenário pode fazer com que ele se sinta desconfortável no local e queira sair antes de chegar ao caixa.
Com isso, é possível que haja perda de vendas. Para contornar a situação, você deve manter o ambiente do seu negócio sempre organizado. Nesse contexto, é importante estar atento, por exemplo, à disposição dos produtos na prateleira ou na vitrine e à limpeza do local.
5. Melhore o atendimento ao cliente
Melhorar o atendimento ao cliente do seu comércio de bairro é outro fator fundamental para alavancar as suas vendas. Afinal, a maneira como a equipe se comunica com os consumidores pode influenciar a decisão de compra deles.
Por exemplo, quando o vendedor é carismático e mostra que está disposto a ajudar o cliente a encontrar a solução para a sua dor, o comprador estará mais disposto a concretizar uma compra. Já se ele for tratado com indiferença, a motivação para comprar será menor.
6. Crie um perfil de empresa no Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é uma plataforma na qual você pode cadastrar informações sobre seu comércio de bairro para que ele apareça em buscas realizadas na região. É possível adicionar, nesse espaço, dados da localização, horário de funcionamento e descrição dos produtos e/ou serviços oferecidos.
Com isso, há como ampliar sua visibilidade por meio da internet quando os usuários estão procurando respostas para soluções que você pode oferecer. Portanto, se o seu objetivo é aumentar as vendas no seu comércio, não deixe de criar um perfil na plataforma.
Percebeu como é possível aumentar as vendas do seu negócio com dicas simples de serem implementadas? Então aproveite essas recomendações e comece a atrair mais clientes e melhorar sua receita!
Gostou deste conteúdo? Siga-nos nas redes sociais para acompanhar nossas atualizações. Estamos no Facebook, YouTube, e Instagram!