Passado o período de Black Friday, agora é o momento de colocar em prática as estratégias para as vendas de Natal. E 2021 promete aquecer o comércio, pois segundo pesquisa da Fecomércio, cerca de 52% dos entrevistados pretendem comprar presentes para a data. Os itens mais procurados são vestuário, brinquedos e calçados. E ainda de acordo com o levantamento, 35% afirma que a procura e decisão da compra acontece devido aos anúncios e publicações em redes sociais.
E após um ano cheio de desafios, nada mais justo que aproveitar o retorno do movimento de clientes que estão à procura de presentes. Saiba como atrair o seu público e tenha um volume maior de vendas nessa época.
Elabore promoções inteligentes
Antes de sair montando promoções com o objetivo de tirar do estoque aqueles produtos que estão parados a um tempo ou dar descontos nos que tem mais saída. Defina o objetivo dessa ação e o que deseja conquistar para o seu negócio. Aumentar vendas, fidelizar clientes, atrair novos…
Pense nisso e a partir daí defina os produtos que participarão e o tipo de ação para chegar no objetivo que definiu. Para entender mais sobre essa prática e criar promoções mais lucrativas, clique aqui.
Ofereça benefícios
Além das promoções, que tal oferecer um tipo de “cartão-presente” ou um “clube de fidelização” para os seus clientes? Essas são estratégias que podem facilitar a vida de quem procura o seu negócio para presentear amigos e familiares e até conquistá-los com ações especiais.
No cartão-presente (Gift Card, em inglês), o cliente faz o pagamento de um valor que o presenteado usará para adquirir produtos ou serviços da sua loja. Por exemplo, a pessoa faz uma compra de R$100, mas quem escolhe os produtos que serão levados, dentro dessa quantia, é quem foi presenteado. A seleção dos preços é definida pelo dono do negócio.
Já no “clube de fidelização”, você oferece brindes para os clientes que efetuarem mais de uma compra a partir de um certo valor. Por exemplo, se a pessoa fizer 5 compras de R$20 para cima, ela ganhará algum presente ou desconto na próxima visita.
Avalie o que mais tem movimentação no estoque e negocie com o fornecedor
É muito ruim quando o seu cliente procura por um produto que você diz que tem e ele não está em estoque. Para evitar situações como essa, dê uma olhada no seu estoque e veja se ele suprirá a demanda para o Natal de 2021.
Para negociar preços com os seus fornecedores, vale antecipar os recebíveis das vendas que o seu negócio realizou na Black Friday e usar esse dinheiro para garantir compras à vista. Dessa forma, também é possível conseguir descontos por utilizar essa forma de pagamento. Precisa de ajuda com essa tarefa? Clicando aqui você tem detalhes das expectativas do comércio para essa época.
E capriche na divulgação 📷
Se lembre que os brasileiros pesquisados pela Fecomércio tomaram a decisão de compra por meio das redes sociais. Então não esqueça de caprichar na divulgação e nas fotos do que está sendo oferecido. Esteja presente no Instagram, Facebook e no WhatsApp Business.
E também não deixe de acompanhar as vendas desse período para avaliar o desempenho do seu negócio. Baixe o Raio-X e receba um controle completo das suas transações.
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