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Tendências de mercado: o que esperar do comércio em 2023?

TAGS: Atendimento, Tendências, Vendas

O consumidor atual quer uma boa experiência de compra, desde a descoberta do produto ou serviço até o pós-venda. Para isso, ele geralmente pesquisa na internet sobre o que deseja, desenvolve um relacionamento com a marca e se mantém atualizado com as novidades do comércio. 

Considerando esse cenário, se manter a par das tendências de mercado é uma forma de aumentar a competitividade do seu negócio. Afinal, isso pode colocar a empresa à frente dos concorrentes que não se importam em trazer as novidades para o seu público. 

Quer saber quais são as tendências de mercado para 2023? Continue acompanhando este post! 

 

Tecnologia

A tecnologia foi fundamental para o crescimento do comércio. Afinal, ela permite desenvolver estratégias de marketing, disponibilizar novas formas de pagamento, aproveitar mais modalidades de venda, entre outros recursos úteis no mercado. 

Dessa maneira, o avanço da tecnologia contribui para facilitar o processo de compra e venda, beneficiando consumidores e lojistas. Contudo, nem todos os negócios se adaptaram totalmente às inovações tecnológicas disponíveis.  

Por esse motivo, as novas tecnologias e ferramentas continuam uma tendência de mercado. Alguns exemplos são: 

  • QR Code; 
  • Chatbots (robôs de atendimento); 
  • Carteira digital; 
  • Pagamento por aproximação; 
  • Realidade virtual aumentada; 
  • Provador virtual. 

Vendas pelas redes sociais

As redes sociais passaram de uma plataforma de entretenimento para uma poderosa ferramenta de marketing e vendas. Com elas, é possível atrair, educar, engajar e fidelizar o público. Além disso, algumas alternativas oferecem recursos para a venda direta, como o Instagram Shopping. 

Nessa ferramenta, disponibilizada pelo próprio aplicativo, você pode colocar os produtos e os preços de cada um deles. Assim, ao clicar na foto, o usuário é direcionado para o e-commerce da loja ou para o catálogo de produtos do Facebook da sua empresa. 

Outra alternativa é o WhatsApp Business. Com ele, você pode montar um catálogo virtual que será acessado pelo comprador na página de informações do usuário. Também é possível receber o pagamento diretamente pelo aplicativo. 

Portanto, as empresas têm a chance de aproveitar as redes sociais para vender ou encaminhar o consumidor até a loja virtual ou física. Assim, uma tendência de mercado para 2023 é aumentar a utilização dessas ferramentas para alavancar as vendas. 

 

Ampliação do delivery

O serviço de delivery é aquele em que o consumidor faz a compra à distância e recebe o produto onde desejar, em poucos minutos ou horas. Inicialmente, ele era mais utilizado no setor de alimentação, especialmente de comida rápida, como pizzas e lanches. 

Ao longo do tempo, outros ramos de comércio perceberam que o delivery também poderia ser aplicado às suas atividades, como a farmácia. No entanto, foi nos últimos 3 anos que o serviço se expandiu. 

Nessa época, por conta do isolamento social, a entrega de produtos foi essencial para que diversos estabelecimentos mantivessem as suas atividades. Como resultado, segmentos variados passaram a fazer delivery, como mercado e lojas de vestuário.  

Com a praticidade do serviço, muitos clientes adotaram o delivery como modalidade de compra, mesmo após o término do isolamento social. Logo, esse tipo de entrega de produtos é mais uma entre as tendências de mercado para o comércio. 

 

Experiência imersiva e interativa

Como você viu, a tecnologia está presente no comércio de diversas maneiras, desde as formas de pagamento até o atendimento ao consumidor. Além disso, ela é capaz de proporcionar uma experiência imersiva e interativa que é outra tendência para os próximos anos. 

Esse é o caso das vendas pelo metaverso, que é um tipo de universo virtual paralelo à realidade. Nesse ambiente digital, é possível viver experiências comuns no mundo real, como fazer um curso, assistir a um show ou jogar uma partida de futebol. Porém, de um jeito inovador e interessante. 

Um exemplo da utilização do metaverso no comércio é a ação promovida pela marca de cosméticos Boca Rosa para a sua coleção inspirada nesse ambiente. Na campanha, a proprietária e CEO da marca, Bianca Andrade, lançou o seu avatar no espaço digital. 

Ela fez o lançamento dos produtos em uma loja virtual situada na Pink Town, que é uma cidade criada pela marca no metaverso. Então os consumidores puderam criar avatares e realizar as compras nesse ambiente. Depois, os pedidos foram direcionados para o endereço físico do cliente. 

 

Jornada de compra híbrida

A jornada de compra híbrida é aquela em que o consumidor começa o seu processo de compra online e termina no offline ou vice-versa. Isso acontece quando o cliente faz o pedido pelo aplicativo e retira o produto na loja ou quando ele compra no estabelecimento físico para receber em casa. 

Essa modalidade de compra é amplamente utilizada, pois oferece comodidade e rapidez ao consumidor. Afinal, ele pode aproveitar as vantagens de cada opção. Dessa maneira, a compra híbrida continua sendo uma das tendências de mercado para o comércio em 2023. 

 

Consciência ambiental

A sustentabilidade é um tema cada vez mais presente entre a população e acaba afetando as empresas. Isso porque a melhor utilização dos recursos naturais e o compromisso com o meio ambiente se tornam diferenciais para os consumidores.  

Consequentemente, o comércio que adota práticas alinhadas com esses propósitos chamam a atenção dos clientes. Entre as ações que podem ser promovidas pelos estabelecimentos e e-commerces, sendo uma tendência para o futuro, estão: 

  • uso de energia solar; 
  • reuso de água; 
  • incentivo à utilização de sacolas ecológicas; 
  • apoio às usinas de reciclagem; 
  • separação do lixo reciclável e orgânico. 

Atendimento omnichannel

O atendimento omnichannel consiste na integração dos canais de comunicação da empresa com o consumidor. Nesse caso, o cliente pode entrar em contato com a marca por um meio e ter sua solução em outro canal. 

Imagine um consumidor que deseja acionar a garantia do seu produto. Então ele entra em contato com a empresa pelo telefone e recebe as instruções para enviar fotos e documentos da mercadoria por e-mail. O processo de atendimento começou por um canal e terá continuidade em outro. 

Além do atendimento, o omnichannel é uma estratégia que pode ser utilizada nas vendas, como no caso da jornada híbrida do consumidor. Nesse caso, os meios de vendas interagem para finalizar a compra, não havendo competição entre eles. 

  

Neste post, foi possível descobrir algumas das principais tendências de mercado na área comercial. Agora, você pode utilizar essas informações para preparar o seu negócio a fim de manter a competitividade da sua empresa! 

Você implementa alguma dessas tendências em seu negócio? Deixe um comentário relatando a sua experiência e ajude outras pessoas! 

  

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Artigo escrito por Itália Merenna

Publicado em 29/12/2022

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