fbpx
Skip to content
Gestão Financeira Quem somos Blog Login Cadastre-se
CATEGORIAS
Alimentação (4) Antecipação (24) Atendimento (26) Atendimento ao cliente (4) Bares e restaurantes (4) Black Friday (5) Cartão de Crédito (4) Comércio (6) Contabilidade (3) Controle de estoque (5) Controle de vendas (5) Controle financeiro (10) Crise (3) Datas Comemorativas (5) Delivery (9) Divulgação (18) e-commerce (4) empreendedorismo (6) Empréstimo (4) Fidelização (9) Finanças (3) Fluxo de caixa (11) Gestão (5) Gestão Financeira (35) Impostos (3) Maquininha de cartão (4) Maquininhas de cartão (9) Marketing (3) Marketplace (4) mei (6) Meios de pagamento (22) Micro Empreendedor (4) Negócios (3) Open Banking (6) Parceria (3) PIX (9) Planejamento (10) Promoção (12) Redes Sociais (5) Redução de custos (6) Registradoras (4) Ticket médio (4) Vendas (81) Vendas online (6) WhatsApp (3)

4 passos para ter um bom controle financeiro no seu E-Commerce

TAGS: Controle financeiro, e-commerce, Faturamento, Frete, Vendas

Acompanhe o controle financeiro do seu e-commerce e saiba os lucros que ele traz, avaliando o custo e benefício de vender online e planejando os próximos passos de crescimento do seu negócio. Tome decisões mais inteligentes baseando-se nas ações que está realizando.

Leia esse artigo até o final para descobrir se o seu negócio está lucrando com os investimentos realizados usando o ROI (Retorno sobre Investimento).

 

1 – Calcule qual é o melhor frete  🏍️

Devido aos acontecimentos do último ano, oferecer um bom serviço de entrega tornou-se uma necessidade para empresas de qualquer tamanho, independentemente de ser loja física ou online. No caso de e-commerces, o frete é indispensável e também afeta o relacionamento com o seu cliente.

Para o seu cliente, quanto mais barato e rápido a entrega for, melhor. Mas, no caso do seu negócio é preciso estudar prazos e valores que sejam saudáveis. Avalie se é mais rentável terceirizar as entregas por aplicativos, contratar um motoboy ou uma empresa especializada nesse tipo de serviço.

Separamos 4 dicas para te ajudar a oferecer um frete mais barato sem prejudicar o seu negócio. Clique aqui para saber mais.

 

2 – Invista na divulgação do seu e-commerce 📱

Reservar um dinheiro para investir na divulgação dos seus produtos ajudará a fazer com que mais pessoas visitem e fechem negócio na sua loja através do e-commerce e marketplaces. Sabendo qual é a jornada de compra do seu cliente, faça uma pesquisa sobre como criar anúncios pagos no Google. Isso ajudará o seu estabelecimento a aparecer nas buscas do site e quanto mais cliques tiver, mais oportunidades de compra para você.

Outra boa prática de divulgação também é encaminhar mensagens de promoções e novidades para os seus clientes, caso você possua o contato deles. Confira aqui 3 atitudes que podem te ajudar nessa tarefa.

 

3 – Fique de olho no estoque 🧐 

Controlar o estoque no e-commerce é sinônimo de um bom atendimento e gestão do próprio negócio. Pois ter que avisar que um produto acabou após o seu cliente efetuar a compra, pode comprometer a experiência dele com o seu estabelecimento, fazendo com que ele não “retorne” mais.

Planejar e realizar o controle de estoque também ajuda a evitar desperdícios e dívidas, pois você deixa de fazer uma compra maior do mesmo produto ou do que tem menos saída.

 

4 – Fluxo de caixa 💵

O fluxo de caixa é o que te ajuda a administrar e entender a entrada e saída de dinheiro do seu negócio, sabendo para onde vai cada valor. É interessante que esse acompanhamento seja feito diariamente para que não haja surpresas no fim do mês.

No fim do mês, faça o fechamento de caixa. Separe extratos bancários, notas fiscais, recibos, comprovantes de pagamento e contas para que o resultado seja mais assertivo. Dessa forma, você consegue monitorar o seu faturamento e avaliar atuais despesas.

 

Agora aprenda como calcular o ROI 📝

ROI é a sigla para “Return on Investment” que significa Retorno sobre Investimento. Esse é um indicador que te ajuda a saber se o dinheiro aplicado nas estratégias de negócio está trazendo resultados positivos ou negativos para a sua empresa.

Para calcular o ROI, você precisa ter em mãos o valor investido em anúncios dentro de um período (semana, quinzena, mês, etc) e as vendas que foram efetuadas por conta desses anúncios. A partir daí, faça a seguinte fórmula:

(Valor das vendas realizadas – Investimento) / Investimento = ROI

Vamos imaginar um investimento de R$ 500 em anúncios online e um ganho de R$2.000 em vendas realizadas. Na prática, a conta ficaria assim:

(2.000 – 500) / 500 = 3 de ROI

Em porcentagem, você pode pegar o resultado final e multiplicar por 100:

ROI (%) = 3 x 100 = 300%

Ou seja, nesse exemplo, o retorno dos investimentos feitos foi extremamente lucrativo, sendo 3 vezes maior ou 300% acima do dinheiro aplicado. Se os resultados forem negativos, avalie o orçamento que está utilizando em suas campanhas.

 

E não deixe de cuidar e de controlar suas vendas, o Raio-X é a ferramenta perfeita para essa tarefa. Verifique os descontos praticados pelos meios de pagamento que utiliza em cada transação e antecipação. Tenha também uma previsão de quando o seu dinheiro cairá na conta.

Baixe o aplicativo do Raio-X pela Google Play ou App Store.

E se você quer receber mais dicas para facilitar o seu dia, siga o Raio-X no Instagram e no Facebook.

Faça parte desse time 💙 

Artigo escrito por Itália Merenna

Publicado em 23/09/2021

Artigos relacionados


6 Ferramentas de gestão para melhorar a rotina do seu negócio

A sua empresa pode contar com ferramentas de gestão que facilitam a rotina e melhoram os resultados. Para tanto, é importante conhecer

Continue lendo

Tags: Alimentação (4) Antecipação (24) Atendimento (26) Atendimento ao cliente (4) Bares e restaurantes (4) Black Friday (5) Cartão de Crédito (4) Comércio (6) Contabilidade (3) Controle de estoque (5) Controle de vendas (5) Controle financeiro (10) Crise (3) Datas Comemorativas (5) Delivery (9) Divulgação (18) e-commerce (4) empreendedorismo (6) Empréstimo (4) Fidelização (9) Finanças (3) Fluxo de caixa (11) Gestão (5) Gestão Financeira (35) Impostos (3) Maquininha de cartão (4) Maquininhas de cartão (9) Marketing (3) Marketplace (4) mei (6) Meios de pagamento (22) Micro Empreendedor (4) Negócios (3) Open Banking (6) Parceria (3) PIX (9) Planejamento (10) Promoção (12) Redes Sociais (5) Redução de custos (6) Registradoras (4) Ticket médio (4) Vendas (81) Vendas online (6) WhatsApp (3)

Gestão e inovação: veja como modernizar o seu negócio!

Gestão e inovação precisam andar juntas em uma empresa, mas nem todas dedicam tempo e recursos para fazer essa integração acontecer. Abdicar

Continue lendo

Tags: Alimentação (4) Antecipação (24) Atendimento (26) Atendimento ao cliente (4) Bares e restaurantes (4) Black Friday (5) Cartão de Crédito (4) Comércio (6) Contabilidade (3) Controle de estoque (5) Controle de vendas (5) Controle financeiro (10) Crise (3) Datas Comemorativas (5) Delivery (9) Divulgação (18) e-commerce (4) empreendedorismo (6) Empréstimo (4) Fidelização (9) Finanças (3) Fluxo de caixa (11) Gestão (5) Gestão Financeira (35) Impostos (3) Maquininha de cartão (4) Maquininhas de cartão (9) Marketing (3) Marketplace (4) mei (6) Meios de pagamento (22) Micro Empreendedor (4) Negócios (3) Open Banking (6) Parceria (3) PIX (9) Planejamento (10) Promoção (12) Redes Sociais (5) Redução de custos (6) Registradoras (4) Ticket médio (4) Vendas (81) Vendas online (6) WhatsApp (3)

6 Dicas para organizar o pagamento de fornecedores

Garantir o pagamento de fornecedores é necessário para manter um bom relacionamento e garantir a eficiência na sua gestão de estoque, evitando

Continue lendo

Tags: Alimentação (4) Antecipação (24) Atendimento (26) Atendimento ao cliente (4) Bares e restaurantes (4) Black Friday (5) Cartão de Crédito (4) Comércio (6) Contabilidade (3) Controle de estoque (5) Controle de vendas (5) Controle financeiro (10) Crise (3) Datas Comemorativas (5) Delivery (9) Divulgação (18) e-commerce (4) empreendedorismo (6) Empréstimo (4) Fidelização (9) Finanças (3) Fluxo de caixa (11) Gestão (5) Gestão Financeira (35) Impostos (3) Maquininha de cartão (4) Maquininhas de cartão (9) Marketing (3) Marketplace (4) mei (6) Meios de pagamento (22) Micro Empreendedor (4) Negócios (3) Open Banking (6) Parceria (3) PIX (9) Planejamento (10) Promoção (12) Redes Sociais (5) Redução de custos (6) Registradoras (4) Ticket médio (4) Vendas (81) Vendas online (6) WhatsApp (3)

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O controle

da sua

nas


empresa

suas mãos

Raio-X

Raio-X

  • Início
  • Gestão Financeira
  • Quem somos
  • Blog

Av. Dra. Ruth Cardoso 7221 - 7º andar
Pinheiros - São Paulo/SP
CEP 05425-902 Brasil

Precisa entrar em contato com a gente?
Mande um e-mail para contato@raiox.com.br

Política de Cookies e Privacidade
Portal de Privacidade

raiox.com.br pertence a STNE PARTICIPACOES S.A., inscrita no CNPJ: 35.767.420/0001-82, com sede na Av. Dra. Ruth Cardoso 7221 - 7º andar - Pinheiros - São Paulo/SP - CEP 05425-902 Brasil.
Cielo, Stone, Getnet, Rede, Safrapay, Pagseguro, Alelo, Ticket, Sodexo, VC, Coopercard, Bin, Sicredi, Sipag, Banrisul, Senff, Google Play, App Store e todas as outras marcas comerciais e marcas comerciais registradas são de propriedade de seus respectivos proprietários.

Aviso de Cookies e Privacidade
Este site utiliza cookies para personalizar sua experiência. Ao continuar navegando neste site, você está de acordo com o uso de cookies.
Acesse nosso Aviso de Privacidade e Cookies