Reduzir custos mantendo a qualidade dos produtos e serviços é uma preocupação constante de lojistas e gestores de bares e restaurantes. De fato, esse pode ser um grande desafio. No entanto, é possível encontrar formas de economizar e aumentar a margem de lucro.
Para isso, você deve colocar em prática uma série de estratégias capazes de identificar os desperdícios e melhorar a sua produção. Conhecer essas técnicas permitirá otimizar a gestão financeira do seu negócio.
Neste post, você descobrirá como diminuir os custos em bares e restaurantes de maneira efetiva e sem prejudicar a qualidade garantida aos clientes. Vamos lá?
Por que é importante buscar estratégias para economizar no negócio?
Para começar, vale a pena saber a importância de buscar estratégias para economizar na empresa. De modo geral, há uma concepção de que a redução de gastos deve ser implementada somente quando a saúde financeira da organização está comprometida.
Mas, na verdade, independentemente da situação atual das finanças e do ramo de atuação do negócio, é imprescindível buscar maneiras de reduzir custos. Desse modo, a empresa consegue ampliar a sua margem de lucro, se tornando mais competitiva no mercado.
Por exemplo, imagine um cenário de inflação em alta. Nele, o preço dos insumos sobe constantemente, aumentando os custos da empresa. Nesse caso, ter uma boa margem de lucro permite que a organização mantenha o seu preço de venda para os clientes.
Desse modo, mesmo que o rendimento seja reduzido, a empresa pode preservar o faturamento durante o período de crise. Já quando o negócio trabalha com uma margem apertada, ele é obrigado a elevar seus preços se quiser ter o mínimo de lucro e não atuar no vermelho.
Nesse contexto, o maior problema é a possível queda nas vendas. Afinal, o consumidor pode não estar preparado para assumir o aumento dos preços no produto ou serviço. Assim, mesmo com o repasse dos aumentos, a lucratividade da empresa pode não se manter adequada.
Além dos cenários de crise, saber como reduzir os gastos pode ajudar em momentos econômicos favoráveis. Neles, a redução de custos permite que o bar ou restaurante aumente o seu lucro e possa investir em seu crescimento.
Dessa maneira, entre os benefícios de controlar os custos da empresa, estão:
✔️ maior competitividade;
✔️ maior estabilidade financeira;
✔️ mais oportunidades de crescimento
✔️ adaptação mais fácil em crises econômicas;
✔️ otimização dos recursos;
Como reduzir os custos em bares e restaurantes sem perder a qualidade?
Agora você já sabe a importância de aplicar estratégias para economizar. Então é o momento de descobrir quais são essas técnicas capazes de reduzir os gastos do seu negócio sem diminuir a qualidade das entregas.
Conheça os custos do seu estabelecimento
O primeiro passo para entender onde você pode reduzir custos é conhecer o que possui. Dessa maneira, é possível identificar se há gargalos que ampliam os gastos, como alto consumo de energia elétrica ou desperdício de alimentos durante a produção.
Além disso, você pode definir quais são os setores que não devem ter redução de custos. Isso é relevante para evitar a perda da qualidade dos produtos oferecidos aos clientes. A troca de marcas dos ingredientes por opções inferiores, por exemplo, pode afetar o resultado das refeições e afastar os consumidores.
Tente reduzir as contas básicas
As contas básicas de um bar ou restaurante, como aluguel, energia elétrica, água e internet, podem representar uma grande fatia dos custos do estabelecimento. Felizmente, essas despesas podem ser reduzidas com medidas simples.
Uma medida possível é estabelecer em contrato de locação o congelamento do preço da mensalidade por determinado período. Assim, é possível resguardar de grandes aumentos no aluguel. Já o pacote de internet pode ser negociado com a operadora para conseguir descontos.
Em relação à energia e à água, é preciso criar uma campanha de conscientização entre os colaboradores para evitar desperdícios. Além disso, pode ser interessante investir em dispositivos de acionamento inteligente, como lâmpadas e torneiras com detector de presença.
Negocie com fornecedores
A compra de insumos envolve uma parcela significativa dos custos do estabelecimento. Por essa razão, é sempre importante negociar com os fornecedores. Para isso, você deve se manter atualizado sobre os preços praticados no mercado.
Assim, fica mais fácil argumentar durante a negociação utilizando a concorrência como exemplo. Se mesmo assim você não conseguir um desconto, pode considerar a troca de fornecedor. Nesse caso, é necessário ter boas referências da nova empresa e garantir a manutenção da qualidade dos produtos.
Faça parcerias
Outra maneira de conseguir desconto nos insumos é fazendo grandes compras. No entanto, nem sempre é viável ter um estoque maior que o necessário, especialmente devido aos prazos de validade. Nessa condição, uma dica é fazer parcerias com outros lojistas da região.
Por exemplo, se for vantajoso comprar um carregamento de bebidas, você pode se juntar a outro dono de estabelecimento para realizar uma aquisição maior. Assim, ambos os negócios podem aproveitar o desconto.
Reduza o desperdício de alimentos
No dia a dia do bar ou restaurante é necessário avaliar o desperdício de alimentos. Primeiramente, você deve observar a quantidade de insumos perdidos por passarem da validade. Se há grande perda de ingredientes, pode ser um indício de que a compra está sendo feita de forma inadequada.
Além disso, é válido verificar o percentual das sobras de comidas prontas e não servidas, que não deve ficar acima de 3%, segundo especialistas. Números acima dessa porcentagem podem significar que os cálculos para a produção de alimentos estão errados e devem ser refeitos.
Outra possibilidade de desperdício são pratos que não têm muita saída, mas que ainda exigem a compra de insumos. Para evitar isso, você pode rever o cardápio e deixar apenas as opções com maior aceitação pelo público.
Tenha um menu inteligente
Um menu inteligente é aquele que otimiza a utilização dos ingredientes e das preparações. Por exemplo, com peito de frango desfiado é possível fazer recheio para tortas e sanduíches, salgados, saladas etc.
Dessa maneira, é interessante revisar o cardápio pensando em pratos que podem utilizar os mesmos ingredientes de diferentes formas. Assim, você consegue ter um estoque mais enxuto e de fácil controle, ganha produtividade na preparação dos alimentos e reduz desperdícios, gerando economia.
Neste post, você entendeu como é possível reduzir gastos em bares e restaurantes sem perder a qualidade dos seus produtos e serviços. Assim, não deixe de aplicar essas dicas constantemente para alcançar bons resultados!
Quer mais dicas para o seu estabelecimento? Acesse o nosso site e saiba como o Raio-X pode ajudar!
Gostou deste conteúdo? Siga-nos nas redes sociais para acompanhar nossas atualizações. Estamos no Facebook, YouTube, e Instagram!