A Black Friday costuma ser uma oportunidade única, tanto para quem vende quanto para quem compra. Afinal, são feitas promoções que atraem muitos consumidores por conta dos preços baixos. Assim, a sua empresa pode aproveitar a oportunidade para se destacar entre a concorrência.
Mas é preciso se planejar e conhecer as tendências do mercado para orientar suas ações nessa data.
Quando é a Black Friday 2022?
A Black Friday 2022 acontecerá no dia 25 de novembro, já que a data do evento é sempre na última sexta-feira de novembro. A expressão surgiu nos Estados Unidos e o primeiro registro de uso do termo foi em 1869.
A Black Friday acontece uma vez por ano e caracteriza-se por ser uma sexta-feira de ofertas, na qual os lojistas oferecem seus produtos e serviços com descontos significativos.
Quais as vantagens da Black Friday para os negócios?
A principal vantagem da Black Friday para o seu negócio é a possibilidade de aumentar o volume de vendas. Além disso, ela proporciona uma chance significativa de atrair e conquistar novos clientes. O dia é marcado por muita expectativa por parte dos consumidores, que costumam esperar a data para comprar produtos com preços mais atrativos.
Por isso, a Black Friday é uma grande oportunidade para o empreendedor criar campanhas e converter vendas. Vale destacar que, no Brasil, muitos negócios expandem os descontos para a semana ou o mês inteiro, visando aproveitar ainda mais o movimento.
Nesse sentido, é muito comum que no país a data seja expandida por meio de Black Weeks ou as chamadas “ressacas Black Friday”. Essa medida traz ainda mais visibilidade para o negócio, aumentando as chances de faturamento.
Como preparar o meu negócio para as vendas na Black Friday 2022?
Percebeu as vantagens de aderir à Black Friday e está animado com a possibilidade de aumentar os ganhos no seu estabelecimento? Então é importante saber que apenas colocar descontos no seu produto ou serviço pode não ser o suficiente. É preciso fazer todo um trabalho para ampliar as vendas nessa data.
Faça um planejamento estratégico
Realizar um planejamento estratégico ajudará você a organizar as ações, ter controle de quais produtos receberão o desconto e estabelecer as metas que deseja alcançar.
Quanto antes você iniciar essa tarefa, melhor. Afinal, ficará mais fácil realizar ajustes e tomar decisões com mais calma — sem pressa por conta da proximidade da data.
Por isso, crie um plano de ação com todas as medidas que serão tomadas para visualizar o que fazer, o que já foi feito e o que falta concluir. Reflita também sobre quais produtos ou serviços podem ser vendidos com bons descontos, considerando as metas e as margens de lucro do negócio.
Invista na divulgação
É preciso aquecer o seu público para o que está por vir. Para tanto, invista em divulgação e ações publicitárias. Vale explorar as redes sociais e o envio de e-mails — impulsionamentos através de tráfego pago também podem gerar bons resultados.
Considere, ainda, criar cupons de descontos e compartilhá-los por meio de divulgações digitais. Além de atrair público para as suas redes sociais, você aumentará os índices de engajamento. E não se esqueça de que as vendas online também são muito buscadas na Black Friday.
Estude os seus concorrentes
A Black Friday gera um movimento de animação em todo o mercado. Consequentemente, os seus concorrentes também promoverão descontos para atrair clientes. Logo, se você quer se destacar, precisa entender o que os outros lojistas estão fazendo.
Avalie os seus principais concorrentes e observe como eles estão trabalhando. Essa é uma etapa importante para que você possa oferecer benefícios mais vantajosos e conquiste a preferência do público.
Seja honesto nas ofertas
Muitos clientes tiveram experiências negativas em Black Friday passadas no Brasil. Isso porque há comércios que se aproveitam da visibilidade da data e agem de forma desonesta, aumentando os preços dos produtos e oferecendo um desconto que, ao final, mantêm o valor original do item.
Essa postura impacta na marca e compromete a imagem da sua empresa. Inclusive, é comum que o público crie memes e exponha promoções falsas na internet. Isso resulta em vendas abaixo das expectativas para a data e na perda de clientes a curto e longo prazo. Portanto, evite esse tipo de atitude.
Encante os seus clientes
Por fim, aproveite a oportunidade para encantar os seus clientes. Além de descontos, você pode oferecer fretes mais baratos e brindes. Dessa forma, o faturamento aumenta nessa data e você conquista novos clientes que tendem a seguir comprando do seu negócio.
A Black Friday 2022 promete e tem tudo para ser um sucesso! Com as festas de final de ano, é natural que as pessoas reservem essa data para garantir os presentes de Natal. Mas para que o lojista aproveite ao máximo o dia, é fundamental que haja planejamento e preparação.
Este conteúdo foi útil para você? Então siga o Raio-X no Instagram, YouTube e no Facebook e obtenha outras dicas como essas!