Os empreendedores devem estar sempre atentos a diferentes ferramentas que possam potencializar o crescimento de seus negócios. Nesse sentido, entender como fidelizar clientes é essencial para obter melhores resultados e aprimorar a imagem da marca.
Os fundamentos de fidelização também se aplicam aos restaurantes com delivery. Vale destacar que esse é um setor que demonstra crescimento constante e que foi positivamente impactado pela pandemia do covid-19, apresentando um aumento de 24% no ano de 2021.
Então vale a pena conhecer algumas dicas para organizar estrategicamente as operações de entrega e garantir vendas frequentes para aqueles que já conhecem o restaurante.
Entenda a jornada de compra
O primeiro passo para conquistar e, consequentemente, fidelizar clientes é compreender a experiência deles. Dessa maneira, conhecer a jornada de compra possibilitará reconhecer lacunas nas vendas e necessidades do público.
Ela representa o caminho que o potencial consumidor percorre antes de realizar a compra. Essa técnica oportuniza conhecer os aspectos racionais e emocionais que influenciam a decisão, além de entender as dificuldades dos indivíduos no processo.
Portanto, a medida permite identificar os consumidores e construir estratégias segmentadas para eles. Por exemplo, caso perceba que o seu público priorize o custo de entrega no momento da escolha, vale criar promoções e campanhas que solucionem a questão, tentando reduzir o frete.
Além disso, a jornada de compra é importante para discernir falhas no processo que possam estar afastando interessados em comprar no seu estabelecimento.
Uma amostra desse cenário são compradores que não fazem o pedido por terem dificuldades ao consultar o cardápio do restaurante. Ao identificar esse problema e avaliar as causas, o empreendedor pode fazer correções— como organizar o menu em categorias.
Por fim, ao trabalhar a análise da jornada de compra, é possível construir uma comunicação e um planejamento adequado, oferecendo soluções inteligentes e prestando um melhor atendimento.
Conte com o suporte da tecnologia
Outro fator relevante para fidelizar clientes é a utilização da tecnologia. Por meio de ferramentas adequadas, é possível gerenciar operações de maneira facilitada para oferecer um serviço de qualidade aos consumidores.
Com o auxílio de sistemas digitais, você consegue administrar o controle de estoque e mapear bairros em que ocorrem mais vendas. Ou seja, a medida possibilita que o restaurante esteja preparado para diferentes cenários, como altos números de pedidos; e reconheça padrões de venda.
Ainda, é possível otimizar a gestão financeira da sua empresa por meio da tecnologia. Há soluções digitais que promovem o controle de vendas, a emissão de cupons fiscais e até mesmo o pagamento facilitado por meio de links e QR Codes.
O uso da tecnologia também ajuda a desenvolver o relacionamento com o cliente. Isso porque a presença dos restaurantes em diferentes redes sociais e aplicativos de delivery auxilia na estratégia omnichannel e torna seu restaurante visível a diferentes pessoas.
Vale destacar que, além de serem altamente utilizados, os aplicativos tornam o processo de compra e pagamento ainda mais prático. Eles ainda permitem o uso de cupons de desconto e cartão fidelidade, estratégias que favorecem a recorrência dos clientes.
Entretanto, a utilização dessas ferramentas não deve ocorrer de maneira isolada. A sincronização desses aplicativos com sistemas internos, por exemplo, permite que os pedidos sejam automatizados e cheguem ao consumidor sem erros.
Por fim, saiba que a estratégia garante ao gestor uma visão ampla do processo de venda e possa organizar seu negócio de maneira inteligente. Isso ajudará a manter um nível de qualidade elevado e fidelizar seus compradores.
Garanta uma boa experiência de entrega
Como você viu, um serviço de excelência é essencial na fidelização de clientes. Aqui, a maneira como o seu produto chega ao consumidor precisa ser considerada. Para garantir uma boa experiência, é indispensável pensar em fatores como qualidade dos produtos, prazo de entrega e atendimento geral.
A fim de avaliar as diferentes condições, é necessário analisar e incorporar os feedbacks, buscando compreender a opinião dos consumidores. Então disponibilize e verifique constantemente as ferramentas de avaliação do seu estabelecimento, enquanto busca contato com os consumidores no pós-venda.
Por meio de uma escuta ativa, é possível identificar pontos que requerem alterações no processo. Caso identifique um elevado número de reclamações sobre o tempo de entrega, é preciso rever a logística da sua empresa.
Além disso, calcular corretamente a previsão de entrega e atualizar o status do pedido automaticamente para o cliente são medidas que costumam agradar ao público.
Os parceiros de delivery também interferem na experiência do consumidor. Dessa forma, é fundamental escolher colaboradores alinhados ao propósito do negócio. Afinal, o relacionamento deve se estender por toda a jornada de consumo: entregadores rudes e irresponsáveis podem prejudicar novas compras.
Para o pedido chegar de maneira adequada ao cliente, lembre-se de investir nas embalagens — que devem ser escolhidas de maneira inteligente. Elas são fundamentais no processo de entrega por afetarem a segurança e a qualidade do produto que chega ao consumidor.
Logo, recorrer a materiais que conservem o calor e a textura dos alimentos e o uso de lacres de segurança são importantes. Isso pode agregar valor ao produto e ao restaurante. Ao escolher uma embalagem com a identidade visual do negócio, o item ajudará a construir uma boa experiência de compra.
Ofereça promoções especiais
Por fim, a fidelização de clientes pode ser potencializada por meio de ações especiais aos consumidores. Elas são ótimas aliadas no momento de reforçar o relacionamento com o seu público e a imagem da empresa.
Ao planejar campanhas específicas aos clientes recorrentes, por exemplo, eles sentem que são valorizados e são estimulados a fazer novas compras. Logo, o seu estabelecimento agrega valor ao produto, enquanto o contato entre público e marca é fortalecido.
Há inúmeras promoções especiais que podem ser aplicadas ao seu restaurante. O programa de fidelidade oferece benefícios para aqueles que mantêm sua frequência de compra. Assim, elas recompensam o consumo contínuo a fim de reter clientes.
Descontos para indicações de novos consumidores, cupons para compras recorrentes e a criação de combos de produtos são algumas outras possibilidades para incentivar as compras e a fidelização. Portanto, vale estudar os tipos de promoção para encontrar aquelas que fazem sentido para o seu estabelecimento.
Com as estratégias apresentadas neste artigo, você poderá potencializar os resultados do seu restaurante com serviço de delivery e construir um relacionamento sólido com o público. Então considere aplicar essas dicas em seu negócio para fidelizar seus clientes!
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