Precisa atrair novos clientes e gerar mais receita com uma boa estratégia? Então saiba que uma promoção de restaurante pode intensificar as vendas e fidelizar consumidores a curto prazo. Mas, para isso, é preciso saber como agir corretamente.
De forma geral, as promoções devem tornar o produto ou serviço mais valioso para o consumidor, oferecendo um custo reduzido ou um benefício maior. Para atingir esse objetivo, é essencial ter um planejamento prévio. Isso evita efeitos contrários, prejuízos e problemas para o seu negócio.
Quer saber como elaborar uma estratégia de promoção para restaurantes que seja eficiente? Continue a leitura e confira 6 ideias que poderão ajudá-lo a obter os melhores resultados!
1 – Criar um menu executivo
Uma forma já bastante utilizada por grandes restaurantes para atrair o público é oferecer menus executivos. Em geral, eles apresentam preços fixos e mais acessíveis do que aqueles previstos nos pratos do cardápio tradicional, chamado de “à la carte”.
Contudo, essa estratégia pode ser adaptada para pequenos restaurantes. Os menus executivos geralmente são servidos durante o dia e representam versões simplificadas dos pratos oferecidos pelo estabelecimento.
Isso permite que o cliente conheça o trabalho do restaurante e entenda um pouco sobre o local. Por isso, é uma estratégia interessante para atrair o público, principalmente aquele que busca opções mais simples e acessíveis.
Ao pedir um menu executivo, que normalmente é composto por entrada, prato principal e sobremesa, o cliente pode conhecer o tempero do seu restaurante e a qualidade da comida. Porém, ele não terá o compromisso de gastar muito.
Também é possível fazer adaptações no menu executivo conforme as necessidades do seu negócio. Caso o seu restaurante não ofereça entradas, por exemplo, existe a possibilidade de montar uma promoção apenas com o prato principal e a sobremesa.
2 – Oferecer sobremesa de brinde
Outra estratégia que ajuda a atrair clientes é montar promoções que ofereçam sobremesas de brinde. Afinal, muitas pessoas gostam de doces e optam por terminar as refeições com uma guloseima.
Nesse caso, é possível variar as estratégias. Por exemplo, em um dia de menor movimento no delivery, você pode oferecer uma sobremesa para todas as compras. Isso tende a incentivar o consumo.
Outra possibilidade é aproveitar as datas comemorativas. No Dia dos Namorados, por exemplo, ofereça duas sobremesas de cortesia para os casais que jantarem no seu restaurante.
Também é possível aproveitar o engajamento das redes sociais. A ideia é criar uma promoção de restaurante que possa ser compartilhada entre os usuários. Por exemplo, quem curtir a página, comentar ou compartilhar certa publicação ganha uma sobremesa após comprar o almoço.
3 – Fornecer entrega grátis para determinados valores
Se o seu restaurante funciona na modalidade delivery, a entrega grátis costuma ser um ótimo chamariz de clientes. Isso acontece porque uma das maiores reclamações de quem pede comida em casa é o custo do serviço.
Entretanto, antes de lançar esse tipo de promoção, avalie qual é o custo do seu entregador e qual é a sua margem de lucro por pedido feito. Com base nessas informações, você deve calcular a partir de qual valor a sua margem cobre o serviço de entrega, definindo o pedido mínimo para acessar o benefício.
Ainda que pareça uma estratégia mais complicada de executar, a efetividade dessa promoção tende a ser bastante alta. Além de aumentar as vendas, ela eleva o montante médio dos pedidos, pois os clientes costumam adicionar bebidas e sobremesas para chegar ao valor mínimo da entrega grátis.
Eles também podem convidar seus colegas de trabalho para fazer o pedido juntos, por exemplo, ajudando a aumentar o número de pessoas que conhecem o seu restaurante.
4 – Dar desconto para aniversariantes
Outra estratégia de descontos bastante popular é oferecer uma promoção exclusiva para aniversariantes. E você pode adaptar a tática conforme as possibilidades do seu negócio.
Se o seu restaurante tem um cadastro de clientes, com dados básicos como nome, telefone e data de nascimento, é possível enviar uma mensagem de aniversário. Nesse momento, aproveite para oferecer um cupom de desconto ou brinde.
Isso fará com que ele se sinta valorizado e interessado em comemorar o aniversário no seu restaurante. Caso você não tenha os clientes cadastrados, outra possibilidade é criar promoções gerais para os aniversariantes da semana. Por exemplo:
- almoce conosco e ganhe uma sobremesa;
- traga 10 amigos e ganhe um balde de cerveja;
- faça uma reserva de aniversário e receba desconto na conta.
5 – Aproveitar a sazonalidade de ingredientes
Você sabia que é possível reduzir os preços sem perder a qualidade no restaurante? Uma das dicas para isso é aproveitar a sazonalidade dos ingredientes. Ainda que seu restaurante tenha pratos fixos, você pode variar as entradas e as sobremesas de acordo com o mercado da semana, por exemplo.
Dessa forma, utilizam-se produtos sempre frescos, da estação e com um custo mais baixo para o restaurante. Como consequência, os clientes podem se beneficiar de degustar pratos mais saborosos e com um preço atraente.
Outra dica é concentrar a elaboração dos pratos em determinados ingredientes, usando-os de diversas maneiras. Se a abóbora está com um custo menor no mercado, por exemplo, você pode comprar uma quantidade maior e fazê-la assada, em forma de purê, bolinho, risoto etc.
Isso permite planejar melhor as compras, além de reduzir o desperdício de matéria-prima. Como resultado, a sua margem de lucro pode aumentar.
6 – Oferecer um prato na compra de outro
Como você viu, é comum as pessoas estarem em busca de locais em que possam comer muito e pagar pouco. Por isso, promoções no estilo “compre um e leve dois” tendem a atrair a atenção desse público.
Para manter a eficiência operacional e não correr o risco de prejudicar o serviço com atrasos, uma sugestão é definir que o segundo prato seja o mesmo do primeiro. Dessa forma, o cliente pode convidar um amigo para fazer o pedido junto.
O objetivo é fazer com que mais pessoas conheçam o seu restaurante. Logo, mesmo que a margem de lucro da compra seja menor, você pode garantir novas compras posteriormente. Além disso, é comum que os clientes se sintam motivados para pedir itens extras, como bebidas ou outros pratos do cardápio.
A partir dessas 6 dicas, mesmo pequenos empreendimentos poderão se beneficiar da utilização da estratégia de descontos. Com planejamento, oferecer a promoção certa permitirá obter bons resultados para o seu restaurante.
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