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O que é ticket médio? Descubra as vantagens de acompanhar esse indicador

TAGS: Atendimento, Ticket médio, Vendas

Monitorar indicadores financeiros é uma prática essencial para avaliar a saúde da sua empresa e desenvolver planos mais eficientes de crescimento. Nesse sentido, saber o que é o ticket médio permite uma percepção melhor sobre o faturamento do negócio.

Além de ser um importante indicador financeiro, essa métrica também colabora para que a equipe tenha um entendimento mais claro sobre o perfil dos seus atuais consumidores. Ou seja, acompanhar o ticket médio regularmente é benéfico para a operação do negócio em diversas frentes

Quer saber mais? Neste artigo, você entenderá o que é o ticket médio, as vantagens de conhecer esse indicador e como aumentá-lo. Aproveite a leitura!

 

O que é ticket médio?

Os indicadores de desempenho são elementos centrais na gestão de uma empresa. É por meio deles que a equipe consegue entender se o negócio está alcançando seus objetivos — e tomar melhores decisões sobre os próximos passos.

No departamento de finanças, esses indicadores permitem gerar clareza sobre a saúde financeira da empresa. Logo, eles colaboram para que os setores possam fazer uma melhor gestão de recursos e conduzir projeções de crescimento mais eficientes.

Nesse sentido, o ticket médio é um dos indicadores mais relevantes. Afinal, trata-se de uma métrica que mostra o quanto a empresa faturou com cada cliente durante determinado período. Desse modo, é possível entender o montante que cada consumidor gasta, em média, com produtos ou serviços ofertados vendidos.

 

Como calcular o ticket médio?

Agora que você entendeu o que é o ticket médio, é preciso saber como fazer o cálculo. Para isso, é necessário levantar dois números: o faturamento total do período de análise e o total de clientes ativos.

Ticket médio = faturamento do período / total de clientes do período

Para entender melhor, considere que você busca calcular o ticket médio das vendas de fim de ano da empresa.

  • Produto de R$ 1.000 – 50 clientes;
  • Mercadoria de R$ 500 – 150 clientes;
  • Item de R$ 250 – 100 clientes.

Dessa maneira, no fim do ano, a empresa faturou R$ 150.000,00 em vendas com 300 clientes diferentes. Ou seja, cada pessoa gastou R$ 500,00. Esse é o ticket médio.

Mas é importante colocar esse número em perspectiva com os produtos vendidos. Caso o ticket médio esteja mais próximo do item mais barato da empresa, pode ser interessante encontrar meios para aumentar esse indicador.

Além disso, vale a pena fazer o cálculo regularmente e comparar os números alcançados. Assim, será mais fácil visualizar os hábitos de consumo dos clientes e entender se as estratégias de venda estão surtindo o efeito esperado.

 

Quais as vantagens de acompanhar o ticket médio?

Como você viu, o ticket médio é um indicador relevante e que pode sinalizar muito sobre a saúde financeira de um negócio. Uma das principais vantagens de monitorar esse isso é saber quanto cada cliente foi capaz de gerar para a empresa.

Nesse sentido, um aumento no seu ticket médio pode ser um sinal de que seus produtos e serviços estão agradando o público e, consequentemente, que seu cliente está gastando mais. Em contrapartida, uma redução no número aponta para a necessidade de pensar em novos planos de ação para atrair consumidores.

No entanto, vale ressaltar que a definição sobre a métrica estar alta ou baixa é feita de acordo com os produtos e serviços oferecidos. Afinal, como você viu, quando o ticket médio está próximo do item mais caro, pode ser um bom indicador de performance e o contrário também ocorre.

Esse indicador colabora, ainda, para a tomada de decisão da empresa. Isso acontece porque, com ele, haverá uma compreensão mais clara sobre dos hábitos de consumo do seu público. Logo, será possível desenvolver novos produtos e/ou serviços que consiga atrair o interesse dele.

Além disso, é a partir do monitoramento do ticket médio que o time de colaboradores pode identificar os clientes mais recorrentes. Dessa maneira, a empresa poderá desenvolver estratégias com foco em fortalecer ainda mais esse relacionamento.

 

Como aumentar o ticket médio da empresa?

Como vimos, encontrar estratégias para aumentar o ticket médio pode ser vantajoso para a saúde financeira de qualquer negócio. Com isso em mente, existem estratégias que podem ser colocadas em prática para gerar uma melhora no indicador. Confira algumas dicas!

 

Capacite a equipe de vendas

O ticket médio está diretamente relacionado com o faturamento da empresa. Por isso, uma das melhores maneiras de aumentar esse indicador é investindo em capacitação da equipe responsável pelas vendas.

Quanto mais qualificados esses profissionais forem, mais vendas eles poderão gerar para a empresa. Portanto, vale encontrar maneiras de mantê-los atualizados em relação às tendências de mercado e criar políticas de premiação para bons resultados.

 

Invista em relacionamento com o cliente

Outra maneira interessante de aumentar o ticket médio é valorizando o relacionamento com seus clientes. Ou seja, é preciso oferecer uma boa experiência para eles e buscar formas de criar recorrência nos seus gastos.

Desse modo, o negócio pode fidelizar consumidores e faturar mais. Além disso, a fidelização contribui para a elevação do valor de cada cliente durante o seu tempo de relacionamento (LTV) com a empresa.

A boa experiência também colabora para que os consumidores possam recomendar sua empresa para outras pessoas. Com isso, ela pode conquistar novos clientes com menos custos, aumentando o ticket médio.

 

Aumente a oferta de produtos e serviços

Também é vantajoso aumentar a oferta de produtos e serviços. Afinal, quanto mais possibilidades eles tiverem, mais compras poderão realizar, especialmente se a experiência do consumidor for positiva.

E nem sempre é preciso desenvolver novas alternativas para aumentar o ticket médio. A empresa pode, por exemplo, criar pacotes de produtos já existentes, que possibilitam aos clientes fazer uma compra maior.

Oferecer benefícios para os clientes, também é uma estratégia interessante. Aqui você pode apresentar um produto ou serviço como bônus em relação à compra atual. Assim, o consumidor pode aproveitar descontos ao ampliar suas compras. Assim, elevando o ticket médio.

 

Neste artigo, você entendeu a importância de saber o que é o ticket médio e as vantagens de conhecer esse indicador para manter a saúde financeira do seu negócio. Então considere esse indicador nas suas tomadas de decisão e busque maneiras de aumentá-lo!

 

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Artigo escrito por Itália Merenna

Publicado em 09/06/2022

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