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Como montar uma loja virtual? Confira o passo a passo!

TAGS: e-commerce, Gestão de vendas, Loja virtual, Vendas digitais

O mercado passou por diversas mudanças nas últimas décadas. Se há 20 anos o comércio eletrônico era uma iniciativa distante, hoje ele é uma realidade. Nesse sentido, saber como montar uma loja virtual pode ser um conhecimento estratégico para sua empresa.  

Assim como a abertura de uma unidade física depende de uma série de fatores para acontecer de modo bem-sucedido, o canal digital de vendas deve ser planejado e executado com atenção. Afinal, aspectos legais e técnicos precisam ser observados com cuidado

 

Faça pesquisas e monte o planejamento  

No estágio inicial, é necessário identificar um nicho de mercado que seja relevante para você e que tenha demanda suficiente — ou seja, um volume adequado de pessoas com interesse. Então avalie o público e entenda como você pode atender às necessidades e desejos dos clientes em potencial. 

Em seguida, é hora de pesquisar a concorrência. Estude outras lojas virtuais que atuam no mesmo nicho ou oferecem produtos e serviços similares aos seus. Compreenda as estratégias dos concorrentes, a precificação e outros aspectos para perceber oportunidades no mercado. 

Outro passo importante é a definição do público-alvo. Conheça o perfil do cliente ideal, suas características demográficas, seus interesses, necessidades e problemas. O entendimento desses fatores é essencial para direcionar suas estratégias de marketing e comunicação. 

Com base nessas informações, escolha cuidadosamente os produtos ou serviços que serão vendidos. Eles devem atender às demandas percebidas e precisam estar alinhados com o nicho de mercado escolhido. Nesse sentido, garanta a qualidade e relevância da oferta, oferecendo um mix atrativo ao público. 

E lembre-se: a pesquisa e o planejamento do negócio são atividades contínuas. O mercado está sempre em movimento, portanto, é fundamental que a loja virtual acompanhe as mudanças no comportamento do cliente, além das tendências do seu setor

 

Regularize a loja 

Depois de elaborar os primeiros planos sobre o e-commerce, é hora de pensar em aspectos burocráticos. Nesse processo, pesquise as exigências legais necessárias que devem ser observadas para garantir que a sua empresa esteja em conformidade com a legislação. 

Cada região e segmento podem ter suas próprias regras e requisitos específicos. Desse modo, é fundamental estar informado sobre licenças, alvarás e obrigações fiscais. Aqui, vale saber que alguns aspectos se aplicam às lojas virtuais no geral. 

A primeira questão que você deve observar é a abertura de uma empresa para regularizar o negócio. O microempreendedor individual (MEI) é uma alternativa prática e barata. Entretanto, é preciso observar as suas limitações, como: 

✔️ restrição de atividades permitidas; 

✔️ limite anual de faturamento; 

✔️ limite na contratação de funcionário e salário.

Outros formatos de empresa, como empreendedor individual e microempresa, podem ser soluções viáveis durante o crescimento das vendas online. Eles têm limites de receita bruta maiores e permitem a admissão de mais colaboradores que o MEI

 

Escolha o melhor canal de vendas 

Nesse momento, é preciso avançar para começar a montar a loja virtual. Estude os diferentes meios para colocar o e-commerce no ar, analisando cuidadosamente os elementos essenciais para tomar a decisão mais acertada. 

Os templates semiprontos são uma alternativa. Algumas plataformas oferecem soluções completas para a criação e o gerenciamento da loja virtual. Com elas, você terá acesso a recursos primordiais, tais como design personalizado, meios de pagamento integrados e suporte técnico. 

Outra opção é desenvolver uma loja virtual personalizada, o que requer mais investimento de tempo e recursos. Nesse caso, você precisará trabalhar com um desenvolvedor profissional que personalize o e-commerce do zero segundo as necessidades do seu negócio. 

Tenha em mente que escolher o canal de vendas ideal é crucial para o sucesso da sua loja. Portanto, dedique tempo para pesquisar, comparar e analisar as opções disponíveis no mercado. Por fim, garanta que o e-commerce esteja pronto para oferecer produtos ou serviços de qualidade

 

Defina os meios de pagamento e de entrega 

Após definir a estrutura da loja virtual, um passo fundamental é definir os métodos de pagamento e de entrega que deverão ser usados. Essa é outra etapa que requer bastante atenção. 

É essencial definir os meios que os clientes poderão usar para pagar suas compras. O ideal é oferecer diversas opções de pagamento, como cartão de débito e de crédito, PIX, boletos bancários e carteiras digitais. 

Entretanto, estude taxas atreladas às transações e escolha as opções com melhor custo-benefício. Quanto às formas de entrega, pesquise métodos que se adéquem ao seu negócio e ao perfil do público-alvo, como transporte pelos Correios, transportadoras ou retirada na loja física. 

Organize a logística de forma eficiente, integrando o carrinho de compras e a entrega para agilizar o processo. Nesse passo, analise e coloque na balança os custos e os benefícios dos meios de pagamento e de delivery a fim de encontrar a solução que não pese no caixa e, ao mesmo tempo, atenda às demandas dos clientes.

 

Crie estratégias de marketing e divulgação 

Até esse ponto, toda a parte de planejamento e de estruturação do seu site estará pronta. Então você deve elaborar maneiras para atrair e converter o público-alvo do seu e-commerce. Nesse sentido, as estratégias de marketing e de divulgação são eficazes.  

Conhecer profundamente o potencial cliente é o primeiro passo para direcionar suas ações e campanhas. Utilize as redes sociais como aliadas, criando perfis relevantes e compartilhando conteúdos de valor para engajar os potenciais clientes.  

Invista também no marketing de conteúdo, produzindo materiais ricos e que demonstrem sua autoridade no segmento. Além disso, o e-mail é uma excelente tática para manter um relacionamento próximo com seus clientes, oferecendo promoções e mantendo-os informados. 

Por fim, não deixe de acompanhar os resultados de suas ações para ajustar e aprimorar suas estratégias. Dessa forma, você busca sintonia com seu público e garante transparência em todas as etapas do trabalho.  

  

Ao longo deste conteúdo, você descobriu que para montar uma loja virtual é preciso ter planejamento. Processos como a regularização do negócio e a escolha do canal de vendas são essenciais para alcançar o sucesso no e-commerce. 

Para ter ainda mais eficiência em sua ação empreendedora pelo universo digital, confira este artigo sobre o que é live shopping e como essa estratégia ajuda a alavancar as vendas! Gostou do conteúdo? Nos siga nas redes sociais para manter-se informado sobre todas as novidades. Estamos no Instagram, YouTube  e TikTok.

 

Artigo escrito por Itália Merenna

Publicado em 29/08/2023

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