O sucesso empresarial depende, em grande parte, do controle das vendas. Afinal, por meio dessa tarefa é possível analisar o desempenho e trabalhar em melhorias, o que permite aumentar as chances de alcançar os resultados desejados.
Porém, para que o seu negócio prospere é importante que o procedimento seja executado da melhor forma.
O que é controle de vendas?
Antes de tudo, é preciso entender o conceito de controle de vendas. Trata-se de um procedimento que envolve planejar, organizar, supervisionar e mensurar as atividades. Desse modo, você pode melhorar o desempenho do negócio.
Existem diversas maneiras de fazer esse controle. Uma delas é manualmente em um caderno. Mas esse método demanda bastante tempo. Além disso, é preciso ter atenção ao registrar as movimentações para evitar possíveis erros que podem resultar em prejuízos financeiros.
Outra forma de controlar as vendas é semiautomática. Ela é feita por meio de planilhas ou aplicativos para essa finalidade. Nesse caso, as informações são inseridas manualmente, mas os cálculos são realizados automaticamente.
No entanto, o modo mais prático, ágil e seguro de fazer o controle financeiro é por meio de um software de gestão empresarial, como o ERP. Esse sistema dispõe de recursos que permitem otimizar a sua rotina de trabalho e reduzir os riscos de cometer erros.
Qual a importância do controle de vendas?
Agora que você sabe o que é o controle de vendas, vale conhecer as suas principais vantagens. Desse modo, fica mais fácil entender a relevância desse procedimento para o seu negócio e se sentir motivado a colocá-lo em prática.
Conheça os benefícios que o controle de vendas pode trazer para a sua empresa!
Gestão de compras eficiente
Ao fazer um bom controle de vendas é possível saber quais são os produtos de maior saída e se há sazonalidade para determinados entre eles. Assim, você pode planejar melhor a aquisição de novas mercadorias com fornecedores.
Manutenção do fluxo de caixa
A partir de um histórico de movimentações financeiras, você pode ser capaz de estimar as receitas, as despesas e os lucros em um determinado período com maior precisão. Com isso, é possível prever possíveis déficits de caixa e estabelecer ações preventivas para evitar que eles aconteçam.
Melhores decisões gerenciais
Ter um bom controle de vendas também permite tomar decisões de forma mais assertivas. Com o registro das transações comerciais, você consegue acompanhar a execução do planejamento e traçar estratégias mais eficientes.
6 Dicas para fazer o controle de vendas do seu negócio
Depois de entender por que fazer o controle de vendas do seu negócio, agora é a hora de aprender como colocá-lo em prática.
1 – Mantenha o registro das vendas
O primeiro passo é registrar todas as vendas realizadas em determinado período. Preferencialmente, de maneira diária. Dessa forma, é possível evitar erros no preenchimento ou a falta de inserção de informações relacionadas às transações.
Para iniciar esse registro, é preciso considerar os seguintes elementos: data, mercadoria vendida, valor, condição de pagamento e nome do vendedor. No caso de vendas realizadas a prazo, ainda é necessário anotar os dados do cliente.
2 – Mapeie o fluxo de vendas da sua empresa
Além de registrar as vendas diárias, você deve mapear o fluxo dessas negociações. O termo apresenta as ações a serem realizadas no comercial conforme os estágios da jornada do consumidor. Assim, o objetivo é ajudá-lo a avançar em direção ao momento da compra.
As principais etapas desse tipo de fluxo são:
✔️ Prospecção: atração de potenciais clientes;
✔️ Qualificação: identificação dos clientes que têm mais possibilidade de fechar negócio;
✔️ Apresentação: início do contato com os clientes em potencial. Normalmente, isso é feito por meio do telefone ou e-mail;
✔️ Proposta: oferta de um produto ou serviço, mostrando como ele atende as necessidades individuais;
✔️ Negociação: nessa etapa, ocorre a retomada do contato com as pessoas para chegar a um acordo que possa satisfazer ambos os lados;
✔️ Fechamento: aqui, o cliente realiza a compra e a empresa entrega o que foi prometido na etapa anterior. Depois, ela pode adotar estratégias para fidelizá-lo.
3 – Elabore um planejamento estruturado
Após mapear o fluxo de vendas, é preciso elaborar um planejamento bem estruturado para orientar as ações do comercial e facilitar o acompanhamento das atividades. Para tanto, é preciso analisar os processos e identificar os pontos de melhoria.
Depois, você deve definir as metas comerciais para alinhar as expectativas. Sabendo onde você quer chegar, é hora de definir as estratégias e as ações necessárias. O próximo passo é determinar os indicadores que serão usados para medir o desempenho das vendas.
4 – Capacite a sua força de vendas
Após elaborar um planejamento de vendas é importante que você realize as tarefas de forma satisfatória. Se há outras pessoas ajudando no atendimento ao cliente, vale fazer um levantamento de necessidades de treinamento.
Esse processo auxilia na identificação das principais dificuldades e carências de conhecimentos e habilidades sobre o tema. Assim, você saberá exatamente o que fazer para melhorar o desempenho de toda a equipe.
5 – Acompanhe as principais métricas de vendas
Por fim, é essencial acompanhar as principais métricas de vendas. Ao analisar os resultados comerciais da sua empresa, é possível identificar gargalos para otimizar o processo. Veja algumas métricas que podem ajudar:
✔️ Ciclo de venda;
✔️ Taxa de conversão;
✔️ Receita por vendedor.
6 – Facilite essa tarefa usando a tecnologia
Para facilitar o controle de vendas, vale contar com um programa de gestão, como o Raio-X. Com esse sistema, você acompanha as negociações realizadas em todas as suas máquinas de cartão e meios de pagamento em uma única plataforma.
Assim, o micro ou pequeno empreendedor pode conhecer o histórico de compra dos clientes detalhadamente. Além disso, a plataforma mostra os cancelamentos, estornos e reembolsos via cartão e muito mais, ajudando a manter uma gestão financeira mais efetiva.
Como você viu, fazer o controle de vendas é fundamental para otimizar o desempenho da sua empresa. Com essas 6 dicas e, principalmente, um programa de gestão, será possível colocá-lo em prática de forma correta.
Quer melhorar o controle de vendas do seu negócio? Entre em contato conosco e conheça o Raio-X!
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