Mesmo que você tenha um negócio de pequeno porte é preciso agir de forma estratégica desde o início se quiser obter sucesso no mercado. As ferramentas de planejamento são grandes aliadas na elaboração de planos de ação que beneficiam a empresa.
Nesse sentido, saber o que é a análise SWOT pode gerar um diferencial competitivo importante. Afinal, esse método pode ajudar você a identificar os pontos de atenção do seu negócio e fazer uma gestão que minimize os erros e potencialize os resultados positivos.
Quer saber como isso é possível? Acompanhe este post e entenda o que é a análise SWOT e como essa ferramenta pode ajudar a sua empresa!
O que é e como funciona a análise SWOT?
Para entender o que é análise SWOT é importante saber o que significa esse termo. Trata-se de uma sigla em inglês para:
- Strengths: forças
- Weaknesses: fraquezas
- Opportunities: oportunidades
- Threats: ameaças
A análise SWOT é uma ferramenta de gestão. Na prática, ela permite observar os pontos fortes e fracos da empresa, tanto no ambiente interno quanto externo. Com isso, você pode entender as vulnerabilidades, qualidades e oportunidades, para tomar decisões mais acertadas.
Para entender como funciona essa ferramenta, é fundamental compreender cada um dos elementos que a compõem.
Veja!
Forças
As forças se referem aos pontos positivos que fortalecem a empresa no mercado. Elas podem envolver desde uma boa saúde financeira até um produto ou serviço diferenciado. Ou seja, são elementos internos que trazem vantagens competitivas para o negócio.
Ao identificar as forças da sua empresa, você pode concentrar os esforços no melhoramento contínuo delas. Consequentemente, há chances de ampliar as possibilidades de crescimento do seu negócio.
Oportunidades
As oportunidades são os fatores externos que podem aumentar o faturamento da empresa ou ajudar no crescimento do negócio. Alguns exemplos são: nova demanda dos consumidores, desenvolvimento do setor, inovações tecnológicas, entre outros.
Com a análise SWOT, você consegue identificar essas oportunidades e pode criar estratégias para aproveitá-las e se destacar da concorrência.
Fraquezas
Já as fraquezas são os pontos que prejudicam a sua empresa no mercado, reduzindo a competitividade. Elas podem ser gargalos na produção, reclamações de clientes, atendimento ineficiente, má gestão financeira etc.
Ao aplicar a ferramenta SWOT, esses fatores podem ser identificados com maior facilidade. Assim, você tem a oportunidade de elaborar ações para melhorá-los até que eles não sejam mais um ponto fraco do seu negócio.
Ameaças
Por fim, as ameaças são todos os elementos externos que podem trazer prejuízos ao negócio, como crise na economia, baixa demanda do consumidor, entre outros. Ao implementar a análise SWOT, é possível identificar esses pontos em tempo hábil para agir.
Com base nisso, você pode elaborar estratégias para minimizar ou, até mesmo, evitar maiores danos a sua empresa. Portanto, o papel da análise SWOT é servir como um guia para você alcançar resultados cada vez melhores no seu negócio.
Por que utilizar uma análise SWOT no seu negócio?
Agora que você sabe o que é e como funciona uma análise SWOT, é o momento de entender por que utilizá-la em seu negócio. É comum que micro e pequenos empreendedores não considerem aplicar ferramentas para otimizar a gestão da empresa.
Afinal, muitas vezes, a estrutura do negócio é enxuta e não é possível visualizar como um método mais robusto pode ajudar na gestão. Entretanto, é fundamental entender que existem meios de facilitar a rotina de trabalho e ampliar a visão de mercado — e a análise SWOT é um deles.
Com ela, você pode identificar pontos estratégicos e implementar medidas que colaboram para o crescimento da empresa. Em contrapartida, se a análise SWOT não é aplicada, há riscos de:
- Ter dificuldades para entender onde estão os problemas da empresa e, consequentemente, de solucioná-los;
- Perder eventuais oportunidades de aumentar o faturamento e crescer;
- Não enxergar as forças do seu negócio, podendo deixar que elas enfraqueçam;
- Não se prevenir para problemas que podem surgir e causar prejuízos financeiros.
Além disso, a ferramenta apresenta baixo custo de implementação e não requer mão de obra qualificada ou recursos complexos. Com conhecimento e boa visão de negócio, você pode aplicar essa grande aliada nos direcionamentos da sua empresa.
Como aplicar a matriz SWOT no dia a dia da sua empresa?
Após entender por que utilizar a análise SWOT na sua empresa, você pode ter curiosidade em saber como aplicar essa ferramenta no seu dia a dia. Contudo, antes de colocá-la em prática no seu negócio é necessário analisar os nichos de mercado e a região onde você atua.
Caso contrário, o resultado pode não ser fiel à realidade e as ações tomadas a partir dele podem não trazer os efeitos desejados. Com essa orientação em mente, faça uma planilha objetiva e de fácil entendimento para anotar todas as suas percepções sobre o mercado, a concorrência e o seu negócio.
Para isso, inclua:
- Os pontos fortes da sua empresa;
- Os pontos que merecem atenção e precisam de melhorias;
- As oportunidades que podem ser exploradas com base no seu segmento de mercado, localização e público-alvo;
- Ameaças que podem te impactar diretamente (Nesse caso, é preciso observar o mercado de forma ampla para detectar possíveis problemas de contexto nacional ou, até mesmo, mundial)
Com esses dados organizados, é o momento de encontrar estratégias que podem colaborar. Você deve determinar soluções para as fraquezas e ameaças, assim como ações para potencializar as forças e aproveitar as oportunidades.
Quando aplicar a análise SWOT
Sabendo como aplicar a análise SWOT, é fundamental compreender o momento de colocar em prática. De modo geral, ela pode ser utilizada sempre que você sentir a necessidade de obter informações sobre o ambiente interno e externo da empresa para tomar decisões, como:
- Idealizar um novo projeto;
- Planejar investimentos;
- Lançar produtos ou serviços;
- Alterar o modelo de gestão;
- Entre outros eventos.
Neste post, você aprendeu o que é análise SWOT e como ela pode ajudar até mesmo pequenos negócios a terem melhores resultados. Se você se interessou em aplicá-la na sua empresa, não deixe de seguir as dicas que aprendeu!
Você tem um comércio e não sabe como reduzir seus custos? Confira 6 dicas que vão ajudar a diminuir os gastos do seu negócio!
E se você quer receber mais dicas para facilitar o seu dia, siga o Raio-X no Instagram e no Facebook.
Conteudo mto bom, sera de grande valia para mim. Parabens pelo trabalho.