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9 Dicas para vender mais no setor alimentício

TAGS: Atendimento, Marketing, Setor alimentício, Vendas

O setor alimentício é um dos primeiros a sofrer com a alta dos preços diante de cenários econômicos desfavoráveis ou inflação elevada. Junto a isso, a concorrência e os desafios formam um cenário que pode trazer dificuldades para os lojistas. 

A boa notícia é que é possível amenizar essa situação fazendo ajustes na gestão do negócio. Ações que, muitas vezes, não são consideradas pelos empreendedores assumem um alto potencial de alavancar as vendas e aumentar os ganhos. 

Quer saber mais? Então continue a leitura! Neste conteúdo, você descobrirá 9 dicas para vender mais no setor alimentício. 

 

1 – Mantenha o ambiente físico limpo e atrativo

No ramo alimentício, é preciso ter atenção especial em relação à limpeza do espaço. Como se trabalha com alimentos, os clientes esperam por um ambiente bem higienizado. Além disso, existem normas rigorosas da vigilância sanitária que devem ser observadas. 

Por isso, mantenha as geladeiras, prateleiras e todo o ambiente organizado e limpo. Ainda, considere manter o espaço aconchegante e atrativo para os consumidores. Esse detalhe pode se tornar um diferencial na hora de o cliente escolher qual estabelecimento frequentar.  

2 – Seja comunicativo e receptivo

A comunicação é a base para todas as relações, dentro e fora do ambiente profissional. Imagine que um cliente está com dúvida em relação a um produto e, ao perguntar, é recepcionado com um tom rude e impaciente? 

Nessa situação, é provável que ele não retorne ao estabelecimento no futuro. Por isso, o ideal é que você e os seus funcionários ofereçam uma comunicação eficiente e empática com todos. Esse aspecto pode ajudar a fidelizar clientes e aumentar as vendas. 

Clique aqui para saber o que pode estar atrapalhando na fidelização dos seus clientes. 

3 – Atua com vendas online e delivery

Compras online já aparecem como um dos hábitos preferidos pelos consumidores brasileiros, inclusive, para adquirir alimentos. Portanto, se você escolheu atuar fora do ambiente digital, é provável que esteja perdendo ótimas chances de aumentar as vendas. 

Considere criar um e-commerce ou adotar canais online como alternativa para os seus clientes, a depender do tipo de estabelecimento. Os aplicativos de delivery, podem ampliar as oportunidades de vendas em mercados e restaurantes, por exemplo.  

Dessa forma, você expande o seu negócio e tem a oportunidade de conquistar novos públicos. Além disso, vale destacar que o investimento com uma loja virtual costuma ser menor comparado à loja física, facilitando a adaptação.  

4 – Crie promoções

Fazer promoções é sempre uma forma atrativa de aumentar as vendas. Ainda que o consumidor não esteja precisando de um produto, ao se deparar com valores mais baixos e ofertas atrativas há chances de fechar a venda. 

Portanto, vale a pena oferecer condições diferenciadas e descontos. Aproveite datas comemorativas e eventos de grande visibilidade, como a Black Friday, as festas de fim de ano e outras oportunidades para elaborar campanhas promocionais.  

Ações do tipo “compre 3 e pague 2” também podem funcionar para itens que estão parados no seu estoque, dando vazão aos produtos. No setor alimentício, isso pode ser importante para evitar perdas pelo vencimento dos insumos, por exemplo.  

5 – Distribua cupons de descontos

Junto às promoções, os famosos cupons de descontos são ótimos para atrair e fidelizar clientes. Se eles forem disponibilizados de forma online, é possível que você atinja ainda mais pessoas e aumente as vendas. 

Nesse sentido, você pode oferecer um cupom com determinada porcentagem de desconto atrelada a um valor mínimo de compra. Por exemplo, um 10% de desconto para compras acima de R$180,00. 

Caso a pessoa tenha enchido o carrinho com produtos que somam R$160,00, é possível que ela considere vantajoso acrescentar mais itens. Percebe como essa tática pode ser vantajosa para aumentar as suas vendas? 

6- Invista em marketing digital

Outra dica fundamental é investir no marketing digital. Atualmente, as pessoas gastam tempo significativo navegando nas redes sociais e consumindo conteúdo online. Logo, você tem a chance de veicular anúncios da sua loja nesses canais. 

Crie uma rede social do seu estabelecimento e mantenha o perfil atualizado. Essa é uma estratégia para divulgar o seu negócio ao mesmo tempo que incentiva o engajamento e desenvolve o relacionamento com o seu público-alvo. 

7 – Tenha um canal de atendimento ao cliente

Oferecer um canal de atendimento ao cliente é uma ótima maneira de colher feedbacks e estar sempre disponível para ouvir e ajudar quem compra na sua loja. 

Diante de uma dúvida ou necessidade de troca do produto, por exemplo, é comum que a pessoa entre em contato pela internet ou telefone antes de se dirigir à loja. Uma vez que ele se sinta acolhido e receba o suporte que precisa, aumentam as chances de que ele se torne um cliente fiel. 

8 – Trabalhe com diferentes meios de pagamentos

Alguns consumidores preferem pagar com Pix, enquanto outros usam dinheiro, cartão de crédito ou débito. Por esse motivo, é importante que você trabalhe com diferentes meios de pagamentos. Dessa forma, não se deixa de fazer uma venda por não possuir a facilidade para o cliente. 

Contudo, muitos lojistas evitam oferecer diversos meios de pagamento porque isso dificulta o controle financeiro. Nesse caso, uma dica é usar o aplicativo Raio-X para otimizar a gestão de recebíveis.  

Desse modo, a loja pode ampliar as alternativas para os clientes efetuarem o pagamento, contando com uma ferramenta para acompanhar as vendas de forma fácil e prática. 

9 – Tenha um diferencial

Por fim, se você quer aumentar as vendas, não deixe de identificar e explorar o seu diferencial de mercado. Ele pode ser um fator decisivo para os seus clientes. Então é por meio desse atributo que o seu estabelecimento ganhará notoriedade e se tornará competitiva no seu campo de atuação. 

Uma dica é apostar em produtos diferenciados. Pesquise as preferências do seu público-alvo e ofereça opções na sua loja. Alimentos orgânicos, artesanais ou gourmet, por exemplo, podem ser atrativos para os clientes em determinados nichos ou regiões. 

Além disso, muitos consumidores preferem comprar alimentos de pequenos produtores ou de empresas comprometidas com o meio ambiente. Se for o caso do seu público, vale investir nesses segmentos e expandir o seu portfólio para se destacar diante dos seus concorrentes. 

 

As 9 dicas que você viu neste post são simples e fáceis de serem implementadas em comércios do setor alimentício. E elas podem trazer muitos ganhos, porque possuem um potencial significativo de aumentar as vendas e atrair mais pessoas para o seu negócio! 

Gostou deste conteúdo? Então se aprofunde no assunto e descubra como vender mais pelo Whatsapp Business! 

  

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Artigo escrito por Itália Merenna

Publicado em 09/11/2022

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